Destaques do Dia – 12 Jun 25

Principais destaques do dia 12 Junho 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.    


Global

  • O dólar aproximou-se de mínimos de 2025 na quinta-feira, enquanto as ações recuaram dos máximos históricos. O aumento das tensões no Médio Oriente e o receio de fragilidade na trégua comercial entre Washington e Pequim levaram os investidores a procurarem ativos de refúgio.
    As ações mundiais interromperam a recuperação contínua desde o início de abril, com o índice MSCI All-Country World a cair 0,1% face ao recorde registado na quarta-feira.
    Na Europa, o STOXX 600 recuou 0,8%, pressionado pelas empresas aéreas e automóveis, devido à subida do preço do petróleo. Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq caíram 0,5%.
    Na quarta-feira, os EUA anunciaram a retirada de pessoal do Médio Oriente devido a riscos de segurança, o que provocou um salto de 4% nos preços do petróleo antes de uma ligeira correção.
    Ativos de refúgio como o franco suíço e o iene japonês valorizaram-se, empurrando o dólar 0,6% para baixo face a ambas as moedas. O ouro manteve-se firme nos 3.350 dólares por onça.

Política

  • O Conselho de Governadores da ONU declarou que o Irão violou os seus compromissos de não-proliferação, o que levou Teerão a anunciar contramedidas, elevando as tensões antes de novas conversações nucleares com os EUA.
    Washington e Teerão deverão realizar a sexta ronda de negociações no domingo, em Omã, para discutir o avanço do programa de enriquecimento iraniano.
    As preocupações aumentaram depois de Donald Trump afirmar que o pessoal dos EUA seria retirado da região e que Teerão não poderia obter armas nucleares.

Política Monetária

  • As taxas de juro do ECB estão “numa boa posição”, apesar do abrandamento da inflação, afirmou Isabel Schnabel. A responsável considerou que a previsão de inflação de 1,6% para 2026 resulta de efeitos temporários relacionados com os preços da energia e a força do euro.
    Schnabel salientou que o crescimento dos preços deverá regressar à meta de 2% a médio prazo e que os desvios atuais são transitórios.
    O ECB já reduziu a taxa de juro oito vezes no último ano, fixando-a em 2% em junho, mas o mercado antecipa uma possível nova descida para 1,75% até ao final de 2025.

Macroeconomia

  • Os preços no produtor dos EUA aumentaram apenas 0,1% em maio, abaixo dos 0,2% esperados, devido a custos mais baixos em serviços como tarifas aéreas. O dado segue-se a uma queda revista de 0,2% em abril.
    Em termos anuais, o índice PPI subiu 2,6% até maio, após um aumento de 2,5% até abril.
    Na véspera, os dados de preços ao consumidor também mostraram pressões moderadas, mas os economistas alertam para uma provável aceleração inflacionista no segundo semestre devido ao impacto das tarifas.
  • O Reino Unido registou uma contração de 0,3% no PIB em abril, a maior queda mensal desde outubro de 2023. Os dados refletem o impacto das tarifas abrangentes anunciadas por Trump e o fim de um desconto fiscal na venda de imóveis.
    A queda da atividade nos sectores imobiliário e jurídico representou dois terços da contração. A produção automóvel e as exportações para os EUA e UE também diminuíram.
    As exportações britânicas para os EUA recuaram 2 mil milhões de libras (2,7 mil milhões de dólares), a maior queda desde o início dos registos mensais, em 1997.

Mercados Globais

Aeroespacial e Defesa

  • Um avião da Air India com destino a Londres despenhou-se minutos após descolar de Ahmedabad, na quinta-feira, provocando mais de 200 mortos. Transportava 242 pessoas e tratava-se de um Boeing 787-8 Dreamliner, um dos aviões mais modernos da frota civil.

Cambial

  • O dólar canadiano valorizou-se para o nível mais alto em oito meses face ao dólar norte-americano, impulsionado pelos dados económicos dos EUA que aumentaram as expectativas de cortes de taxas por parte da Fed nos próximos meses.

Dívida

  • Os rendimentos dos títulos de longo prazo do Japão subiram temporariamente na quinta-feira, após um leilão de dívida com procura fraca.
    O Ministério das Finanças recebeu propostas no valor de 897,8 mil milhões de ienes e vendeu 449,8 mil milhões em obrigações com maturidade entre 15,5 e 39 anos.
    A procura ficou bem abaixo da verificada no leilão de abril, quando foram vendidas 649,3 mil milhões de ienes.

Energia

  • O preço do petróleo caiu ligeiramente na quinta-feira, com os traders a questionarem se a forte subida da véspera, mais de 4%, já refletia todos os riscos associados às crescentes tensões no Médio Oriente.
    Os EUA anunciaram a retirada de pessoal da região, levando os índices de referência a máximos desde abril.
    O mercado entrou em zona de sobrecompra. Trump afirmou estar cada vez menos confiante num acordo com o Irão sobre o seu programa nuclear, reiterando a possibilidade de ação militar em caso de fracasso das conversações.

Metais e Minerais

  • O ouro atingiu o valor mais alto em uma semana, beneficiando do aumento das tensões geopolíticas e de dados económicos mais fracos nos EUA, que reforçaram as apostas em cortes de taxas por parte da Fed.
    O metal precioso avançou pelo segundo dia consecutivo. Se superar os 3.400 dólares por onça, os próximos obstáculos técnicos encontram-se nos 3.417 e 3.431 dólares, abrindo espaço para novos máximos históricos.

Tecnologia

  • A Oracle elevou a sua previsão de crescimento anual de receitas, sustentada pela forte procura das suas soluções de cloud para empresas com foco em inteligência artificial. As ações subiram mais de 7% após o fecho de quarta-feira.
    A receita trimestral até 31 de maio foi de 15,9 mil milhões de dólares, superando os 15,59 mil milhões esperados. A unidade de serviços em nuvem e suporte a licenças gerou 11,7 mil milhões, +14% face ao ano anterior.
    O lucro ajustado por ação foi de 1,70 dólares, acima dos 1,64 dólares estimados pelos analistas.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 12 Junho 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 12 de Junho de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)