Destaques do Dia – 12 Ago 25

Principais destaques do dia 12 Agosto 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados. 


Global

  • O S&P 500 e o Nasdaq fecharam em máximos históricos após a divulgação de que a inflação de julho subiu exatamente dentro das previsões, reforçando as apostas de que a Fed poderá cortar as taxas de juro já no próximo mês.

Política

  • EUA e China prorrogaram por mais 90 dias a trégua tarifária, evitando tarifas de três dígitos e permitindo que retalhistas norte-americanos aumentem stocks antes da época de festas. A suspensão das taxas mais altas foi formalizada por decreto de Donald Trump e vigorará até 10 de novembro de 2025.

Bancos Centrais

  • O Banco Central da Austrália reduziu a taxa de juro para 3,6%, o terceiro corte em 2025, e indicou que poderá ser necessária mais flexibilização para atingir as metas de inflação e emprego. A governadora Michele Bullock salientou que não cortar nesta reunião teria colocado em risco o cumprimento dos dois mandatos do banco.

Macroeconomia

  • Nos EUA, o CPI de julho subiu 0,2% no mês e 2,7% em 12 meses, alinhado com as expectativas, mas o CPI ‘core’ registou o maior avanço em seis meses (+0,3% m/m; +3,1% a/a), impulsionado por tarifas aéreas (+4%) e custos de saúde.
  • No Reino Unido, o mercado de trabalho mostrou sinais de enfraquecimento, com queda nos salários pelo sexto mês e menos vagas, embora o crescimento salarial (+5%) continue acima do nível consistente com a meta de inflação do BoE.

Mercados Globais

Aeroespacial e Defesa

  • A Boeing entregou 48 aviões em julho, menos que em junho, mas o maior volume para o mês desde 2017.

Consumo

  • A Smithfield Foods elevou previsões de lucro e registou aumento de 11% nas vendas para 3,79 mil milhões USD, beneficiando da procura por carnes embaladas e medidas de redução de custos.

Energia

  • A Venture Global superou estimativas com receitas de 3,1 mil milhões USD no trimestre (+149% em vendas de LNG para 329 TBtu), impulsionada pela retoma das licenças de exportação nos EUA.

Indústria

  • A China desencorajou empresas locais, especialmente estatais, de usarem os chips H20 da Nvidia em projetos ligados ao governo ou segurança nacional, ameaçando a presença da fabricante no mercado chinês.

Media e Entretenimento

  • A Tencent Music reportou receitas de 8,44 mil milhões de yuans (+17,9%), superando as estimativas e registando forte crescimento de assinantes.

Tecnologia

  • A Perplexity AI fez uma oferta de 34,5 mil milhões USD para adquirir o Chrome da Google, num contexto de pressão regulatória e possível desinvestimento imposto por um processo antitrust nos EUA.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 12 de Agosto de 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 12 de Agosto de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)