
Principais destaques do dia 04 Setembro 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados.
Global
- As bolsas chinesas caíram após relatos de que Pequim pretende arrefecer a recuperação das ações, em especial no setor tecnológico: o índice STAR 50 perdeu mais de 6% e as blue chips recuaram até 2,6%. Na Europa, o STOXX 600 subiu 0,1% e nos EUA o S&P 500 e o Nasdaq avançaram 0,2%, enquanto o Dow Jones ficou praticamente estável. O setor tecnológico pesou em Wall Street com a queda de 8% da Salesforce, que reportou crescimento lento na sua divisão de IA. No mercado obrigacionista, os yields franceses a 30 anos recuaram para 4,39% após tocarem máximos desde 2009. O petróleo Brent caiu 1,3% para menos de 67 USD, e o ouro recuou 0,3%, após máximos históricos.
Política
- A administração Trump pediu ao Supremo Tribunal dos EUA que preserve rapidamente as suas tarifas ao abrigo da Lei de Poderes Económicos de Emergência Internacional de 1977, depois de um tribunal federal ter invalidado a maioria das taxas. O Departamento de Justiça solicitou que a decisão seja analisada até 10 de setembro, com alegações previstas para novembro, no início do novo mandato judicial em outubro.
Bancos Centrais
- O Banco Central Europeu encerrou o ciclo de cortes de taxas, segundo a maioria dos economistas consultados pela Reuters. A inflação próxima de 2% e a resiliência económica permitem ao ECB manter uma posição estável, em contraste com o Fed, que enfrenta um mercado de trabalho mais fraco e crescentes pressões políticas.
Macroeconomia
- A inflação suíça manteve-se em 0,2% em agosto, dentro da meta do SNB (0%–2%) pelo terceiro mês consecutivo, reduzindo a pressão para novas reduções de taxas na reunião de 25 de setembro.
- Os pedidos semanais de subsídio de desemprego nos EUA subiram para 237 mil (acima da previsão de 230 mil), refletindo a desaceleração do mercado de trabalho. Economistas atribuem parte da fraqueza às tarifas de Trump e à repressão à imigração, que têm afetado setores como construção e restauração.
Mercados Globais
Agricultura
- O açúcar bruto caiu 2%, para 15,72 cêntimos/libra, atingindo o nível mais baixo em dois meses, pressionado por boas perspetivas de colheitas na Índia e Tailândia e pela preferência do Brasil pela produção de açúcar em detrimento do etanol. Produtores da África do Sul enfrentam dificuldades adicionais devido às tarifas dos EUA e à concorrência de importações mais baratas.
Cambial
- O dólar manteve-se estável, em semana volátil antes do relatório crucial de emprego. Dados recentes reforçaram a expectativa de que o Fed reduza as taxas este mês, com traders a preferirem esperar pelo payroll de sexta-feira para ajustar posições.
Energia
- O petróleo caiu mais 1,5%, somando duas sessões consecutivas de queda, com o Brent a 66,71 USD e o WTI a 63,12 USD, enquanto o mercado aguarda a decisão da OPEC+ no fim de semana sobre potenciais aumentos de produção.
Metais e Minerais
- O ouro corrigiu após máximos históricos, com traders a realizar lucros antes do relatório de emprego nos EUA. O metal atingiu 3.578,5 USD/onça na quarta-feira e permanece sustentado pela expectativa de cortes de taxas pelo Fed.
Saúde
- A Sanofi perdeu mais de 10% do valor em bolsa (quase 13 mil milhões USD) após dados dececionantes do ensaio clínico do amlitelimab, medicamento experimental para dermatite atópica. Embora tenha cumprido os objetivos principais, os resultados pareceram fracos comparados ao Dupixent, o seu atual blockbuster.
Transporte
- A Volvo Cars registou uma queda de 9% nas vendas em agosto, com as vendas de elétricos a caírem 28%, representando apenas 20% do total. Incluindo híbridos plug-in, os elétricos recuaram 17%, representando 43% do volume.
- A Porsche AG sairá do índice DAX a 22 de setembro, sendo substituída pela Scout24. A fabricante passará a integrar o MDAX, após queda prolongada das suas ações desde a entrada em bolsa em 2022.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 04 de Setembro de 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 04 de Setembro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia)