
Destaques dos Mercados e Economia – 10 de outubro de 2025
Principais destaques do dia 10 Outubro 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados.
Global
- A tranquilidade de Wall Street foi abalada na sexta-feira, após o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçar um «aumento maciço» nas tarifas sobre importações chinesas devido a uma disputa sobre terras raras, provocando fortes quedas nos índices e aumento da volatilidade. Em publicação no Truth Social, Trump também cancelou a reunião planeada com Xi Jinping na Coreia do Sul, afirmando que a China notificou outros países sobre planos de controlar exportações de elementos ligados às terras raras. O episódio encerrou uma semana até então calma, em que os mercados vinham se beneficiando da expectativa de uma política monetária mais acomodativa, evidenciando a sensibilidade dos investidores à incerteza comercial.
Política
- Donald Trump intensificou sua ofensiva contra a China, ao ameaçar novas tarifas e cancelar o encontro previsto com Xi Jinping, alegando que Pequim tenta «manter a economia global refém». A reunião, esperada para ocorrer em três semanas na Coreia do Sul, nunca havia sido confirmada oficialmente por Pequim.
- No Japão, a coligação governamental desintegrou-se na sexta-feira, após o Komeito romper com a nova líder do Partido Liberal Democrático (PLD), Sanae Takaichi, colocando em dúvida sua confirmação como primeira-ministra. Apesar de o PLD deter o maior número de cadeiras, não tem maioria, e a oposição tenta formar uma aliança em torno de um candidato alternativo.
Bancos Centrais
- Autoridades japonesas podem tolerar quedas moderadas do iene, mas intervirão se a moeda cair acentuadamente para 160 por dólar, segundo Atsushi Takeuchi, ex-funcionário do Banco do Japão (BoJ). O iene caminha para a sua maior queda semanal em um ano, após a vitória da dovish Sanae Takaichi no PLD, o que reduziu as expectativas de aumento das taxas de juro no curto prazo. Takeuchi disse que a moeda pode se estabilizar com o estreitamento do diferencial de juros.
Macroeconomia
- A inflação no atacado do Japão manteve-se estável em 2,7% em setembro, superando as previsões de 2,5%, sugerindo que as pressões de preços podem manter o BoJ no caminho de normalização monetária.
- No Canadá, a economia criou 60.400 empregos líquidos em setembro, revertendo quase todas as perdas do mês anterior. No entanto, a taxa de desemprego manteve-se em 7,1%, o nível mais alto em nove anos, excluídos os anos da pandemia.
Mercados Globais
Consumo
- As ações da Levi Strauss caíram 7,7% no pré-mercado após lucros anuais projetados abaixo das expectativas, impactados por custos tarifários que superaram a forte procura por jeans na Europa e Américas. A empresa prevê lucro ajustado entre 1,27 e 1,32 dólares por ação, enquanto as tarifas sobre produtos chineses e de outros países devem permanecer em 30% e 20%, respectivamente, até o fim do ano.
Energia
- Os futuros do gás natural dos EUA recuaram 3%, atingindo a mínima de duas semanas, com estoques elevados e previsão de clima mais ameno. Já os preços do petróleo caíram novamente: o Brent recuou 0,5% para 64,89 dólares e o WTI caiu 0,4% para 61,27 dólares, após Israel e Hamas acordarem a primeira fase de um plano de paz em Gaza, reduzindo o prémio de risco geopolítico.
Saúde
- A Novo Nordisk encerrou a sua divisão de terapia celular, encerrando projetos de cura para diabetes tipo 1 e doença de Parkinson em fase inicial. Segundo a Bloomberg, cerca de 250 funcionários serão dispensados após a decisão, que marca o fim de uma das apostas mais experimentais da farmacêutica dinamarquesa.
Serviços Financeiros
- O Gabinete Australiano de Gestão Financeira (AOFM) suspendeu a colaboração com o ANZ Group, após escândalo de negociação irregular de 14 mil milhões de dólares australianos em títulos públicos. O banco já havia concordado em pagar uma multa de 125 milhões de dólares australianos, após ser acusado de conduta «inconcebível» pela Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (ASIC).
Transporte
- A Stellantis registou alta de 13% nas remessas globais de veículos no terceiro trimestre, totalizando 1,3 milhões de unidades entre julho e setembro, impulsionada pela forte procura na América do Norte e novos modelos, sinalizando recuperação após trimestres de fraqueza nas vendas.
Tecnologia
- A China iniciou uma investigação antitruste contra a Qualcomm, relacionada à aquisição da israelense Autotalks. O órgão regulador chinês informou que a empresa norte-americana pode ter violado leis antitruste ao omitir detalhes do negócio.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 10 de Outubro de 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 10 de Outubro. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia)