Análise Fundamental – Escalas económicas

A análise fundamental é um método utilizado para avaliar o valor intrínseco de um activo através da análise de factores que possam influenciar o seu futuro preço. O objectivo é determinar se o valor actual activo representa a realidade descrita pelos factores fundamentais. Dessa forma um investidor pode comparar com o preço actual para assim estipular se o activo está sobre-avaliado ou subavaliado.

Para conceber essa análise é preciso analisar um grande conjunto de factores e de maneira a facilitar essa análise podemos dividir esses factores em três grandes grupos, macroeconómicos, micro-económicos e sectores económicos/industrias.

Escala Macroeconómica

Os factores macroeconómicos são os mais abrangentes, são estes que tem a influencia de afectar indústrias, países e até mesmo a economia de regiões. Estes são sem dúvida os factores de mais alta influência económica.

Os mais relevantes como o PIB, taxas de juro dos Bancos Centrais ou a inflação têm grande influência sob o preço de vários activos numa plenitude de mercados financeiros.

Escala Micro-económica

De uma forma mais elementar, micro-economia é o estudo de procura e oferta. Estuda decisões que como preferências dos consumidores ou avanços tecnológicos que podem mudar o paradigma de um determinado sector ou indústria.  

As mudanças de preferência dos consumidores ou o surgimento de novos produtos que possam tornar certo produto obsoleto são eventos que podem transformar as dinâmicas micro-económicas.

Escala de Sector ou Indústria

Por último é de referir a importância de alterações em determinados sectores ou indústrias que possam impedir o crescimento.  Temos como exemplo o aumento ou diminuição da oferta de petróleo, algo que irá sem dúvida movimentar os preços, ou até mesmo num futuro próximo, o esgotamento desse recurso natural.

Conclusão

Para o investidor que procura compreender as razões do porque do movimento de preços ou tentar fazer uma previsão a longo prazo, a análise fundamental é uma ferramenta vital para tal. Este tipo de análise é bastante dispendiosa dado que exige uma dedicação maior ao estudo de um conjunto enorme de variáveis que podem afectar uma economia.

Visite o Disclaimer para mais informações.