
Principais destaques do dia 03 Abril 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Política e Política Monetária
- O Vice-Presidente da Reserva Federal, Philip Jefferson, afirmou na quinta-feira que está inclinado a manter a taxa diretora nos níveis atuais, descrevendo-a como modestamente restritiva, numa altura em que os direitos aduaneiros já estão a pressionar a inflação dos bens e a incerteza é maior do que o habitual.
- O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas abrangentes entre 10% e 50% sobre as importações, com impacto direto sobre empresas, preços e investimentos. A medida foi classificada por economistas como um risco elevado para o crescimento económico, podendo isolar os EUA do sistema comercial global.
Macroeconomia
América do Norte
- O setor dos serviços dos EUA abrandou para o nível mais baixo em nove meses em março, sinalizando uma provável estagnação do crescimento económico no 1.º trimestre, agravada pelas novas tarifas de importação.
- A Fitch Ratings afirmou que a tarifa média dos EUA é agora a mais elevada em mais de 100 anos, o que poderá conduzir à redução do consumo, perdas de emprego e recessão.
Mercado de Dívida
Ásia e Médio Oriente
- As yields das obrigações japonesas caíram, com os investidores a afastarem-se de apostas numa subida iminente das taxas, devido às preocupações com o abrandamento económico global provocado pelas tarifas dos EUA.
América do Norte
- Os rendimentos dos Treasuries recuaram fortemente, com os investidores a procurarem refúgios seguros face às tarifas mais duras do que o previsto anunciadas por Trump, o que alimentou os receios de recessão.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- A Nintendo anunciou que o Switch 2 será lançado a 5 de junho, com um preço de 449,99 dólares. O novo modelo visa manter a liderança no segmento híbrido.
- As tarifas sobre automóveis impostas por Trump vão atingir 25% a partir de 3 de abril, afetando marcas japonesas como Nissan e Honda, que dependem fortemente da produção no México e do mercado dos EUA.
Europa e Rússia
- As empresas Leonardo, Enel e Ansaldo Energia vão criar uma nova empresa para explorar o uso da energia nuclear, com aplicação civil e militar.
- A Stellantis anunciou a suspensão temporária da produção em fábricas no México e Canadá, e 900 despedimentos temporários nos EUA, na sequência das tarifas.
América do Norte
- As ações da Apple caíram 7% em Frankfurt, com o Citi a estimar um impacto negativo de 9% na margem bruta caso a empresa não seja isenta das tarifas acumuladas.
- A Amazon vai lançar 27 satélites do Projeto Kuiper na próxima semana, iniciando a sua constelação de internet global, concorrente da Starlink.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar americano caiu para mínimos de seis meses face ao euro, iene e franco suíço, com os investidores a preferirem moedas de refúgio, devido à incerteza gerada pelas tarifas de Trump e receios de abrandamento global.
Mercado Mercadorias
Energia
- O gás natural dos EUA subiu 2%, atingindo máximos de duas semanas, com previsões de maior procura e quebra na produção.
- O petróleo caiu mais de 7%, na pior sessão desde 2022, com o anúncio de aceleração nos cortes da OPEC+ e a preocupação com a guerra comercial a pressionar os preços.
Mercado Cripto
Altcoins
- A dynex está a desenvolver o seu qdLLM (Quantum Diffusion LLM), uma infraestrutura de IA escalável via API, focada em educação e aplicações empresariais.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 03 Abril 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 03 de Abril de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)