
Principais destaques do dia 09 Jan 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Política e Política Monetária
Bancos Centrais
- Os aumentos salariais estão a intensificar-se no Japão, uma vez que a escassez estrutural de mão de obra levou as empresas a reconhecerem a necessidade de continuar a aumentar os salários, afirmou o banco central, sugerindo que as condições para uma subida das taxas de juro a curto prazo permanecem reunidas.
- O presidente da Reserva Federal de Kansas City, Jeff Schmid, expressou na quinta-feira relutância em reduzir novamente as taxas de juro, destacando a resiliência da economia dos EUA e uma inflação que permanece acima do objetivo de 2%.
Política/Geopolítica
- Rachel Reeves enfrenta o seu primeiro grande teste como ministra das Finanças do Reino Unido, após um aumento dos custos de empréstimos do governo esta semana e uma acentuada queda da libra na quinta-feira, o que poderá forçá-la a rever os planos de despesas futuras.
Macroeconomia
Ásia e Médio Oriente
- Os preços ao consumidor na China mantiveram-se praticamente estáveis em 2024, enquanto os preços na fábrica registaram o segundo ano consecutivo de descida, reflexo de uma procura interna fraca.
A insegurança no emprego, a recessão prolongada no setor imobiliário, dívidas crescentes e as ameaças de tarifas por parte da nova administração Trump impactaram a procura, mesmo com o aumento do estímulo económico por Pequim.
Mercado de Dívida
Ásia e Médio Oriente
- Os rendimentos do Tesouro diminuíram na quinta-feira, após uma forte venda que levou os rendimentos a 10 anos para um máximo de oito meses na quarta-feira, com os investidores a avaliarem o impacto económico das propostas políticas da nova administração Trump.
América do Norte
- Os rendimentos do Tesouro recuaram na quinta-feira, após uma subida acentuada, com os investidores a ponderarem os potenciais efeitos económicos das políticas da administração Trump.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- A Hyundai Motor Group anunciou na quinta-feira que planeia aumentar o investimento interno em 19%, atingindo um recorde de 16,65 mil milhões de dólares este ano, para apoiar o crescimento num cenário de turbulência política e económica nos EUA.
- A Uniqlo reportou resultados do primeiro trimestre abaixo das previsões, com uma queda significativa dos lucros na China a ofuscar as vendas robustas no Japão. A Fast Retailing indicou que o lucro operacional cresceu 7,4%, totalizando 996,84 milhões de dólares, mas ficou abaixo das estimativas dos analistas.
Europa e Rússia
- A Sika registou um aumento de 4,7% nas vendas anuais em 2024, abaixo do crescimento de 7,1% do ano anterior, com vendas totais de 12,92 mil milhões de dólares.
- As entregas globais da Volkswagen caíram 1,4% em 2024, totalizando 4,8 milhões de veículos, com as vendas de veículos elétricos a registarem uma queda de 2,5%. A empresa apontou uma economia global fraca e forte concorrência na China como fatores determinantes.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar americano valorizou-se pela terceira sessão consecutiva na quinta-feira, mantendo-se forte devido às preocupações com as tarifas previstas pela nova administração Trump, enquanto a libra continuou a apresentar fraqueza.
- O dólar australiano e o dólar neozelandês ficaram próximos de mínimos de dois anos, pressionados pelos elevados rendimentos do Tesouro dos EUA e dados económicos domésticos abaixo das expectativas.
Mercado Mercadorias
Energia
- Os futuros do gás natural nos EUA subiram 1% na quinta-feira, atingindo um máximo semanal, impulsionados por previsões de frio persistente até ao final de janeiro e um aumento da procura de gás para aquecimento e exportação.
Metais
- Os preços do cobre atingiram máximos de dois meses na quinta-feira, com os mercados a anteciparem potenciais tarifas sobre as importações nos EUA sob a nova administração Trump.
Mercado Cripto
Global
- O início do ano nos mercados cripto foi marcado pela incerteza com a iminente tomada de posse do presidente eleito Trump. Os rendimentos do Tesouro dos EUA atingiram máximos anuais, enquanto os ativos de risco sofreram perdas devido à especulação sobre as potenciais tarifas da nova administração.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 09 Janeiro 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 09 de Janeiro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)