
Principais destaques do dia 17 Janeiro 2025, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Política e Política Monetária
- A Reserva Federal dos EUA deverá manter as taxas de juro estáveis em 29 de janeiro e retomar os cortes em março, segundo uma sondagem da Reuters. No entanto, pressões inflacionistas poderão limitar os cortes a uma única redução este ano.
- O Banco Central Europeu deverá proceder com cautela nos cortes das taxas de juro devido à elevada inflação e à incerteza económica, afirmou Joachim Nagel.
Macroeconomia
Ásia e Médio Oriente
- A economia chinesa cresceu 5% em 2024, cumprindo o objetivo do governo, mas os ganhos foram desiguais, com preocupações sobre o nível de vida a persistirem entre a população.
Mercado de Dívida
América do Norte
- Os rendimentos do Tesouro dos EUA subiram na sexta-feira, após dados positivos sobre habitação e produção industrial, sustentando as expectativas de que a Reserva Federal diminua o ritmo de cortes nas taxas de juro este ano.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- A Wipro superou as estimativas de receitas e lucros do terceiro trimestre e espera um ano de 2025 mais favorável, após enfrentar desafios macroeconómicos em 2024.
- A SBI Life Insurance registou lucros superiores no terceiro trimestre, impulsionados pelo crescimento de apólices renovadas e novas.
Europa e Rússia
- A Saab, fabricante sueca de equipamentos de defesa, prevê um crescimento orgânico de vendas de 23,4% para 2024, devido à execução de grandes projetos no quarto trimestre e à crescente procura global alimentada pela guerra na Ucrânia.
- Os medicamentos Ozempic e Wegovy da Novo Nordisk, entre outros, foram incluídos na lista de medicamentos do Medicare dos EUA para negociações de preços em 2027.
América do Norte
- A Netflix deverá ter adicionado mais de 9 milhões de subscritores no trimestre de férias, graças ao sucesso de eventos desportivos como o combate “Jake Paul vs. Mike Tyson” e jogos da NFL, que atraíram milhões de espectadores em novembro e dezembro.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar manteve os ganhos face ao iene na sexta-feira, mas encerrou a semana em baixa após seis semanas de ganhos consecutivos, com investidores à espera de mais clareza sobre as políticas da nova administração de Donald Trump.
Mercado Mercadorias
Energia
- Os futuros do gás natural nos EUA caíram cerca de 7% na sexta-feira, devido a previsões de um clima mais ameno no final de janeiro e início de fevereiro, o que deverá reduzir a procura de aquecimento.
Mercado Cripto
Bitcoin
- O valor total bloqueado (TVL) na rede Bitcoin subiu mais de 2.000% em 2024, de US $ 307 milhões para US $ 6,5 mil milhões, segundo dados do DefiLlama.
Global
- Donald Trump deverá assinar uma ordem executiva priorizando as criptomoedas como uma questão de importância nacional após a sua posse em 20 de janeiro.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 17 Janeiro 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 17 de Janeiro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)