
Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Macroeconomia e Bancos Centrais
Ásia e Médio Oriente
- Prevê-se que a China mantenha as taxas de juro de referência inalteradas na quarta-feira (20 de novembro de 2024). Uma sondagem da Reuters indica que os cortes nas taxas realizados no mês passado estão a pressionar a rentabilidade dos bancos e a colocar o yuan sob tensão adicional, especialmente com o regresso de Donald Trump à Casa Branca.
Europa e Rússia
- O banco central da Alemanha revelou, na terça-feira (19 de novembro de 2024), que a economia do país deverá estagnar no quarto trimestre. O mercado de trabalho alemão continua a abrandar e surgem receios em relação a novas tarifas comerciais.
América do Norte
- Em outubro, a taxa de inflação anual no Canadá subiu inesperadamente para 2,0%. Este aumento foi impulsionado pela menor queda nos preços do gás, levando os mercados a reduzir as previsões de cortes significativos nas taxas de juro pelo Banco do Canadá no próximo mês.
Mercado de Dívida
Europa e Rússia
- As taxas de rendibilidade das obrigações do Tesouro na zona euro caíram na terça-feira (19 de novembro de 2024). Este movimento foi impulsionado por uma procura crescente por ativos de refúgio, em resposta a novos avisos da Rússia sobre retaliações a ataques ao seu território. Contudo, as taxas recuaram ligeiramente no período da tarde.
América do Norte
- Os rendimentos do Tesouro dos EUA registaram quedas no mesmo dia, com investidores a procurarem segurança devido a tensões geopolíticas crescentes. A situação agravou-se após a Ucrânia ter utilizado mísseis americanos em território russo pela primeira vez.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- A XPeng, fabricante chinesa de veículos elétricos, anunciou na terça-feira (19 de novembro de 2024) previsões otimistas de receitas para o quarto trimestre, superando as estimativas de Wall Street. Este desempenho deve-se ao lançamento de novos modelos e à recuperação do mercado interno.
Europa e Rússia
- Na terça-feira, o presidente do Conselho de Administração da Airbus afirmou que a empresa pode superar os desafios no fornecimento de motores e cumprir os objetivos estabelecidos para o final de 2024.
- A Shell Plc anunciou que irá abandonar o mercado ucraniano, vendendo a sua participação de 51% numa subsidiária local à Ukrnafta PJSC, maior produtora de petróleo do país. A informação foi divulgada pela Bloomberg News.
América do Norte
- A Boeing revelou planos de despedir mais de 2.500 trabalhadores em vários estados dos EUA, incluindo Washington e Oregon, como parte do objetivo de reduzir 17.000 postos de trabalho, cerca de 10% da sua força de trabalho global. Esta decisão foi publicada na segunda-feira (18 de novembro de 2024).
- O Walmart ajustou pela terceira vez consecutiva as suas previsões anuais de vendas e lucros, citando um aumento na procura de mercearias e mercadorias, reforçando a sua posição de liderança no retalho global antes da época festiva.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar canadiano valorizou-se pelo segundo dia consecutivo face ao dólar americano, com os dados de inflação acima do esperado em outubro. Este movimento reflete uma diminuição das apostas em cortes agressivos das taxas de juro pelo Banco do Canadá.
Minor Currencies
- A rupia indiana atingiu o seu valor mais baixo de sempre na terça-feira, devido à elevada procura por dólares por parte de bancos estrangeiros e importadores. Apesar disso, a intervenção do Banco da Reserva da Índia ajudou a limitar as perdas.
Mercado de Mercadorias
Energia
- Os futuros do gás natural nos EUA subiram cerca de 1%, atingindo um máximo de cinco meses. Este aumento, registado na terça-feira (19 de novembro de 2024), deve-se a previsões de tempo mais frio até ao final do mês, aumentando a procura por aquecimento.
- O preço do petróleo estabilizou-se após a retoma da produção no campo Johan Sverdrup, na Noruega. A Equinor anunciou na terça-feira que retomou operações parciais no maior campo petrolífero da Europa Ocidental, após uma falha energética que impulsionou os preços na segunda-feira.
Mercado Cripto
Bitcoin
- A Coinbase informou que irá suspender a negociação do token WBTC (Wrapped Bitcoin) a partir de 19 de dezembro de 2024, pelas 12h ET. Esta decisão foi anunciada através da plataforma X na terça-feira.
(Artigo atualizado com informações até 19 de novembro de 2024)
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu, exceto valores dos quadros LSEG que se encontram em sistema métrico dos EUA.