
Principais destaques do dia 20 Janeiro 2025, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Política e Política Monetária
- O Presidente Donald Trump adiou a imposição de tarifas imediatas, mas considerou taxas de 25% sobre importações do Canadá e México a partir de 1 de fevereiro, justificando a medida com questões de imigração ilegal e tráfico de fentanil. Trump também instruiu as agências federais a investigar práticas comerciais e monetárias de outros países.
Macroeconomia
Europa e Rússia
- O crescimento dos salários no Reino Unido manteve-se elevado até novembro, embora os dados mostrem sinais de um mercado de trabalho a enfraquecer, em linha com as expectativas para as taxas do Banco de Inglaterra.
América do Norte
- A inflação anual do Canadá desacelerou para 1,8% em dezembro, ajudada por cortes nos impostos sobre vendas, o que reduziu os preços de álcool, refeições fora de casa e vestuário infantil.
Mercado de Dívida
América do Norte
- Os rendimentos do Tesouro dos EUA caíram na terça-feira, com os investidores aliviados pelo adiamento de tarifas prometidas por Trump, embora o presidente tenha mencionado a possibilidade de novas taxas a partir de fevereiro.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- A Tata Technologies superou as expectativas de lucros no terceiro trimestre, beneficiando da maior procura por serviços de engenharia e tecnologia em vários sectores industriais.
- A produção de minério de ferro da BHP aumentou no quarto trimestre, com um crescimento de 17% na produção de cobre, impulsionado por melhorias na mina de Escondida, no Chile.
Europa e Rússia
- Os investidores esperam sinais de progresso na estratégia de recuperação da Burberry, com a marca britânica a apresentar as vendas do período festivo esta sexta-feira.
- A Alstom registou um aumento nas receitas trimestrais, com um crescimento de dois dígitos nas divisões de sistemas e serviços.
América do Norte
- A 3M previu um crescimento de lucros em 2025 e superou as estimativas para o quarto trimestre, com as suas ações a subirem 4,6% na terça-feira.
- A Netflix adicionou 18,9 milhões de assinantes no último trimestre, impulsionada por eventos desportivos ao vivo e pelo regresso da série “Squid Game”, excedendo as expectativas de Wall Street.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar americano registou volatilidade na terça-feira, à medida que os mercados especulavam sobre potenciais tarifas sob a administração Trump.
Mercado Mercadorias
Energia
- Trump apresentou um plano para maximizar a produção de petróleo e gás, incluindo a declaração de uma emergência energética nacional e a retirada dos EUA de um pacto climático internacional.
- Os futuros de gás natural nos EUA caíram cerca de 4% na terça-feira, apesar da elevada procura de aquecimento devido ao frio extremo em várias regiões do país.
Mercado Cripto
Global
- A Bitcoin e outras criptomoedas perderam força na terça-feira, com o primeiro conjunto de políticas anunciadas por Trump a não incluir referências à classe de ativos.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 21 Janeiro 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 21 de Janeiro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)