XM Review – 21 Abr 23

A XM é uma marca do Grupo TradingPoint, grupo que tem sede no Chipre. A empresa remonta a 2009, data da sua criação. Atualmente a marca XM está dividida em duas, a XM.com e XM Global. 

Embora as duas marcas pertençam ao grupo TradingPoint, não têm sede no mesmo local. A XM.com tem sede no Chipre e a XM Global sede no Belize. 

Do ponto de vista funcional ambas são muito similares, sendo que a maior diferença se encontra na alavancagem máxima permitida para os utilizadores de retail, os não profissionais. 

Produtos Financeiros 

Forex – Ambas as marcas permitem negociar no mercado cambial com uma oferta variada e a um preço competitivo, onde cabe ao cliente escolher a conta que melhor se adequa. 

Ações – Aqui a oferta difere entre a XM.com e a XM Global. Na XM.com apenas é permitido negociar ações usando CFDs, já na XM Global é possível negociar ações, tendo uma conta para isso. 

Mercadorias – Ambas permitem negociar mercadorias via CFDs a preços competitivos onde apenas alavancagem máxima difere, com a XM Global a permitir uma maior alavancagem. 

Criptomoedas – Aqui a XM Global é a única a oferecer produtos via CFD para negociação a um preço competitivo. A XM.com não tem oferta ainda devido a regulação. 

Segurança 

Em termos de Segurança, a XM.com oferece uma linha de segurança adicional com um fundo de compensação de 20 mil euros, algo que a regulação mais permissiva da XM Global não tem. Contudo, ambas são obrigadas a segregar os fundos dos clientes supervisionadas pelo regulador, assim como efetuar diligências de forma a colocar o capital dos clientes nos bancos com a nota de mais seguros possíveis. 

Ambas detém um sistema de proteção contra balanço negativo, que na eventualidade de um evento adverso aconteça, e devido ao uso da alavancagem a conta apresente saldo negativo, a corretora coloca a conta a zero de forma ao cliente não ficar a dever dinheiro. 

Taxas e comissões 

Ambas as marcas oferecem opções com comissões, ou incluído no preço. Em termos práticos não faz grande diferença, pois o valor estará refletido de uma forma ou de outra. 

Plataformas 

A plataforma adotada é a Metatrader e dentro desta temos disponível a versão 4 e a 5, a maior diferença e nível de funcionalidades, pois a versão 5 é mais atual. Ambas dispõem de versão web e mobile. A mobile conta também com uma versão da corretora para complementar a oferta. 

Vantagens 

  • Comissões bastante acessíveis; 
  • Reguladas e com destaque para a segurança extra da XM.com; 
  • Facilidade de negociação e acesso aos principais mercados; 
  • Plataformas para acesso em qualquer lugar a qualquer hora. 

Desvantagens 

  • Oferta focada em CFDs; 
  • Falta de oferta de ações sem ser em formato CFD pela XM.com; 
  • Falta de fundo de compensação na XM Global. 

Conclusão 

Uma das melhores escolhas para quem quer começar com pouco a transacionar nos mercados, pois devido ao baixo valor para negociar, permite começar a dar os primeiros passos nos mercados financeiros. A simplicidade da sua plataforma é também um favor que joga a favor. 

Para quem abrir uma conta pela primeira vez ainda beneficia de um bónus de 25 euros para experimentar usando as contas de micro lotes. 

Visite o Disclaimer para mais informações.