
Aqui pode acompanhar as últimas noticias relacionadas com a JERA. As notícias são uma componente importante pois ajudam a manter uma linha condutora em relação aos eventos mais relevantes que afetam esta empresa.
03 Nov
JERA Reporta Queda Acentuada no Lucro, Mas Mantém Expectativas para o Futuro
- Lucro Líquido: A JERA reporta uma queda de 52% no lucro líquido para 138,9 mil milhões de ienes no primeiro semestre.
- Expectativas de Lucro: A empresa mantém a previsão de lucro anual em 200 mil milhões de ienes (1,3 mil milhões de dólares).
- Impacto do Carvão: Encerramento da central elétrica a carvão de Taketoyo após incêndio em janeiro.
- Melhoria no LNG: Lucro ajustado aumenta 62% para 122,2 mil milhões de ienes, impulsionado pela competitividade nas aquisições de carvão térmico e LNG.
A JERA, o maior produtor de energia do Japão, anunciou na terça-feira que o seu lucro líquido para o período de abril a setembro caiu para metade, impactado por uma significativa redução nos ganhos provenientes de ajustamentos tardios dos preços dos combustíveis e pela sua atividade de produção de energia nos Estados Unidos.
Durante os primeiros seis meses do ano fiscal, a empresa reportou um lucro líquido de 138,9 mil milhões de ienes, uma diminuição de 52% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Apesar dessa queda, a JERA manteve a sua previsão de lucro anual em 200 mil milhões de ienes (aproximadamente 1,3 mil milhões de dólares), uma estimativa que inclui o impacto do encerramento da sua central elétrica a carvão de Taketoyo, que sofreu um incêndio em 31 de janeiro. Até ao momento, não foi definida uma data para o reinício das operações da central.
Um dos principais fatores que contribuíram para a queda do lucro foi a diminuição dos chamados “ganhos de tempo”, que caíram para 16,6 mil milhões de ienes no primeiro semestre, comparado com 215,9 mil milhões de ienes no ano anterior. Esses ganhos são gerados por atrasos na incorporação das alterações nos preços dos combustíveis nas tarifas de eletricidade.
No entanto, a JERA, que é o maior comprador de gás natural liquefeito (LNG) do Japão, reportou que, excluindo os efeitos do atraso, o seu lucro aumentou 62%, totalizando 122,2 mil milhões de ienes. Essa melhoria foi atribuída à competitividade nas aquisições de carvão térmico e LNG.
“O ano passado, a cobertura contra flutuações nos preços do carvão através de derivativos não teve o resultado esperado. No entanto, este ano observamos uma melhoria no setor,” comentou Naohiro Maekawa, diretor executivo da JERA, durante uma conferência de imprensa.
A empresa, que satisfaz cerca de 80% da sua procura doméstica de LNG através de contratos a prazo, recorre à compra de combustível adicional no mercado à vista durante os períodos de pico de procura no verão e inverno, e vende o excedente quando a procura é menor. “A situação do mercado e a relação entre os nossos contratos a longo prazo e as transações à vista também ajudaram a melhorar a competitividade das aquisições de LNG este ano,” acrescentou Maekawa.
Além disso, o segmento de produtores independentes de energia da JERA na América do Norte sofreu perdas nos valores de mercado das suas posições de derivativos. Maekawa enfatizou que considera essas perdas como um fenómeno temporário.
Em suma, apesar de enfrentar desafios significativos, a JERA continua confiante em sua capacidade de recuperar e manter um desempenho sólido no futuro, aproveitando as condições de mercado favoráveis e ajustando suas estratégias de aquisição de combustíveis.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
Revisão: Sem Revisão