
A Abbott Laboratories é uma empresa global de cuidados de saúde dedicada a melhorar a vida das pessoas em todo o mundo através do desenvolvimento e comercialização de tecnologias médicas inovadoras, diagnósticos e produtos nutricionais. Fundada em 1888, a Abbott tornou-se líder no sector da saúde, servindo clientes em mais de 160 países.
Com um portfólio diversificado que abrange produtos farmacêuticos, dispositivos médicos, diagnósticos e produtos nutricionais, a Abbott está empenhada em fornecer soluções inovadoras que abordam alguns dos desafios mais prementes dos cuidados de saúde.
O vasto portfólio de produtos da Abbott inclui marcas líderes como a fórmula infantil Similac, os batidos nutricionais Ensure, os sistemas de monitorização da glicemia FreeStyle e o Humira para doenças autoimunes. Através de aquisições e parcerias estratégicas, a Abbott expandiu as suas capacidades e diversificou os seus fluxos de receitas, posicionando a empresa para um crescimento sustentável num cenário de cuidados de saúde em evolução.
Earnings

Em 16 de outubro de 2024, a Abbott Laboratories (ABT), um dos principais intervenientes no sector dos produtos de saúde, apresentou um relatório de resultados melhor do que o previsto para o terceiro trimestre do ano. A empresa apresentou um lucro líquido de 1,646 mil milhões de dólares, ou 94 cêntimos por ação, em comparação com 1,436 mil milhões de dólares, ou 82 cêntimos por ação, no mesmo período de 2023. Numa base ajustada, os ganhos da Abbott foram de US $ 1,21 por ação, superando as expectativas dos analistas de US $ 1,20 por ação.

Fonte: LSEG
As receitas do trimestre atingiram US $ 10,635 mil milhões, um aumento de 4,9% em relação aos US $ 10,143 mil milhões do ano anterior. Este valor foi também superior às expectativas dos analistas de 10,551 mil milhões de dólares. O segmento de Produtos Médicos da Abbott teve um desempenho particularmente forte, com vendas de US$ 4,75 mil milhões, um aumento impressionante de 11,7% em relação ao ano anterior. O crescimento foi impulsionado pela forte procura de produtos nas categorias de cuidados com a diabetes, coração estrutural, insuficiência cardíaca e eletrofisiologia. Os sistemas de monitorização contínua da glicose (CGM) da Abbott, em particular o FreeStyle Libre, registaram um forte crescimento de vendas de quase 21% em relação ao ano anterior, impulsionado por uma maior consciencialização e uma cobertura de seguro mais alargada.

Fonte: LSEG
O segmento de nutrição, que inclui produtos como fórmulas para lactentes, teve um desempenho inferior devido a um ajustamento do inventário de produtos pediátricos. As vendas caíram ligeiramente para 2,07 mil milhões de dólares, não correspondendo às expectativas dos analistas. As vendas de diagnósticos de 2,41 mil milhões de dólares, menos 1,5% do que no período homólogo do ano anterior, foram afetadas por um declínio nas vendas de testes COVID-19. Excluindo os testes COVID-19, as vendas de diagnósticos cresceram 3,3% em uma base orgânica.
Dívida da empresa

Fonte: LSEG
Os Laboratórios Abbott têm uma posição financeira sólida com 15 mil milhões de dólares de dívida total e 7,79 mil milhões de dólares em dinheiro, resultando numa dívida líquida de 7,21 mil milhões de dólares. A empresa mantém um perfil de liquidez saudável e uma forte notação de crédito, tal como refletido na sua notação de crédito AA+. O fluxo de tesouraria livre da Abbott (FCF) de 2,98 mil milhões de dólares nos últimos 12 meses é um sinal positivo da sua eficiência operacional e da sua capacidade de gerar tesouraria apesar das suas obrigações de dívida. Embora não exista uma repartição pormenorizada dos vencimentos da dívida da empresa, a combinação do seu sólido FCF e da sua elevada notação de crédito sugere uma carga de dívida gerível e uma forte saúde financeira no futuro.
Métricas de Valor

Fonte: TradingView
Durante a última década, o preço das ações da Abbott Laboratories flutuou significativamente. A evolução da regulamentação em matéria de cuidados de saúde, os avanços na tecnologia médica e a pandemia de COVID-19, que inicialmente causou volatilidade, mas que mais tarde impulsionou a procura dos produtos de diagnóstico da Abbott. Jude Medical e a Alere, expandiram o alcance do mercado e diversificaram as ofertas de produtos para apoiar o crescimento a longo prazo. O forte desempenho financeiro, apoiado por vendas robustas de dispositivos médicos e de diagnóstico, reforçou ainda mais a posição da empresa. Em novembro de 2024, o preço das ações da Abbott era de aproximadamente $115,75.

Fonte: LSEG
A Abbott Laboratories (ABT) tem um rácio P/E de 25,20, bem acima da mediana do sector de -0,81, e prevê-se que desça para 22,91 nos próximos doze meses, ainda bem acima da mediana do sector de -0,49. O rácio EV/EBITDA é de 19,76, muito acima da mediana do sector de -0,61, com uma descida prevista para 17,84, mantendo o seu prémio em relação à mediana de 9,55. O rendimento dos dividendos da Abbott, de 1,86%, é superior à mediana do sector, de 0,87%, prevendo-se um ligeiro aumento para 1,88%, o que demonstra um forte retorno para os acionistas. O rácio EV/Vendas é de 5,04, muito acima da mediana do sector, de 2,87, e prevê-se que se mantenha moderado para 4,67, o que continua a ser elevado em comparação com a mediana de 2,59. O rácio P/CF da Abbott é de 21,41, excecionalmente mais elevado do que a mediana do sector de -0,64, e prevê-se que diminua para 19,33, embora ainda muito acima da mediana do sector de 15,03. Por último, o rácio P/B de 5,11 é significativamente mais elevado do que a mediana do sector de 1,77 e prevê-se que diminua ligeiramente para 4,84, permanecendo um prémio em relação à mediana do sector de 3,00. Em geral, os rácios financeiros da Abbott apresentam um prémio consistente em relação à mediana do sector, o que provavelmente reflete a confiança dos investidores na rentabilidade e estabilidade da empresa. No entanto, a sua avaliação pode sugerir uma subida limitada, a menos que seja apoiada por um crescimento ou inovação contínuos.
Expectativas e Anúncios
A Abbott aumentou sua orientação de ganhos para o ano inteiro para uma faixa ajustada de US $ 4,64 a US $ 4,70 por ação. Este valor é ligeiramente superior ao intervalo de orientação anterior de 4,61 a 4,71 dólares por ação e reflete o forte desempenho da empresa no terceiro trimestre. A Abbott manteve a sua orientação de crescimento orgânico das vendas de 9,5% a 10%, excluindo as vendas relacionadas com o teste COVID-19.
O Diretor Executivo Robert B. Ford mostrou-se confiante na capacidade da empresa para atingir o limite superior da sua orientação para o ano inteiro, citando o forte impulso que a empresa tem para 2025. Apesar de alguns desafios nos sectores da nutrição e do diagnóstico, o crescimento robusto da Abbott nos dispositivos médicos e a liderança contínua na monitorização da glicose proporcionam otimismo para o futuro.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu, exceto valores dos quadros LSEG que se encontram em sistema métrico dos EUA.
(Artigo sobre Abbott, formato “Update”, atualizado com informações até 20 de novembro de 2024. Categorias: Acionista. Tags: Acionista, Saúde, Equipamentos Médicos, EUA)