
Esta antevisão semanal de segunda a sexta-feira, destacando os acontecimentos mais relevantes e os possíveis impactos em diversas áreas, desde os mercados financeiros até desenvolvimentos geopolíticos e económicos.
Segunda-feira
- No início da semana, o foco estará nas taxas de juro da China, nomeadamente na taxa de referência LPR (Loan Prime Rate) a 1 ano e a 5 anos. Espera-se que ambas se mantenham inalteradas, respetivamente nos valores de 3,10% e 3,60%.
Terça-feira
- O dia começa com a divulgação de alguns dados do mercado de trabalho do Reino Unido. Espera-se uma subida na média de ganhos, o que poderá ser um desafio para o controlo da inflação. Além disso, prevê-se um aumento no número de pedidos de subsídio de desemprego e uma manutenção da taxa de desemprego nos 4,3%.
- Seguir-se-ão os dados da inflação do Canadá, onde se espera uma descida no índice de preços ao consumidor, o que pode refletir uma desaceleração nas pressões inflacionárias.
- Já no final do dia, serão conhecidos os dados da inflação trimestral da Nova Zelândia, que apontam para uma ligeira diminuição, o que poderá influenciar as expectativas para a política monetária do Banco Central da Nova Zelândia.
Quarta-feira
- Este dia será relativamente calmo em termos de dados económicos relevantes. O principal destaque será o discurso da Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, que deverá fornecer informações sobre a postura futura da instituição em relação às taxas de juro e à política monetária na Zona Euro.
Quinta-feira
- A quinta-feira será igualmente tranquila, mas com alguns dados que merecem atenção. Destacam-se as vendas no retalho do Canadá, que indicam o comportamento dos consumidores e da economia no geral, bem como os pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos, um indicador relevante para a saúde do mercado de trabalho norte-americano.
- No final do dia, o Japão divulgará os dados da inflação subjacente anual, com as previsões a apontarem para um aumento de 0,3%, levando a inflação para os 3%. Este crescimento será visto como positivo pelo Banco do Japão, que já demonstrou uma postura de monitorização atenta da evolução dos preços.
Sexta-feira
- O último dia da semana começa com a reunião do Banco do Japão, sendo que muitos analistas antecipam que o banco central possa aumentar a sua taxa de juros de 0,25% para 0,50%. A conferência de imprensa que se seguirá à decisão será de grande importância, pois fornecerá pistas sobre a próxima fase da política monetária do país.
- Os dados subsequentes incluem os índices PMI (Purchasing Managers’ Index) de serviços e indústria de vários países, como o Reino Unido, os Estados Unidos e a Zona Euro, que são indicadores importantes para avaliar a saúde do setor privado e a direção das economias dessas regiões.
- Também serão divulgados os dados sobre vendas de casas existentes e o índice de sentimento do consumidor nos Estados Unidos, indicadores que podem oferecer uma visão adicional sobre o comportamento económico no país, nomeadamente em relação ao mercado imobiliário e à confiança dos consumidores.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre a Antevisão da semana de 20 a 24 Janeiro, formato “Geral”, atualizado com informações até 17 de Janeiro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Antevisão da Semana)