Boeing, News – 13 Nov 24

Aqui pode acompanhar as últimas noticias relacionadas com a Boeing. As notícias são uma componente importante pois ajudam a manter uma linha condutora em relação aos eventos mais relevantes que afetam esta empresa.

13 Nov

Boeing Lida com Impacto de Greve e Supervisão Reguladora no Rendimento de Produção

  • A Boeing entregou apenas 14 jatos comerciais em outubro, uma queda acentuada em relação aos 34 entregues no mesmo mês de 2023, devido a uma greve que interrompeu a produção.
  • A empresa exige o retorno dos trabalhadores às fábricas da Costa Oeste, após o término da greve a 5 de novembro, mas estima-se que o ritmo de produção levará semanas para ser totalmente restabelecido.
  • A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) aumentou a supervisão sobre a produção do 737 MAX, 767, 777 e 777x, enquanto a Boeing se esforça para alcançar uma produção mensal de 38 unidades do 737.
  • A Boeing registou 63 encomendas brutas em outubro e um total de 378 encomendas brutas ao longo de 2024, das quais 220 foram feitas entre julho e outubro.
  • A rival europeia Airbus entregou 62 jatos em outubro e reviu a sua meta anual de entregas para “cerca de” 770 aviões, devido a dificuldades na cadeia de abastecimento.

A Boeing revelou na terça-feira que entregou 14 jatos comerciais em outubro, um número bem abaixo dos 34 jatos entregues no mesmo mês de 2023. A redução reflete os efeitos de uma greve de semanas que interrompeu significativamente a produção de aeronaves nas suas fábricas da Costa Oeste. O fabricante norte-americano solicitou o regresso dos trabalhadores às suas funções na última terça-feira, após o término da greve a 5 de novembro, salientando, no entanto, que o retorno total à capacidade produtiva levará ainda várias semanas.

A empresa enfrenta atualmente uma fiscalização mais intensa por parte da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) ao retomar a produção do 737 MAX, o seu modelo de maior sucesso, assim como dos modelos 767, 777 e 777x. A paralisação da produção, que teve início em 12 de setembro, afetou as entregas em setembro e outubro, levando a Boeing a intensificar os esforços para alcançar uma taxa de produção mensal de 38 unidades do modelo 737, essencial para os seus objetivos de receita. Notavelmente, a produção do Boeing 787 na Carolina do Sul não foi afetada pela greve.

Em outubro de 2023, a Boeing entregou 34 jatos, esforçando-se ainda para resolver um defeito de fabrico identificado no 737 MAX. A linha de montagem deste modelo já estava a operar em ritmo reduzido após um incidente em 5 de janeiro, em que um “plugue” de porta explodiu num modelo quase novo durante um voo, o que aumentou a atenção dos reguladores.

A empresa compromete-se a continuar a monitorizar a produção para assegurar os mais altos padrões de segurança e qualidade e está a reforçar a atualização dos certificados de formação dos seus funcionários. Em termos de entregas, o total de outubro inclui nove jatos 737 MAX, quatro unidades do 787 e um cargueiro 767, entregue à FedEx. Desde o início da greve até ao final de outubro, a Boeing contabilizou a entrega de 24 aeronaves.

No que diz respeito a encomendas, a Boeing registou 63 encomendas brutas em outubro, sem cancelamentos. Deste total, destacam-se 46 encomendas do modelo 737, quatro do 777 cargueiro e dez do modelo 787. Desde o início de 2024, a empresa acumulou 378 encomendas brutas e 335 líquidas, considerando cancelamentos e conversões. Após ajustamentos contabilísticos, a Boeing fechou outubro com 141 encomendas líquidas.

Entre julho e outubro, a empresa captou 220 encomendas brutas, representando quase 60% das encomendas do ano. Este impulso demonstra o esforço da Boeing em reequilibrar a produção e as entregas, após as perturbações causadas pela greve e pela supervisão intensificada da FAA.

A rival europeia Airbus, que entregou 62 jatos em outubro, anunciou recentemente uma meta anual revista para “cerca de” 770 entregas, ajustada em baixa em relação ao objetivo inicial de 800, devido a desafios na cadeia de abastecimento.

A Boeing enfrenta, assim, uma recuperação desafiante, tendo de equilibrar uma produção consistente com a segurança e qualidade exigidas pelo regulador, além de reforçar a confiança dos clientes e reconstituir a sua capacidade operacional para atingir as metas de produção estipuladas para o ano.


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