Aqui pode acompanhar as últimas noticias relacionadas com o CAD. As notícias são uma componente importante pois ajudam a manter uma linha condutora em relação aos eventos mais relevantes que afetam esta moeda.
CAD enfrenta oscilações, mas regista leve recuperação frente ao dólar americano
Destaques (29 Novembro 2024)
- O dólar canadiano registou uma valorização de 0,1% face ao dólar americano na sexta-feira, encerrando a semana em 1,40 por dólar.
- PIB do Canadá cresceu 1% no terceiro trimestre, abaixo da previsão de 1,5% do Banco do Canadá.
- Mercado aposta numa probabilidade de 50% para um corte de 50 pontos base na reunião do BdC a 11 de dezembro.
- O petróleo recuou 0,1%, sendo negociado a $68,65 por barril, influenciado pela redução de tensões no Médio Oriente.
- Rendimentos das obrigações canadianas caíram, com os títulos a 10 anos atingindo 3,149%.
29 de novembro de 2024 – O dólar canadiano apresentou uma ligeira valorização face ao dólar americano na sexta-feira, encerrando um período de quedas semanais e mensais. Apesar disso, o declínio do loonie reflete o impacto de dados económicos que reforçaram expectativas de um corte significativo na taxa de juros pelo Banco do Canadá (BdC) em dezembro.
A economia canadiana registou um crescimento anualizado de apenas 1% no terceiro trimestre, abaixo da projeção do BdC, que era de 1,5%. Este resultado sucede um crescimento de 2,2% no trimestre anterior, reforçando o sentimento de abrandamento económico.
Robert Both, estratega macro canadiano da TD Securities, afirmou: “Penso que, do ponto de vista do banco, isto vai reforçar a necessidade de um novo corte de 50 pontos base em dezembro.”
O mercado já atribui uma probabilidade de 50% para um corte de meio ponto percentual na próxima reunião de política monetária, marcada para 11 de dezembro. Este número contrasta com os 31% antes da divulgação dos dados do PIB. Um corte menor, de 25 pontos base, está totalmente precificado pelos mercados.
O dólar canadiano valorizou-se 0,1%, sendo negociado a 1,40 por dólar americano (equivalente a 71,43 cêntimos de dólar). Durante o dia, oscilou entre 1,3981 e 1,4045. Contudo, na análise semanal, o loonie caiu 0,1%, acumulando uma queda mensal de 0,5%, marcando o terceiro mês consecutivo de desvalorização.
Na terça-feira, a moeda atingiu o valor mais baixo em quatro anos e meio, fixando-se em 1,4177, pressionada pela ameaça de tarifas significativas dos EUA sobre importações do Canadá.
Fatores externos e o impacto no loonie
O dólar americano enfraqueceu globalmente na sexta-feira, em reação a dados de inflação de Tóquio mais elevados do que o esperado, que alimentaram expectativas de um aumento na taxa de juros do Banco do Japão no próximo mês.
Entretanto, o preço do petróleo, uma das principais exportações do Canadá, sofreu novas quedas. O barril de petróleo foi negociado a $68,65, uma redução de 0,1% num movimento semanal de desvalorização, com o arrefecimento das preocupações sobre os riscos de abastecimento devido ao conflito entre Israel e o Hezbollah.
Mercado de obrigações canadiano
Os rendimentos das obrigações canadianas recuaram em toda a curva. O rendimento das obrigações a 10 anos caiu 7,7 pontos base, fixando-se em 3,149%, após atingir o valor mais baixo desde 18 de outubro, de 3,141%.
Com as incertezas em torno da política monetária e fatores externos, o CAD continua a enfrentar um período de volatilidade, mantendo os mercados atentos aos próximos movimentos do Banco do Canadá.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre sobre o CAD ou Dólar Canadiano, formato “News”, atualizado com informações até 29 de novembro de 2024. Categorias: Cambial. Tags: Forex, CAD, Dólar Canadiano, USDCAD, Canadá)