Demonstrações financeiras – Income Statement

Depois da balance sheet, vamos falar de outra das três principais demonstrações financeiras. O income statement ou demonstração de resultados.

Este relatório, também conhecido como profit and loss statement(P&L), mostra a receita e despesa de uma empresa num determinado período de tempo. Este período pode ser um trimestre ou um ano e revela se gerou lucros, profit, ou perdas, loss.

O income statement pode-se resumir na seguinte equação:

Profit/Loss = Revenue – Expenses

Para melhor compreender o income statement podemos dividi-lo em três secções diferentes.

Secção operacional – Nesta parte do relatório são apresentadas as receitas e despesas que advêm directamente da venda do seu produto. Numa empresa que produza telemóveis, nesta secção inicial aparecem os custos directamente envolvidos com o fabrico dos telemóveis, como matéria-prima e salários e também a receita associada.

Secção não operacional – Como o nome diz, nesta secção são reveladas as receitas e despesas que não envolvem os serviços/produtos principais da empresa. Proveitos como juros de investimentos ou mesmo a venda de algum veículo ou imobiliário em sua posse, beneficiaria a empresa, no entanto não seria graças à sua actividade principal.

Secção Profit/Loss – Por fim temos a os lucros ou possíveis perdas. Este valor é obtido depois de subtrair os impostos e pode ser, como esperado, um número positivo ou negativo. Nesta secção também tem um rácio financeiro bastante utilizado, o earnings per share ou ganhos por acção. Este rácio diz quanto capital cada accionista receberia se o lucro desse período fosse distribuído pelos accionistas.

No seguinte exemplo temos o income statement da Google:

Fonte: finviz

Conclusão

O income statement, para além do earnings per share, fornece outras métricas úteis para a avaliação de uma empresa. A principal dedução que se pode tirar deste relatório é se a empresa é de facto lucrativa ou não, mas permite também, com dados de anos anteriores, prever a evolução futura da empresa.

O lucros apresentados são um factor importante para os investidores, tanto que resultados acima do previsto podem impulsionar bastante positivamente o preço de uma acção.

Visite o Disclaimer para mais informações.