
Principais destaques do dia 01 Abr 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Política e Política Monetária
Política Monetária
O Banco da Reserva da Austrália (RBA) manteve esta terça-feira a taxa de juro diretora em 4,10%, após um corte de 25 pontos base em fevereiro. Embora tenha mantido a política, o comunicado revelou uma ligeira inclinação dovish, eliminando a referência a uma “postura cautelosa” quanto a mais cortes, refletindo os riscos crescentes decorrentes da guerra comercial global desencadeada pelos EUA.
Geopolítica
A administração Trump prepara-se para anunciar esta quarta-feira tarifas recíprocas de cerca de 20% sobre quase todos os 3 biliões de dólares em bens importados anualmente. Estas medidas, designadas por Trump como o “Dia da Libertação”, pretendem inverter mais de meio século de normas de comércio internacional, colocando empresas e investidores em alerta.
Macroeconomia
Europa e Rússia
- A inflação da zona euro abrandou para 2,2% em março, de acordo com o Eurostat, o que reforça as expectativas de um corte de taxas por parte do ECB já este mês. O abrandamento foi impulsionado por uma descida nos preços da energia e serviços.
América do Norte
- O PMI industrial dos EUA caiu para 49,0 em março, abaixo da barreira dos 50, o que sinaliza contração no setor. Este recuo surge após dois meses de crescimento e reflete o impacto negativo das tarifas comerciais recentemente impostas por Donald Trump.
Mercado de Dívida
Ásia e Médio Oriente
- Os títulos japoneses interromperam o movimento ascendente, após o maior salto em oito meses, enquanto os investidores aguardam os novos anúncios tarifários dos EUA.
América do Norte
- As yields dos Treasuries recuaram, penalizadas pelos dados fracos da indústria e do emprego, e pela crescente cautela associada às medidas protecionistas da administração Trump.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- A Xiaomi confirmou estar a colaborar com a polícia após um acidente fatal com o modelo elétrico SU7. O sedan tem superado o Tesla Model 3 em vendas mensais desde dezembro.
- A LG Energy Solution anunciou a compra de ativos por 2 mil milhões de dólares à sua JV com a General Motors, num movimento para reforçar a sua presença no mercado norte-americano de baterias.
Europa e Rússia
- A Airbus entregou 70 aviões em março, um aumento de 11% face ao ano anterior, indicando uma recuperação sólida na produção.
América do Norte
- A Qualcomm está a ponderar adquirir a Alphawave IP Group, o que levou as ações da empresa britânica a subir mais de 50% esta terça-feira.
- As vendas da Tesla caíram pelo terceiro mês consecutivo em França e Suécia, contribuindo para os piores resultados trimestrais desde 2021 nesses mercados.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar australiano manteve-se estável após a decisão do RBA, enquanto o iene japonês valorizou-se com os dados mais fracos dos EUA e em antecipação às novas tarifas americanas.
Mercado Mercadorias
Energia
- Os futuros do gás natural dos EUA caíram 4% na terça-feira, pressionados por produção recorde e previsões de menor procura, apesar de fluxos elevados para plataformas de exportação de LNG.
- Os preços do petróleo estabilizaram, com os receios de novas tarifas americanas sobre petróleo russo e possíveis ataques ao Irão a pressionarem o lado da oferta. No entanto, as tensões comerciais alimentam receios de desaceleração na procura global.
Mercado Cripto
Global
- O Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH) terminaram o primeiro trimestre de 2025 com o pior desempenho desde 2018, segundo dados da CoinGlass. Março foi o mês mais negativo para ambos os ativos desde 2020, num contexto de pressão macroeconómica e incerteza regulatória.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 01 Abril 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 01 de Abril de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)