
Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Macroeconomia e Bancos Centrais
Ásia e Médio Oriente
- O primeiro-ministro Shigeru Ishiba afirmou que o Japão não está num ambiente propício a um aumento adicional das taxas de juro, num aparente esforço para se livrar da sua reputação de falcão monetário, após uma reunião com o governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, na quarta-feira.
América do Norte
- A luta do banco central dos Estados Unidos para fazer regressar a inflação ao seu objetivo de 2% pode demorar mais tempo do que o previsto e limitar a redução das taxas de juro, afirmou na quarta-feira o presidente da Reserva Federal de Richmond, Thomas Barkin.
Mercado de Dívida
Ásia e Médio Oriente
- As obrigações internacionais de Israel caíram mais de 2 cêntimos na quarta-feira e os custos do seguro de incumprimento do país subiram para o nível mais elevado em quase 12 anos, após uma nova descida da notação e um aumento dos receios de que o conflito no Médio Oriente se alastre ainda mais.
Europa e Rússia
- As taxas de rendibilidade das obrigações do Tesouro da Zona Euro subiram na quarta-feira, um dia depois de as taxas de rendibilidade de longo prazo terem registado a maior queda diária desde meados de junho, devido a preocupações com o crescimento económico.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- Ações na China voltam a subir com os investidores receosos de ficar de fora do próximo bull market e ignorando os perigos da fase tão prematura e dos riscos mundiais a curto prazo.
Europa e Rússia
- A TotalEnergies, a maior empresa petrolífera francesa, disse aos investidores na quarta-feira que se vai concentrar na produção de baixo custo a montante e na assinatura de contratos de gás ligados ao petróleo para operar de forma rentável e recompensar os acionistas até 2030, à medida que os preços caem.
América do Norte
- A General Motors vai garantir aos investidores, na próxima terça-feira, que não há necessidade de entrar em pânico devido à desaceleração da procura de veículos elétricos e que o construtor automóvel norte-americano poderá mesmo melhorar os seus lucros em 2025, de acordo com duas pessoas familiarizadas com os planos.
- A Tesla entregou menos veículos do que os analistas esperavam no terceiro trimestre, uma vez que a forte concorrência na China e na Europa atingiu a procura dos seus modelos mais antigos, colocando o fabricante de veículos elétricos em risco de sofrer o primeiro declínio de sempre nas entregas anuais.
Mercado Cambial
Major Currencies
- Os dólares australiano e neozelandês recuaram dos máximos recentes na quarta-feira, com a escalada das tensões no Médio Oriente a refrear o apetite pelo risco, enquanto o NZD também se debateu com as apostas de taxas de juro mais baixas.
Mercado Mercadorias
Energia
- Uma reunião dos principais ministros da OPEP+ manteve inalterada a política de produção de petróleo, incluindo um plano para começar a aumentar a produção a partir de dezembro, salientando simultaneamente a necessidade de alguns membros efetuarem novos cortes para compensar o excesso de produção.
- Os inventários de petróleo bruto dos Estados Unidos aumentaram na semana passada, com as taxas de utilização das refinarias a caírem no meio do enfraquecimento da procura de combustível, mostraram dados da Administração de Informação de Energia na quarta-feira.
Mercado Cripto
Bitcoin
- A capitalização total do mercado de criptomoedas caiu 5,2% nas últimas 24 horas. Atualmente, caiu para cerca de US $ 2.75B (sistema métrico europeu). As liquidações totais no mercado de derivativos também ultrapassaram US $ 500 milhões no período. A maioria deles veio de comerciantes BTC, mas a situação não é melhor no segmento de altcoins.
Altcoins
- A Dynex é com grande entusiasmo que anuncia a entrada na European Le Mans Series, onde a plataforma quântica foi aplicada diretamente à engenharia dos desportos motorizados.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Revisão: Revisão v1 – 03 out 24 00:41