Destaques dos Mercados e Economia – 04 Fevereiro 26
Principais destaques do dia 04 Fevereiro 26, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados.
Global
- A média das ações do Nikkei do Japão caiu na quarta-feira, um dia após um forte ganho, com os desenvolvedores de software a acompanharem uma onda de vendas nos seus pares globais. As ações chinesas encerraram em alta, com ganhos nos setores de consumo e energia a compensarem perdas em tecnologia, enquanto um inquérito privado mostrou que a atividade de serviços na China cresceu em janeiro ao ritmo mais rápido em três meses.
- As ações europeias recuaram ligeiramente, pressionadas pela Novo Nordisk, após a farmacêutica divulgar uma previsão sombria, enquanto investidores acompanharam ações de software e aguardaram um relatório-chave de inflação.
- Nos EUA, as bolsas caíram com perdas em Advanced Micro Devices, Palantir e outras tecnológicas, refletindo preocupações com avaliações elevadas e se a recuperação da IA em Wall Street atingiu o pico. A Alphabet caiu 2,3% antes dos resultados trimestrais, enquanto a AMD afundou após uma previsão de receitas dececionante e sinais de dificuldade em competir com a Nvidia.
Política
- Um dia depois de o presidente Donald Trump ter afirmado que a Índia concordou em suspender compras de petróleo russo como parte de um novo acordo comercial com os EUA, o Kremlin disse não ter recebido qualquer informação de Nova Deli indicando interrupção dos fluxos. O porta-voz Dmitry Peskov afirmou que “ainda não recebemos qualquer declaração de Deli sobre este assunto”.
Macroeconomia
- A inflação da zona euro abrandou para 1,7% em janeiro, segundo dados preliminares da Eurostat, em linha com as expectativas e abaixo dos 2% de dezembro. A inflação subjacente situou-se em 2,2%, ligeiramente abaixo dos 2,3% registados no ano até dezembro.
Mercados Globais
Consumo
- A Carlsberg reportou um aumento de 5% no lucro operacional anual, superando as previsões, e sinalizou uma possível IPO das operações na Índia, impulsionando as ações. O lucro operacional orgânico atingiu 13,99 mil milhões de coroas dinamarquesas, acima das expectativas de 13,82 mil milhões.
Energia
- A Equinor anunciou que reduzirá em 70% a recompra de ações e cortará investimentos em energias renováveis e de baixas emissões, após uma queda de 22% no lucro do quarto trimestre, pressionado por preços mais baixos de petróleo e gás. O lucro ajustado antes de impostos caiu para 6,2 mil milhões de dólares, ainda acima do consenso de 5,93 mil milhões.
Metais e Minerais
- Os preços do ouro e da prata prolongaram a recuperação, com analistas a indicarem que novos ganhos dependerão da evolução das expectativas cambiais e das taxas de juro.
Saúde
- As ações da Novo Nordisk despencaram 17% em Copenhaga após a farmacêutica divulgar antecipadamente a sua orientação para 2026, indicando que vendas e lucro operacional deverão cair entre 5% e 13%, muito pior do que o esperado, eliminando mais do que os ganhos acumulados no ano.
Serviços Financeiros
- As ações do Santander caíram até 5% após o anúncio da aquisição do Webster Financial, dos EUA, por 12,2 mil milhões de dólares, com analistas a apontarem riscos de execução no curto prazo. A presidente Ana Botín reiterou que a presença nos Estados Unidos é essencial para o banco se afirmar como player global.
Tecnologia
- As ações da Advanced Micro Devices caíram 13% depois de a empresa prever receitas do primeiro trimestre em cerca de 9,8 mil milhões de dólares (± 300 milhões), acima da média de 9,67 mil milhões, mas abaixo dos 10,27 mil milhões registados no quarto trimestre, reforçando dúvidas sobre a capacidade de competir com a Nvidia em chips de IA.
Transporte
- A Volvo Cars vendeu 177.830 veículos entre novembro e janeiro, uma queda de 7% em termos anuais. As vendas de modelos totalmente elétricos cresceram 13%, representando 24% do total no períod
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
Dados referentes ao período compreendido entre as 19h do dia anterior e as 19h do dia dos Destaques.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 04 de Fevereiro de 2026, formato “Geral”, atualizado com informações até 04 de Fevereiro. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia)