
Principais destaques do dia 05 Agosto 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados.
Global
– Os índices bolsistas de Wall Street caíram na terça-feira, sob pressão de dados económicos dos EUA mais fracos do que o esperado, enquanto as ações na Europa e na Ásia registaram ganhos.
A atividade do setor de serviços dos EUA ficou inesperadamente estagnada em julho, com poucas alterações nas encomendas e um enfraquecimento ainda maior no emprego, mesmo com os custos dos insumos a subirem ao nível mais alto em quase três anos, destacando a incerteza sobre o impacto da política de tarifas de Trump nas empresas.
Política
– Os direitos aduaneiros de 15% que os produtos da União Europeia terão de pagar quando entrarem nos Estados Unidos são abrangentes, ao contrário dos acordos que alguns outros países concluíram com Washington, afirmou um alto funcionário da UE na terça-feira.
O quadro pautal aplicar-se-á, em termos gerais, às exportações da UE, com exceção do aço e do alumínio, disse o funcionário. A taxa de 15% aplicar-se-á igualmente aos automóveis e às peças para automóveis, sem quotas ou limites, acrescentou.
Política Monetária
– Na reunião de junho, muitos membros disseram que o banco central deve manter as taxas de juro estáveis devido aos riscos de queda para a economia decorrentes das tarifas dos EUA, mostraram as actas na terça-feira.
Mas também consideraram que a inflação ultrapassou as expectativas, tendo alguns alertado para o facto de os recentes aumentos dos custos dos alimentos poderem afetar a perceção do público sobre a inflação futura, segundo a ata.
“Dadas as elevadas incertezas, é provável que o BOJ suspenda a subida das taxas de juro por enquanto. Mas também deve reagir de forma flexível e ágil e regressar a uma fase de subida de taxas, dependendo da evolução da política dos EUA”, disse um membro citado.
Outro membro disse que o BOJ poderá ter de aumentar as taxas de forma decisiva, mesmo quando a incerteza se mantiver elevada, dado o facto de a inflação se manter mais elevada do que o esperado.
“Uma vez que os salários têm sido sólidos e os preços têm sido ligeiramente mais elevados do que o esperado, o Banco provavelmente abandonaria a atual abordagem de esperar para ver e consideraria retomar a subida das taxas, se a fricção comercial diminuísse”, disseram alguns membros.
Macroeconomia
– O défice comercial dos EUA diminuiu em junho devido a uma queda acentuada nas importações de bens de consumo, e o défice comercial com a China diminuiu para o seu nível mais baixo em mais de 21 anos, a mais recente evidência da marca que o presidente Donald Trump está a deixar no comércio global com tarifas abrangentes sobre bens importados.
As exportações de bens e serviços totalizaram 277,3 mil milhões de dólares, abaixo dos mais de 278 mil milhões de dólares em maio, enquanto as importações totais foram de 337,5 mil milhões de dólares, abaixo dos 350,3 mil milhões de dólares.
A diminuição do défice comercial contribuiu fortemente para a recuperação do produto interno bruto dos EUA durante o segundo trimestre, divulgada na semana passada, revertendo uma queda no primeiro trimestre, quando as importações aumentaram, pois consumidores e empresas anteciparam compras para evitar a imposição das tarifas de Trump. A economia no segundo trimestre expandiu-se a uma taxa anualizada de 3,0% após contrair a uma taxa de 0,5% nos primeiros três meses do ano, mas o número principal mascarou os indícios subjacentes de que a atividade estava a enfraquecer.
Mercados Globais
Comunicações
– A operadora francesa de satélites Eutelsat registou lucros anuais melhores do que o previsto na terça-feira, impulsionada pelo crescente interesse nos seus serviços de Internet por satélite por parte de clientes governamentais e empresariais.
As receitas de vídeo, conetividade e serviços governamentais atingiram 1,23 mil milhões de euros (1,43 mil milhões de dólares) no ano que terminou a 30 de junho, mais 0,8% do que no ano anterior.
Os analistas financeiros esperavam que essas receitas totalizassem 1,21 mil milhões de euros, de acordo com uma pesquisa de consenso fornecida pela Eutelsat.
Consumo
– A Hugo Boss superou as expectativas de lucro trimestral na terça-feira, apesar de alertar para a fraca procura global, e disse que seria apenas ligeiramente afetada pelas tarifas americanas, uma vez que tem uma exposição menor aos Estados Unidos do que muitos rivais.
A Hugo Boss registou um aumento de 15% nos lucros antes de juros e impostos para 81 milhões de euros (93,5 milhões de dólares) no trimestre abril-junho, superando a previsão dos analistas de 77 milhões de euros numa sondagem fornecida pela empresa, ajudada por medidas de corte de custos, uma vez que um euro mais forte pesou nas vendas.
Energia
– A BP vai reavaliar os seus activos de produção e considerar mais cortes de custos para aumentar o retorno para os acionistas, disse a petrolífera na terça-feira, ao superar as expectativas de lucro do segundo trimestre.
A BP registou um lucro líquido ajustado de 2,4 mil milhões de dólares no segundo trimestre, uma queda de 14% em relação ao ano anterior, mas acima da previsão média dos analistas de 1,8 mil milhões de dólares.
A empresa aumentou os seus dividendos trimestrais em 4% para 8,32 cêntimos e vai recomprar 750 milhões de dólares em acções antes dos resultados do terceiro trimestre, mantendo o seu ritmo de recompra estável.
– O petróleo foi pouco alterado na terça-feira, com os investidores a avaliarem o aumento da oferta da OPEC+ e as preocupações com a fraca procura global, contra as ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, à Índia sobre as suas compras de petróleo russo.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, juntos conhecidos como OPEC+, concordaram no domingo em aumentar a produção de petróleo em 547.000 barris por dia para setembro, uma medida que vai acabar com o seu mais recente corte de produção antes do previsto.
Os futuros do petróleo Brent caíram 36 cêntimos, ou 0,5%, para $68,40 por barril, enquanto o petróleo americano West Texas Intermediate caiu 41 cêntimos para $65,88. Ambos os contratos caíram mais de 1% na segunda-feira, atingindo o seu valor mais baixo numa semana.
Indústria
– A Caterpillar registou um lucro inferior no segundo trimestre, devido à fraca procura de equipamento de construção e alertou para um impacto de até 1,5 mil milhões de dólares de custos relacionados com as tarifas dos EUA em 2025.
O lucro ajustado no segundo trimestre caiu para US $ 4,72 por ação, em comparação com US $ 5,99 um ano atrás. As suas vendas e receitas para o trimestre caíram 1% para 16,7 Mil milhões de dólares em relação ao ano anterior.
– A Hyundai Motor registou um declínio no lucro operacional do segundo trimestre na quinta-feira, uma vez que as tarifas dos EUA sobre veículos e peças começaram a pesar nos seus resultados e alertou para um impacto maior no trimestre atual. A Hyundai, que juntamente com a afiliada Kia é o terceiro maior grupo automóvel do mundo em termos de vendas, registou um lucro operacional de 3,6 biliões de won (2,64 mil milhões de dólares) para o período de abril a junho, uma queda de 16% em relação aos 4,28 biliões de won do mesmo período do ano anterior. O resultado é comparado com a estimativa de 3,5 biliões de won da LSEG SmartEstimate, elaborada por 22 analistas. A Hyundai Motor disse que as suas receitas aumentaram 7% em relação ao ano anterior para 48,3 biliões de won, contra o consenso dos analistas de 47 biliões de won.
Media e Entretenimento
– A Fox Corp superou as estimativas de Wall Street para receitas e lucros trimestrais na terça-feira, impulsionada por um aumento na publicidade, taxas de afiliados e crescimento contínuo no seu serviço de streaming gratuito suportado por publicidade, Tubi.
A receita total da Fox aumentou 6,3%, para 3,29 mil milhões de dólares no quarto trimestre, superando as estimativas de 3,12 mil milhões de dólares, de acordo com dados compilados pela LSEG.
A empresa também registou um aumento de quase 7% na receita da sua unidade de programação de rede por cabo, para 1,53 mil milhões de dólares, numa altura em que os clientes estão a mudar para o streaming digital.
O lucro ajustado atribuível aos acionistas da Fox foi de 1,27 dólares por ação, em comparação com as estimativas de 99 cêntimos.
Tecnologia
– As acções da Palantir Technologies subiram 5% no pré-mercado na terça-feira, depois de a empresa ter aumentado a sua previsão de receitas anuais pela segunda vez este ano, apostando na forte procura dos seus serviços relacionados com a IA por parte de governos e empresas.
A empresa projectou receitas no intervalo de 4,14 a 4,15 milhões de dólares este ano, acima da sua previsão anterior de entre 3,89 e 3,90 mil milhões de dólares.
As vendas para o governo dos EUA aumentaram 53% para 426 milhões de dólares, representando mais de 42% da receita total do segundo trimestre de cerca de mil milhões de dólares.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 05 de Agosto de 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 05 de Agosto de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia)