Destaques do Dia – 06 Fev 26

Destaques dos Mercados e Economia – 06 Fev 26


Principais destaques do dia 06 Fevereiro 26, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados. 


Global

  • A média das ações do Nikkei do Japão subiu na sexta-feira, recuperando das perdas iniciais e ampliando os ganhos semanais, à medida que os investidores digeriram os resultados trimestrais das principais empresas e mantiveram cautela antes das eleições nacionais de domingo. Em contraste, as ações de Hong Kong caíram, enquanto os mercados da China continental tiveram desempenho misto, pressionados pela liquidação global de ações de tecnologia e pelas fortes quedas nos futuros da prata, que afetaram negativamente o sentimento dos investidores.
  • As ações europeias recuaram na sexta-feira e caminhavam para encerrar uma semana volátil, marcada pela cautela em relação às empresas de software e por uma série de resultados corporativos dececionantes, com destaque negativo para a montadora Stellantis.
  • Nos Estados Unidos, o Dow Jones Industrial Average ultrapassou pela primeira vez a marca histórica de 50.000 pontos, enquanto o S&P 500 fechou em forte alta, impulsionado pela disparada da Nvidia e de outros fabricantes de chips, apesar da queda da Amazon, após a empresa de cloud indicar um aumento significativo nos gastos com infraestrutura de IA.

Política

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou «apoio total» à primeira-ministra Sanae Takaichi antes das eleições nacionais no Japão, acrescentando que espera recebê-la na Casa Branca no mês seguinte. Primeira mulher a ocupar o cargo e conservadora inspirada em Margaret Thatcher, Takaichi é apontada pelas sondagens como favorita a uma vitória sólida da coligação governista, buscando legitimidade para planos de gastos que têm inquietado os investidores e para um reforço da defesa que pode agravar tensões com a China. O Partido Liberal Democrático e o parceiro Ishin poderão conquistar cerca de 300 das 465 cadeiras da Câmara dos Deputados, um aumento relevante face à maioria mínima atual.

Bancos Centrais

  • Responsáveis do Banco Central Europeu afirmaram que a política monetária é adequada às atuais perspetivas de inflação, mas alertaram para o risco de um enfraquecimento excessivo do crescimento dos preços, defendendo prontidão para agir se necessário. O BCE manteve as taxas de juro inalteradas, reiterando que as perspetivas permanecem praticamente inalteradas e que a inflação deverá regressar ao objetivo de 2% a médio prazo, após a queda já antecipada para este ano. «Estamos no caminho certo», afirmou José Luis Escrivá, presidente do banco central espanhol.

Macroeconomia

  • A economia do Japão deverá ter regressado ao crescimento nos últimos três meses de 2025, apoiada por forte investimento corporativo e consumo resiliente, segundo pesquisa da Reuters. O PIB real terá crescido 1,6% em termos anualizados no quarto trimestre, após uma contração de 2,3% no trimestre anterior, o maior recuo em dois anos. Sem anualização, o crescimento de outubro a dezembro é estimado em 0,4%.

Mercados Globais

Aeroespacial e Defesa

  • A norueguesa Kongsberg Gruppen reportou um aumento acima do esperado no lucro operacional do quarto trimestre e informou que a carteira de encomendas cresceu 11% nos últimos três meses de 2025. O lucro antes de juros e impostos subiu 42%, para 2,46 mil milhões de coroas norueguesas, superando as previsões de 2,07 mil milhões, reforçando a perceção de forte procura no setor de defesa.

Blockchain

  • A Bitcoin recuperou de uma mínima de 16 meses, depois de testar o nível-chave de 60.000 dólares, beneficiando de sinais iniciais de estabilização após a liquidação global de ações de tecnologia. A criptomoeda avançou 3,3%, para 65.198,20 dólares, após ter caído 5% e tocado 60.008,52 dólares no início da sessão.

Energia

  • Os preços do petróleo mantiveram-se praticamente estáveis, enquanto os investidores aguardavam desenvolvimentos nas negociações de alto risco entre Estados Unidos e Irão, em Omã, em meio a receios de novo conflito no Médio Oriente. O Brent subiu 0,1%, para 67,62 dólares por barril, e o WTI avançou igualmente 0,1%, para 63,36 dólares.

Saúde

  • As ações da Novo Nordisk subiram 5,4%, recuperando parte das perdas recentes, após a FDA comprometer-se a combater a comercialização em massa de medicamentos não aprovados. O movimento seguiu-se a uma queda de quase 8% no dia anterior, depois de a Hims and Hers Health lançar uma versão composta significativamente mais barata, a 49 dólares, do medicamento para perda de peso Wegovy, aprovado pela FDA.

Serviços Financeiros

  • A Societe Generale reportou uma queda acentuada nas receitas de negociação da banca de investimento, ofuscando um quarto trimestre acima das previsões e penalizando as ações. As vendas da divisão de banca de investimento recuaram 2,3%, para 2,41 mil milhões de euros, abaixo das expectativas, enquanto as receitas de FICC caíram 13,3%, contrastando com os ganhos registados por concorrentes europeus e norte-americanos.

Transportes

A Stellantis anunciou 22,2 mil milhões de euros em encargos ao rever em baixa as suas ambições em veículos elétricos, pressionando as ações num contexto de desaceleração da procura, tarifas, concorrência chinesa e menor apoio governamental, sobretudo nos Estados Unidos. As baixas contabilísticas incluem pagamentos em dinheiro de cerca de 6,5 mil milhões de euros, a serem distribuídos ao longo de quatro anos a partir de 2026, refletindo uma adoção mais lenta do que o esperado da mobilidade elétrica.


Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

Dados referentes ao período compreendido entre as 19h do dia anterior e as 19h do dia dos Destaques.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 06 de Fevereiro de 2026, formato “Geral”, atualizado com informações até 06 de Fevereiro. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia)

Avatar photo
About The Investment - Team 3359 Articles
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/