Destaques do Dia – 06 Nov 24

Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.  

Macroeconomia e Bancos Centrais

Ásia e Médio Oriente

  • Muitos dos responsáveis políticos do Banco do Japão concordaram que a economia estava a fazer progressos no sentido de cumprir as condições necessárias para aumentar as taxas de juro, embora tenham apoiado uma pausa até que as incertezas do mercado global diminuíssem, segundo as atas da reunião de setembro.

Europa e Rússia

  • O crescimento da zona euro pode ser mais fraco do que se pensava e novas barreiras ao comércio mundial podem conduzir a um círculo vicioso de guerra comercial com consequências terríveis para a economia, afirmou na quarta-feira o Vice-Presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos.

América do Norte

  • Donald Trump ganha a eleição nos EUA e abre uma nova era de incertezas e políticas protecionistas que vai levar a guerras comerciais e aumento da inflação.

Mercado de Dívida

América do Norte

  • Os títulos do Tesouro dos Estados Unidos caíram acentuadamente na quarta-feira, impulsionando os rendimentos para máximos de vários meses, à medida que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais acendia as apostas em mudanças na política económica que vão levar ao aumento do défice e a inflação.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • A Toyota Motor registou na quarta-feira a sua primeira queda nos lucros trimestrais em dois anos, uma vez que as vendas mais fracas e os problemas de produção em dois mercados cruciais, o Japão e os EUA, travaram a recente corrida recorde do construtor automóvel japonês.
  • A Honda Motor do Japão registou uma queda surpreendente de 15% no lucro operacional do segundo trimestre na quarta-feira, não correspondendo às expectativas dos analistas, uma vez que sofreu uma forte queda nas vendas na China.

Europa e Rússia

  • Na quarta-feira, a BMW registou uma queda de 61% nos lucros do terceiro trimestre, não correspondendo às expectativas dos analistas, devido à queda das vendas na China e a problemas com os travões, fazendo com que as suas ações atingissem o nível mais baixo em mais de dois anos e meio.
  • A Novo Nordisk divulgou na quarta-feira vendas trimestrais melhores do que o previsto do seu popular medicamento para perda de peso Wegovy, tranquilizando os investidores preocupados com o facto de o fabricante estar a perder a liderança no mercado de medicamentos para a obesidade, em rápido crescimento, para a rival norte-americana Eli Lilly.

América do Norte

  • As ações da Super Micro Computer caíram mais de 24% para atingir uma baixa de quase 18 meses na quarta-feira, com um cronograma pouco claro para seu relatório anual, juntamente com previsões trimestrais fracas, alimentando as preocupações dos investidores sobre o fabricante de servidores de IA.
  • A Qualcomm, fabricante de chips, previu na quarta-feira que as vendas e os lucros no trimestre atual iriam exceder as estimativas de Wall Street, uma vez que a empresa beneficia de uma onda de lançamentos de smartphones chineses emblemáticos, e as suas ações subiram 8,5% em negociações após fecho do mercado.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • O dólar subiu para um máximo de quatro meses na quarta-feira, depois de o republicano Donald Trump ter vencido as eleições presidenciais nos EUA, com políticas sobre imigração, impostos e comércio que deverão estimular o crescimento e a inflação nos EUA.

Mercado Mercadorias

Energia

  • O gás natural foi negociado em alta no início da quarta-feira, apesar das previsões pessimistas, com o furacão Rafael avançando em direção às plataformas de produção no Golfo do México.
  • Os stocks de petróleo bruto dos Estados Unidos aumentaram na semana passada devido à diminuição das exportações, enquanto os stocks de combustíveis também aumentaram devido à fraca procura, apesar do recorde de exportações de produtos, informou a Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos.

Mercado Cripto

Bitcoin

  • A euforia no Bitcoin é motivada pelas grandes promessas eleitorais de Trump. Ele quer estabelecer o Bitcoin como uma reserva estratégica nacional, demitir o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler e de forma aplicar uma política favorável ao mercado cripto. Enquanto uma vitória de Harris teria significado um revés de curto prazo para o Bitcoin de acordo com a maioria dos especialistas, as previsões da maioria dos especialistas são extremamente otimistas graças à vitória de Trump.


Visite o Disclaimer para mais informações.

Revisão: Sem Revisão 

Imagem do avatar
Sobre The Investment - Team 2482 artigos
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/