Destaques do Dia – 07 Nov 25

Destaques dos Mercados e Economia – 07 de novembro de 2025


Principais destaques do dia 07 Novembro 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados. 


Global

  • As exportações da China caíram 1,1% em outubro, o pior desempenho desde fevereiro, refletindo a forte dependência da economia chinesa dos consumidores americanos. O CSI300 e o Índice Composto de Xangai recuaram 0,3%, enquanto o Nikkei japonês caiu 1,2%, acumulando uma perda semanal de 4,1%, e o KOSPI da Coreia do Sul recuou 1,8%, com queda semanal de 3,7%.
  • Na Europa, o STOXX 600 caiu 0,3%, para 565,90 pontos, pressionado por preocupações com as elevadas avaliações do setor tecnológico, a incerteza política em França e receios sobre a dívida soberana. Analistas citam ainda a possibilidade de uma paralisação do governo dos EUA e comentários hawkish da Reserva Federal como fatores de tensão. Entre os destaques, as ações de tecnologia sofreram as maiores quedas, enquanto os fabricantes de equipamentos industriais como Legrand, Schneider Electric e Siemens Energy registaram perdas expressivas. O setor automóvel recuperou ligeiramente, beneficiando da expectativa de que a Nexperia retomasse envios de chips da China.
  • Nos EUA, a Nasdaq fechou em baixa, com os investidores a reagirem às preocupações económicas e à mais longa paralisação governamental da história, embora relatos de avanços no Congresso tenham atenuado as perdas no final da sessão.

Política

  • O governo dos EUA impôs cortes de até 10% nos voos domésticos até 14 de novembro, alegando riscos à segurança do controlo aéreo devido à paralisação governamental recorde. Inicialmente, 4% dos voos foram cancelados em 40 aeroportos, incluindo cerca de 700 voos das principais companhias, American Airlines, Delta, Southwest e United, podendo o número aumentar progressivamente caso o impasse político persista.

Bancos Centrais

  • O presidente do Federal Reserve de Nova Iorque, John Williams, indicou que a instituição poderá retomar a compra de obrigações e encurtar a duração das suas posições de dívida à medida que o nível das reservas se aproxima do que considera “amplo”. Williams afirmou que o balanço do Fed poderá voltar a crescer “em breve”, face às recentes pressões no mercado de recompra e sinais de transição das reservas de abundantes para amplas.

Macroeconomia

  • O mercado de trabalho do Canadá surpreendeu positivamente em outubro, com 66.600 novos empregos líquidos e uma queda da taxa de desemprego de 7,1% para 6,9%, revertendo as perdas dos meses anteriores.
  • Nos EUA, a confiança do consumidor caiu para 50,3 pontos em novembro, o nível mais baixo desde junho de 2022, refletindo preocupações com os impactos económicos da prolongada paralisação governamental.

Mercados Globais

Aeroespacial e Defesa

  • A Hensoldt reportou um aumento de 8,7% nas encomendas nos primeiros nove meses de 2025, totalizando 2,02 mil milhões de euros, e uma carteira recorde de 7,1 mil milhões de euros, apoiada pela forte procura por sensores e optrónica.

Blockchain

  • O mercado apresentou sinais de enfraquecimento técnico, com uma “bolha de ar” abaixo dos 93.000 dólares, indicando falta de suporte e risco de liquidações adicionais, podendo levar os preços à faixa dos 70.000 dólares.

Energia

  • O petróleo Brent subiu 0,9%, para 63,93 dólares, e o WTI avançou 1%, para 60,03 dólares, mas ambos mantêm trajetória de segunda semana consecutiva de perdas, pressionados por preocupações com excesso de oferta e menor procura nos EUA.

Media e Entretenimento

  • A News Corp superou expectativas ao registar receitas de 2,14 mil milhões de dólares no primeiro trimestre, impulsionadas pelos segmentos Dow Jones e serviços imobiliários digitais, acima dos 2,10 mil milhões esperados pelos analistas.

Saúde

  • As ações da Novo Nordisk caíram 3%, após a empresa e a Eli Lilly acordarem com o governo dos EUA a redução dos preços dos medicamentos GLP-1 (Wegovy e Zepbound) para 149 a 350 dólares mensais, contra os anteriores 500 a 1.000 dólares, assegurando ainda isenção de tarifas por três anos.

Serviços Financeiros

  • A KKR reportou um lucro líquido ajustado de 1,27 mil milhões de dólares (1,41 por ação), superando as previsões de 1,17 mil milhões, impulsionada pela forte captação na unidade de seguros e crédito.

Transporte

  • A Honda Motor reduziu em 21% a previsão de lucro anual, de 700 para 550 mil milhões de ienes (3,65 mil milhões de dólares), citando custos com veículos elétricos, queda nas vendas na Ásia e escassez de chips Nexperia. O lucro operacional trimestral caiu 25%, para 194 mil milhões de ienes, face aos 257,9 mil milhões do ano anterior.

Tecnologia

  • A Nexperia retomou parcialmente o fornecimento de chips essenciais, após sinais de distensão nas tensões entre Holanda e China. Autoridades alemãs saudaram o avanço, destacando a importância das negociações para estabilizar a indústria automóvel europeia.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

Dados referentes ao período compreendido entre as 19h do dia anterior e as 19h do dia dos Destaques.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 07 de Novembro de 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 07 de Novembro. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia)

Avatar photo
About The Investment - Team 2911 Articles
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/