
Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Macroeconomia e Bancos Centrais
Ásia e Médio Oriente
- O Banco Central Europeu deve ser cauteloso em relação a novos cortes nas taxas de juro, uma vez que a inflação ainda não foi ultrapassada, disse o governador do banco central austríaco, Robert Holzmann, numa entrevista publicada na segunda-feira pelo Sueddeutsche Zeitung.
Europa e Rússia
- As encomendas à indústria alemã caíram significativamente mais do que o esperado em agosto, aumentando os sinais de que a produção da maior economia da Europa não irá recuperar nos próximos meses. As encomendas caíram 5,8% em relação ao mês anterior, numa base corrigida de sazonalidade e de calendário, informou o instituto federal de estatística na segunda-feira.
- O Banco Central Europeu deve ser cauteloso em relação a novos cortes nas taxas de juro, uma vez que a inflação ainda não foi ultrapassada, disse o governador do banco central austríaco, Robert Holzmann, numa entrevista publicada na segunda-feira pelo Sueddeutsche Zeitung.
Mercado de Dívida
Europa e Rússia
- O rendimento de referência do Tesouro dos EUA a 10 anos ultrapassou os 4% pela primeira vez em mais de dois meses na segunda-feira, enquanto uma parte amplamente observada da curva de rendimentos se inverteu brevemente, com os mercados a reduzirem as apostas de outro corte de taxas de grande dimensão, na sequência do forte relatório de sexta-feira sobre o emprego nos EUA.
América do Norte
- As taxas de rendibilidade das obrigações do Tesouro da Zona Euro subiram na segunda-feira, juntando-se a um forte salto no final da semana passada, na sequência de dados do mercado de trabalho dos EUA mais fortes do que o previsto, que os investidores pensam que permitirão à Reserva Federal abrandar o seu ritmo de flexibilização.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- A Samsung Electronics deverá registar um aumento de mais de quatro vezes nos lucros trimestrais na terça-feira, devido à melhoria da procura de chips, mas o ritmo da sua recuperação está a enfraquecer, uma vez que é lenta a aproveitar o boom da inteligência artificial.
Europa e Rússia
- A empresa alemã Thyssenkrupp disse na segunda-feira que está a rever os seus planos para a produção de aço verde, lançando dúvidas sobre as suas ambições de utilizar o hidrogénio no seu esforço para descarbonizar aquele que é um dos processos industriais mais poluentes.
- As margens de lucro de refinação da Shell caíram drasticamente no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores, à medida que a procura global diminuiu, enquanto os lucros do comércio de produtos petrolíferos também enfraqueceram, disse a empresa na segunda-feira.
América do Norte
- O Lucid Group superou as expectativas do mercado para as entregas do terceiro trimestre na segunda-feira, uma vez que os descontos e as opções de financiamento mais baratas para os seus veículos elétricos de luxo impulsionaram a procura numa economia incerta.
- A Boeing e o seu maior sindicato afirmaram na sexta-feira que as negociações contratuais serão retomadas a 7 de outubro, numa altura em que ambas as partes procuram chegar a um acordo para pôr fim à greve de cerca de 33 000 trabalhadores das fábricas da Boeing na costa oeste dos EUA.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar dos E.U.A. esteve perto de um máximo de sete semanas, na segunda-feira, com os investidores a reavaliarem as suas posições após os fortes dados da semana passada sobre o emprego nos E.U.A. e com os receios de que as tensões no Médio Oriente se transformem num conflito mais alargado, o que levou a ofertas de portos seguros.
Mercado Mercadorias
Energia
- Os preços do petróleo subiram mais de 3% na segunda-feira, com o Brent a ultrapassar os 80 dólares por barril, pela primeira vez desde agosto, com o aumento do risco de uma guerra no Médio Oriente a sacudir os investidores de posições de baixa recorde acumuladas no mês passado.
Mercado Cripto
Bitcoin
- Bitcoin em dia de ligeiros ganhos com o mercado cripto a manter algum apetite ao risco. Este apetite ao risco tem sido estimulado nos meios focados em cripto e por pessoas como Saylor. Os riscos continuam elevados para qualquer ativo de risco.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Revisão: Revisão v1 – 07 out 24 23:52