
Principais destaques do dia 09 Dezembro 2024, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Política e Política Monetária
Política Monetária
- A China anunciou a sua primeira flexibilização significativa da política monetária em 14 anos, com o Politburo a adotar uma abordagem “adequadamente flexível” para 2025. A política fiscal também será mais proativa, num esforço para estimular o crescimento económico.
- A Reserva Federal de Nova Iorque revelou que os consumidores americanos esperam níveis mais altos de inflação nos próximos anos, refletindo uma perceção de aumento contínuo dos preços.
Macroeconomia
Ásia e Médio Oriente
- A economia japonesa cresceu mais rapidamente do que inicialmente reportado no terceiro trimestre de 2024, graças a revisões positivas no investimento de capital e nas exportações, aumentando as expectativas de um possível aumento das taxas de juro pelo Banco do Japão.
- A inflação na China caiu para o nível mais baixo em cinco meses, com preços de alimentos frescos em queda e persistência de deflação nas fábricas. Este cenário aponta para desafios na eficácia das medidas de estímulo económico recentes.
Mercado de Dívida
América do Norte
- Os rendimentos do Tesouro dos EUA subiram na segunda-feira, com investidores a anteciparem dados cruciais de inflação esta semana, fundamentais para determinar a trajetória de cortes de taxas pela Reserva Federal na próxima reunião.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- A BYD superou a meta anual de vendas e ultrapassou concorrentes como Ford e Honda, ganhando quota de mercado no mês de maior crescimento automóvel na China em 2024.
Europa e Rússia
- A Equinor concluiu a venda de ativos na Nigéria e no Azerbaijão por até 2 mil milhões de dólares, alinhando-se à sua estratégia de otimização de portfólio e reforçando o fluxo de caixa no quarto trimestre.
- As ações da CompuGroup Medical dispararam 30% após a oferta de aquisição da CVC Capital Partners, avaliada em 1,14 mil milhões de euros. A proposta oferece um prémio de 51% sobre o preço médio das ações nos últimos três meses.
América do Norte
- A Oracle não atingiu as expectativas de Wall Street para receita e lucro no segundo trimestre, devido à forte concorrência e cortes nos gastos corporativos em serviços de base de dados e nuvem.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar australiano valorizou-se 0,82% face ao dólar americano, enquanto o dólar neozelandês subiu 0,58%, impulsionados pela flexibilização monetária anunciada pela China para estimular o crescimento.
Minor Currencies
- O rublo russo recuperou terreno face ao dólar americano, mas perdeu força contra o yuan chinês. A moeda continua a estabilizar após quedas acentuadas provocadas por sanções financeiras dos EUA no final de novembro.
Mercado de Mercadorias
Energia
- Os futuros de gás natural dos EUA subiram mais de 3%, atingindo máximos de uma semana, devido a previsões de clima mais frio que devem aumentar a procura de aquecimento.
- Os preços do petróleo subiram mais de 1% com o aumento de tensões geopolíticas após a queda do presidente sírio Bashar al-Assad e o anúncio de medidas monetárias mais flexíveis por parte da China.
Mercado Cripto
Bitcoin
- Dados da CoinGlass indicam que as liquidações no mercado cripto atingiram 1,5 mil milhões de dólares nas últimas 24 horas, com cerca de 900 milhões registados apenas na última hora. Mais de 500.000 traders foram impactados.
Altcoins
- Altcoins sofreram perdas significativas, com algumas a registar quedas de dois dígitos, incluindo WIF, TIA, FIL, APT e LTC, destacando a volatilidade crescente no mercado.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 09 Dezembro 2024, formato “Geral”, atualizado com informações até 09 de Dezembro de 2024. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)