Destaques do Dia – 09 Jun 25

Principais destaques do dia 09 Junho 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.    


Macroeconomia

  • O crescimento das exportações da China abrandou em maio para o nível mais baixo dos últimos três meses, com as tarifas impostas pelos EUA a afetarem significativamente as remessas. Simultaneamente, a deflação nos preços à saída da fábrica aprofundou-se para o pior registo em dois anos, aumentando a pressão sobre a segunda maior economia do mundo tanto no plano externo como interno.
    Os dados divulgados na segunda-feira pelo Gabinete Nacional de Estatísticas revelaram que tanto os preços ao produtor como os preços ao consumidor acentuaram as pressões deflacionárias durante o mês.

Mercados Globais

Aeroespacial e Defesa

  • Um novo Boeing 737 MAX voltou a aterrar na China na segunda-feira, segundo dados de rastreamento de voos, sinalizando o reinício das entregas da empresa americana a clientes chineses, num contexto de abrandamento na disputa comercial entre Pequim e Washington.
    A Boeing tinha interrompido as entregas em abril, quando as tensões comerciais se intensificaram, mas anunciou no final de maio que iria retomar as entregas em junho após um alívio temporário das tarifas por um período de 90 dias.

Consumo

  • A Starbucks China anunciou uma redução média de 5 yuan (cerca de 0,70 dólares) nos preços de algumas bebidas geladas, a partir de terça-feira, numa tentativa de reagir ao aumento da concorrência e à crescente cautela dos consumidores.
    A cadeia americana indicou, numa publicação na rede social Weixin, que os novos preços mais “acessíveis” abrangem dezenas de bebidas, incluindo opções sem café e a linha Frappuccino.
    Apesar de a China ser o segundo maior mercado da Starbucks, a conjuntura económica mais fraca e a preocupação com o emprego têm levado os consumidores a moderar os seus gastos.

Energia

  • Os preços do petróleo caíram na segunda-feira em reação aos dados económicos fracos da China, embora tenham conseguido manter grande parte dos ganhos obtidos na semana anterior.
    Os investidores permanecem atentos às negociações comerciais agendadas para Londres entre os EUA e a China, previstas para o final do dia, na esperança de que um eventual acordo impulsione a economia global e a procura por combustível.

Media

  • A Warner Bros Discovery anunciou na segunda-feira a sua intenção de dividir-se em duas entidades distintas: uma focada nos serviços de streaming e produção de estúdios, e outra dedicada às marcas de entretenimento, desporto e informação.

Saúde

  • O UnitedHealth Group está a considerar várias propostas para vender as suas operações na América Latina, segundo fontes próximas do processo, numa altura em que a empresa enfrenta uma sucessão de crises internas.
    Depois de erros sem precedentes, incluindo a saída do CEO e uma investigação criminal relacionada com questões contabilísticas, a seguradora americana acelerou os esforços para alienar a Banmedica.
    A intenção de sair da região já remonta a 2022, mas os acontecimentos recentes aumentaram a urgência do processo de desinvestimento.

Tecnologia

  • A Qualcomm anunciou na segunda-feira a aquisição da empresa britânica de semicondutores Alphawave por cerca de 2,4 mil milhões de dólares, como parte da sua estratégia para reforçar as capacidades em inteligência artificial.
    Os acionistas da Alphawave receberão 183 pence por ação, um prémio de quase 96% face ao preço anterior à divulgação do interesse da Qualcomm. As ações subiram 22% no início da sessão em Londres, aproximando-se do valor da oferta.
    A compra insere-se numa tendência crescente de empresas norte-americanas adquirirem ativos britânicos, aproveitando as avaliações mais baixas e o fraco dinamismo económico do Reino Unido.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 09 Junho 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 09 de Junho de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)