Destaques do Dia – 10 Out 24

Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.  

Macroeconomia e Bancos Centrais

Ásia e Médio Oriente

  • Na quinta-feira, o vice-governador do Banco do Japão, Ryozo Himino, afirmou que o banco central irá ponderar a possibilidade de aumentar as taxas de juro caso o conselho de administração adquira “maior confiança” na concretização das suas previsões económicas e de preços.

Europa e Rússia

  • Na quinta-feira, o Vice-Presidente do SNB (Banco Nacional Suíço), Antoine Martin, indicou que o banco poderá considerar a redução das taxas de juro ainda este ano, citando o crescimento económico moderado do país e a baixa inflação como fatores relevantes para essa decisão.

América do Norte

  • Em setembro, os preços ao consumidor nos EUA registaram um aumento ligeiramente superior ao esperado, impulsionado pelo crescimento dos custos dos produtos alimentares. No entanto, o aumento anual da inflação foi o mais baixo em mais de três anos e meio, o que mantém a Reserva Federal na trajetória de possíveis reduções nas taxas de juro no próximo mês.

Mercado de Dívida

Europa e Rússia

  • ­Na quinta-feira, os rendimentos das obrigações do Tesouro da zona euro reduziram o ritmo de subida após os dados económicos dos EUA levarem os investidores a aumentar, ainda que de forma modesta, as expectativas de cortes nas taxas de juro da Reserva Federal. Embora os preços no consumidor nos EUA tenham subido ligeiramente acima do esperado em setembro, o aumento anual registou o valor mais baixo dos últimos três anos e meio.

América do Norte

  • Na quinta-feira, os rendimentos do Tesouro dos EUA apresentaram um comportamento misto em meio a negociações voláteis. As taxas de curto prazo caíram, enquanto as de longo prazo subiram, em reação aos dados que revelaram um aumento nos pedidos semanais de seguro-desemprego. Além disso, a inflação anual registou o seu menor aumento desde fevereiro de 2021, refletindo uma desaceleração no ritmo de crescimento dos preços.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • A Tata Consultancy Services, a principal empresa de serviços de TI da Índia, superou as estimativas de receitas do segundo trimestre na quinta-feira, uma vez que o sector bancário, a sua maior atividade, registou um crescimento marginal.
  • O Grupo Adani, da Índia, anunciou planos para construir 10 gigawatts de projetos hidroelétricos no estrangeiro nos próximos anos, de acordo com quatro fontes próximas dos planos que falaram à Reuters. Esta iniciativa visa ajudar o conglomerado a alcançar o seu objetivo de emissões líquidas zero de carbono até 2050.

Europa e Rússia

  • Na quinta-feira, a companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair anunciou que irá reduzir em 12% o seu tráfego através dos aeroportos alemães, cumprindo assim as ameaças de diminuir a sua presença no país devido a algumas das taxas de localização mais elevadas da Europa.
  • Na quinta-feira, a BMW e a Mercedes informaram que a fraca procura e a forte concorrência na China impactaram negativamente as suas vendas no terceiro trimestre. O sector automóvel alemão enfrenta uma série de desafios, incluindo elevados custos de produção, a transição para veículos elétricos, a diminuição da procura e a crescente concorrência chinesa. Esses problemas foram recentemente evidenciados por uma campanha de redução de custos da Volkswagen, o maior fabricante de automóveis da Europa, que considera encerrar fábricas na Alemanha pela primeira vez. No trimestre de julho a setembro, as vendas da BMW caíram 13%, enquanto a Mercedes registou uma queda de 3%.

América do Norte

  • A Advanced Micro Devices (AMD) anunciou na quinta-feira que pretende iniciar a produção em massa de uma nova versão do seu chip de inteligência artificial, o MI325X, no quarto trimestre deste ano. Esta iniciativa faz parte dos esforços da empresa para fortalecer a sua linha de chips de IA num mercado amplamente dominado pela Nvidia.
  • Na quinta-feira, a Delta Air Lines previu receitas trimestrais significativamente abaixo das expectativas, prevendo uma desaceleração nas despesas com viagens devido à aproximação das eleições presidenciais nos EUA. Esta previsão resultou numa queda de 6,3% nas suas ações antes do início da sessão.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • Na quinta-feira, o dólar canadiano caiu pelo sétimo dia consecutivo em relação ao dólar norte-americano, enquanto os investidores avaliavam as perspetivas da Reserva Federal em relação à suspensão dos cortes nas taxas de juro. Além disso, aguardavam os dados do emprego nacional, que podem influenciar as apostas sobre as expectativas do Banco do Canadá.

Mercado Mercadorias

Energia

  • Na quinta-feira, os preços do petróleo subiram cerca de 4%, impulsionados por um aumento no consumo de combustível nos EUA antes da passagem do furacão Milton pela Flórida, juntamente com os riscos de abastecimento no Médio Oriente. Além disso, surgiram sinais de que a procura de energia pode crescer tanto nos EUA como na China, reforçando ainda mais a pressão sobre os preços.

Mercado Cripto

Bitcoin

  • A Spot On Chain revelou que um grande investidor depositou 1.500 BTC numa exchange de criptomoedas nas últimas 30 horas, com um valor estimado de venda de cerca de 92,95 milhões de dólares. A baleia comprou estas moedas a um preço médio de 64.434 dólares, mas está a vendê-las por apenas 61.965 dólares. Alguns podem interpretar esta ação como uma venda em pânico, já que o investidor está a desfazer-se das suas participações com perdas. Também é possível que a baleia esteja a antecipar uma queda nos preços, diminuindo as suas participações para evitar perdas maiores. Embora a motivação exata não possa ser confirmada, esta venda pode dificultar uma recuperação dos preços do BTC.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Revisão: Sem Revisão 

Imagem do avatar
Sobre The Investment - Team 2479 artigos
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/