Destaques do Dia – 11 Nov 24

Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.  

Macroeconomia e Bancos Centrais

Ásia e Médio Oriente

  • Os preços no consumidor na China aumentaram ao ritmo mais lento dos últimos quatro meses em outubro, enquanto a deflação dos preços no produtor se agravou, revelaram os dados no sábado, apesar de Pequim ter redobrado os estímulos para apoiar a economia em recessão.

Europa e Rússia

  • O Banco Nacional Suíço (SNB) não está decidido a proceder a mais cortes nas taxas de juro em dezembro, afirmou o vice-presidente Antoine Martin numa entrevista publicada na segunda-feira, apesar dos comentários anteriores de que poderia reduzir os custos dos empréstimos depois de combater a inflação.

América do Norte

  • Poucas semanas após a eleição de Donald Trump em 2016, os decisores políticos da Reserva Federal dos Estados Unidos começaram a ponderar o impacto dos cortes fiscais e das tarifas previstos na economia, fazendo estimativas aproximadas do que estava para vir, tendo alguns deles concluído que poderiam ser necessárias taxas de juro mais elevadas para manter a inflação sob controlo.

Mercado de Dívida

Europa e Rússia

  • ­Os rendimentos das obrigações do Tesouro da zona euro caíram na segunda-feira, com os investidores a avaliarem as ramificações do segundo mandato presidencial de Donald Trump nos EUA e o colapso do governo alemão na semana passada.

Mercado Acionista

Europa e Rússia

  • A Saab fez uma oferta à Colômbia para a compra de um número não revelado de caças Gripen e está a analisar um potencial acordo para a venda dos jatos ao Peru, disse o CEO da empresa sueca de defesa à Reuters na segunda-feira.
  • A Continental, fornecedora alemã do sector automóvel e industrial, cortou a sua orientação anual de vendas pela segunda vez este ano, na segunda-feira, citando a fraca procura industrial na Europa e na América do Norte, mas superou as expectativas de lucro do terceiro trimestre.

América do Norte

  • As ações da AbbVie caíram mais de 12% na segunda-feira, depois de um medicamento experimental para a esquizofrenia que a empresa adquiriu no ano passado ter falhado em dois estudos intercalares, alargando a liderança da rival Bristol Myers Squibb no mercado de novos tratamentos para a doença.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • O euro caiu para o seu nível mais baixo em quase sete meses em relação ao dólar dos EUA na segunda-feira, pressionado pelas preocupações dos investidores sobre possíveis tarifas da nova administração da Casa Branca, que poderiam prejudicar a economia da zona euro.

Mercado Mercadorias

Energia

  • Os preços do petróleo caíram mais de 2% na segunda-feira, depois de o último plano de estímulo da China ter desiludido os investidores que procuravam um aumento da procura no segundo maior consumidor de petróleo do mundo, enquanto a oferta parecia destinada a aumentar em 2025.
  • Mais de um quarto da produção de petróleo e 16% da produção de gás natural do Golfo do México permaneceram offline na sequência da tempestade Rafael, informou no domingo a entidade reguladora da energia offshore dos EUA.

Mercado Cripto

Bitcoin

  • O Bitcoin subiu para um recorde acima de US $ 81,000 na segunda-feira, com a expetativa de que as criptomoedas cresçam em um ambiente regulatório favorável após a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA e candidatos pró-cripto ao Congresso.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

Revisão: Sem Revisão

Imagem do avatar
Sobre The Investment - Team 2482 artigos
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/