Destaques do Dia – 13 Nov 24

Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.  

Macroeconomia e Bancos Centrais

Europa e Rússia

  • A agenda económica do Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, corre o risco de fazer regressar à inflação aos Estados Unidos e de prejudicar o crescimento económico a nível mundial, afirmou na quarta-feira o presidente do Banco de França e membro do Banco Central Europeu (BCE), François Villeroy de Galhau.
  • A inflação elevada na Grã-Bretanha não foi vencida e é mais provável que ultrapasse as previsões do Banco de Inglaterra a médio prazo do que as subjacentes, afirmou na quarta-feira Catherine Mann, responsável pela fixação das taxas de juro do Banco de Inglaterra.

América do Norte

  • Os preços no consumidor nos EUA aumentaram, como esperado, em outubro, devido ao aumento dos custos de habitação, como as rendas, e os progressos no sentido de uma inflação baixa abrandaram desde meados do ano, o que poderá resultar em menos cortes nas taxas de juro por parte da Reserva Federal no próximo ano.

Mercado de Dívida

Europa e Rússia

  • ­O rendimento das obrigações do Tesouro a cinco anos do Japão atingiu um máximo de 15 anos na quarta-feira, com o enfraquecimento do iene a acelerar as apostas de que o Banco do Japão irá aumentar as taxas de juro.

América do Norte

  • A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais obrigou os estrategas das obrigações a alterarem significativamente as suas perspetivas, no sentido de aumentarem as taxas de rendibilidade do Tesouro a prazos mais longos, segundo uma sondagem da Reuters, à medida que aumenta o risco de um ressurgimento da inflação nos EUA.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • A gigante tecnológica chinesa Tencent Holdings registou na quarta-feira um aumento de 8% nas receitas do terceiro trimestre, prolongando a dinâmica do seu negócio de jogos, enquanto o crescimento dos seus segmentos de fintech abrandou no meio dos ventos contrários da economia chinesa.

Europa e Rússia

  • Os lucros da Porsche SE após impostos caíram um terço, para 2,5 mil milhões de euros (2,65 mil milhões de dólares), nos primeiros nove meses de 2024, disse na quarta-feira, devido aos investimentos da holding nos fabricantes de automóveis Porsche AG e Volkswagen.
  • Dois dos maiores intervenientes mundiais no sector das energias renováveis alertaram, na quarta-feira, para os desafios que se colocam ao sector eólico offshore dos Estados Unidos sob uma presidência liderada por Donald Trump, assinalando potenciais atrasos para a tecnologia criticada pelo presidente eleito.

América do Norte

  • A Spirit Airlines está a discutir de forma construtiva com os seus credores e continua a explorar alternativas estratégicas para melhorar a sua liquidez, informou esta transportadora aérea de baixo custo na terça-feira.
  • As ações da Rivian subiram mais de 15% na quarta-feira, depois de o fabricante de veículos elétricos ter anunciado um investimento de 5,8 mil milhões de dólares do fabricante alemão de automóveis Volkswagen, no âmbito da sua empresa comum.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • O dólar americano avançou perto de uma alta de sete meses contra as principais moedas na quarta-feira, depois que os dados mostraram que a inflação dos EUA para outubro aumentou em linha com as expectativas, sugerindo que a Reserva Federal vai continuar a cortar as taxas.

Mercado Mercadorias

Energia

  • O petróleo recuperou-se na quarta-feira com a cobertura de posições vendidas, depois que os preços caíram perto de uma baixa de duas semanas na sessão anterior, com a previsão de corte da procura da OPEC+, enquanto o dólar atingiu uma alta de sete meses, limitando os ganhos do petróleo.

Metais

  • Os preços do ouro aumentaram as suas perdas pela quarta sessão consecutiva, na quarta-feira, devido a um dólar mais forte e rendimentos elevados das obrigações, na sequência da notícia de que os preços do consumidor dos EUA em outubro aumentaram como esperado.

Mercado Cripto

Bitcoin

  • O Bitcoin ultrapassou o nível de $ 90,000 na quarta-feira, já que sua alta não mostrou sinais de abrandamento nas expectativas de que Donald Trump como presidente dos EUA será um benefício para as criptomoedas.
  • Mike Novogratz, o fundador da empresa de pesquisa e investimento em cripto Galaxy Digital, acredita que há uma “baixa probabilidade” de que o presidente eleito Trump estabeleça um Bitcoin reserva estratégica durante o seu mandato.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

Revisão: Sem Revisão

Imagem do avatar
Sobre The Investment - Team 2482 artigos
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/