Destaques do Dia – 14 Jul 25

Principais destaques do dia 14 Julho 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados. 


Global

  • Os mercados globais recuaram na segunda-feira, pressionados por novas ameaças de tarifas de Donald Trump, que anunciou tarifas de 30% sobre importações da UE e do México a partir de 1 de agosto.
    Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq caíram 0,3%, enquanto o MSCI World cedeu 0,1% e o STOXX 600 europeu recuou 0,4%. O FTSE 100 contrariou a tendência com uma subida de 0,4%.
    As yields das obrigações alemãs a 10 anos subiram para 4,60%, enquanto as JGB do Japão também avançaram, refletindo receios de aumento da despesa pública após as eleições.
    Os Treasuries norte-americanos a 10 anos mantiveram-se em 4,41%, com os mercados a anteciparem maior flexibilização monetária em 2026.
    O euro estabilizou em $1,1694, o dólar caiu 0,2% face ao iene e subiu 0,27% face ao peso mexicano, com expectativa de um acordo com o México até agosto.
    O Bitcoin atingiu novo recorde nos $123.153, impulsionado por expectativas de avanços regulatórios nos EUA.
    O ouro valorizou 0,5% para $3.371 por onça e o Brent subiu para $71,40 por barril, com o mercado atento a possíveis sanções adicionais dos EUA contra a Rússia.

Política

  • A União Europeia e a Coreia do Sul estão a negociar com a administração Trump para evitar o impacto das tarifas de 30% sobre as importações, com entrada em vigor prevista para 1 de agosto.
    Trump ameaçou ainda com medidas semelhantes para Japão e outras potências asiáticas, após considerar insuficientes as propostas comerciais recebidas até agora, segundo o conselheiro Kevin Hassett.

Macroeconomia

  • A inflação retalhista anual da Índia abrandou para 2,10% em junho, o nível mais baixo em mais de seis anos, devido à queda contínua nos preços alimentares.
    O valor ficou abaixo da estimativa de 2,5% dos economistas inquiridos pela Reuters, depois de 2,82% em maio, reforçando argumentos para novos cortes de taxas pelo banco central.

Mercados Globais

Blockchain

  • O Bitcoin ultrapassou os $120.000, um marco para a criptomoeda, impulsionado por esperanças políticas de avanços regulatórios esta semana.
    A Câmara dos Representantes dos EUA debaterá vários projetos de lei para criar um quadro legal claro para os ativos digitais, enquanto Trump continua a posicionar-se como “presidente cripto” e a pressionar por reformas favoráveis ao setor.

Energia

  • Moçambique está pronto para retomar o megaprojeto de LNG da TotalEnergies, avaliado em 20 mil milhões de dólares, segundo o ministro da Energia, citado pela Lusa.

Indústria

  • A Volvo Cars vai registar uma imparidade de 1,2 mil milhões de dólares no 2.º trimestre, relacionada com os modelos ES90 e EX90, devido a atrasos e impacto das tarifas nos EUA e Europa.
    A empresa, detida pela Geely Holding chinesa, afirma que não consegue vender de forma rentável o ES90 nos EUA, e as margens na Europa também estão sob pressão.

Saúde

  • A AstraZeneca anunciou resultados positivos para o seu medicamento experimental baxdrostat, que reduziu significativamente a tensão arterial em doentes com hipertensão resistente, num ensaio clínico de fase avançada.

Serviços Financeiros

  • A especulação sobre a compra do Northern Trust reacendeu o interesse em fusões entre bancos de Wall Street e instituições regionais, alimentando conversas exploratórias.
    Segundo executivos do setor, esta mudança de atitude deve-se à abertura da administração Trump, após oposição generalizada aos grandes negócios sob Biden.

Tecnologia

Mark Zuckerberg anunciou que a Meta Platforms vai investir centenas de mil milhões de dólares em centros de dados de IA, com o objetivo de desenvolver superinteligência artificial.
A Meta tem liderado uma guerra por talentos no sector, oferecendo pacotes salariais multimilionários para acelerar o progresso em tecnologias que ultrapassem as capacidades humanas.


Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 14 Julho 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 14 de Julho de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)