Destaques do Dia – 14 Nov 24

Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.  

Macroeconomia e Bancos Centrais

Europa e Rússia

  • A economia da zona euro será atingida por tarifas da nova administração Trump no início do próximo ano, de acordo com a maioria dos economistas inquiridos pela Reuters, o que garantirá uma série de cortes nas taxas de juro do Banco Central Europeu.

América do Norte

  • Os preços no produtor dos EUA subiram em outubro, impulsionados pelo aumento dos custos de serviços como a gestão de carteiras e as tarifas aéreas, outro sinal de que o progresso no sentido de uma inflação mais baixa estava a estagnar.

Mercado de Dívida

América do Norte

  • Os rendimentos do Tesouro dos EUA na maioria dos prazos de vencimento subiram na quinta-feira, depois de o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, ter dito que o banco central não precisa de se apressar a reduzir as taxas de juro, num contexto de um mercado de trabalho estável e de uma inflação mais firme.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • A empresa taiwanesa Foxconn espera um crescimento robusto no seu negócio de servidores de inteligência artificial no próximo ano e vai aumentar o investimento em vários países, no meio das crescentes tensões comerciais entre os EUA e a China, disse na quinta-feira
  • O grupo chinês de comércio eletrónico JD.com não cumpriu as estimativas do mercado para as receitas trimestrais na quinta-feira, uma vez que os persistentes problemas económicos pressionaram os consumidores a reduzir as despesas.

Europa e Rússia

  • As ações da Siemens subiram na quinta-feira, depois de a empresa de engenharia ter apresentado resultados melhores do que os esperados e de ter dito que estava em boa posição para navegar nas crescentes tensões políticas e comerciais globais.
  • A maior empresa de tecnologia da Europa, a fabricante de equipamentos para chips de computador ASML, disse na quinta-feira que espera um crescimento médio das vendas de 8% a 14% nos próximos cinco anos, à medida que um boom na IA alimenta uma forte demanda por suas ferramentas mais avançadas.

América do Norte

  • A Walt Disney divulgou ganhos que superaram as estimativas de Wall Street na quinta-feira, impulsionados pela bilheteria do rude e irreverente filme de verão da Marvel “Deadpool & Wolverine”, e forneceu uma previsão otimista para o próximo ano.
  • A Merck licenciou um medicamento para o cancro em fase inicial a uma empresa de biotecnologia sediada na China, num negócio que pode atingir os 3,3 mil milhões de dólares, dois meses depois de uma terapia semelhante da Summit Therapeutics ter superado o seu êxito de bilheteira, o Keytruda, num ensaio em fase final no país.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • O euro caiu para mínimos de um ano, reavivando a ideia de que a moeda poderá atingir a marca de 1 dólar. A vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas aumenta a perspetiva de um aumento das tarifas aduaneiras, o que poderia causar um novo golpe na economia da zona euro.

Mercado Mercadorias

Energia

  • Os futuros do gás natural nos EUA caíram cerca de 7% na quinta-feira, devido a um aumento da produção diária e a um relatório federal que mostra que os serviços públicos adicionaram mais gás ao armazenamento do que o habitual na semana passada, pela quarta semana consecutiva, a primeira consecutiva desde outubro de 2022.
  • A oferta mundial de petróleo excederá a procura em 2025, mesmo que os cortes da OPEC+ se mantenham, afirmou na quinta-feira a Agência Internacional da Energia (AIE), uma vez que o aumento da produção dos Estados Unidos e de outros produtores externos ultrapassa a fraca procura.

Mercado Cripto

Bitcoin

  • A subida do dólar dos Estados Unidos para máximos do ano até à data levantou preocupações sobre a sustentabilidade da atual corrida de “bulls” da Bitcoin, com um analista de criptomoedas a avisar os investidores para serem cautelosos quanto a fazerem apostas excessivamente especulativas.


Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

Revisão: Sem Revisão

Imagem do avatar
Sobre The Investment - Team 2483 artigos
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/