
Principais destaques do dia 15 Janeiro 2025, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Política e Política Monetária
- O Banco Central Europeu deverá continuar a flexibilizar a sua política monetária em 2025, mas com cautela devido à incerteza global, incluindo potenciais guerras comerciais e tensões geopolíticas. Apesar de expectativas de mais cortes nas taxas, o economista-chefe do BCE, Philip Lane, destacou a necessidade de flexibilidade ao responder aos dados recebidos.
Macroeconomia
América do Norte
- Os preços no consumidor dos EUA registaram, em dezembro, o maior aumento em nove meses, impulsionados pelos custos de energia, alinhando-se com as projeções da Reserva Federal de menos cortes nas taxas de juro este ano.
- As taxas de juro para empréstimos à habitação subiram para 7,09%, um máximo de oito meses, dificultando ainda mais o acesso à habitação.
Mercado de Dívida
América do Norte
- Os rendimentos do Tesouro dos EUA caíram após dados apontarem para uma inflação subjacente mais baixa em dezembro, reforçando a expectativa de cortes adicionais nas taxas de juro pela Reserva Federal em 2025.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- A HDFC Life Insurance da Índia reportou um aumento de 14% nos lucros do terceiro trimestre, impulsionado pelo crescimento das vendas de apólices de seguros a retalho, atingindo 4,15 mil milhões de rupias (48,05 milhões de dólares).
Europa e Rússia
- A Nokia assinou um acordo de licença de patentes com a Samsung, permitindo o uso das suas tecnologias de vídeo em televisores, com pagamentos de royalties incluídos.
- O governo holandês anunciou um alargamento dos controlos de exportação de equipamentos avançados para semicondutores, medida que, segundo a ASML, não afetará as suas operações.
América do Norte
- Os ativos da BlackRock atingiram um recorde de 11,6 biliões de dólares no último trimestre de 2024, com lucros impulsionados por comissões mais elevadas devido ao fortalecimento dos mercados acionistas.
- O Goldman Sachs reportou o maior lucro desde 2021, superando as expectativas com ganhos de 11,95 dólares por ação no quarto trimestre, acima dos 8,22 dólares esperados.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar reduziu algumas perdas mas manteve-se mais fraco, com dados mais fracos a diminuírem preocupações sobre a inflação e a aumentarem as probabilidades de dois cortes nas taxas pela Reserva Federal este ano.
Mercado Mercadorias
Energia
- Os inventários de petróleo bruto dos EUA caíram para 412,7 milhões de barris, o nível mais baixo desde abril de 2022, devido ao aumento das exportações e à redução das importações.
- Os futuros de gás natural nos EUA subiram cerca de 3%, atingindo máximos de dois anos, devido a previsões de um tempo mais frio durante o feriado do Dia de Martin Luther King Jr., que poderá aumentar a procura de aquecimento.
Mercado Cripto
Bitcoin
- O Bitcoin ultrapassou brevemente os 100.000 dólares, impulsionado pelo arrefecimento da inflação nos EUA e pelo otimismo do mercado.
Altcoins
- As pesquisas globais no Google por XRP superaram as do Bitcoin em 15 de janeiro, refletindo um interesse crescente, após movimentos semelhantes em novembro de 2024.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 15 Janeiro 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 15 de Janeiro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)