Destaques do Dia – 15 Jan 26

Destaques dos Mercados e Economia – 15 Janeiro 26


Principais destaques do dia 15 Janeiro 26, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados. 


Global

  • A média das ações Nikkei do Japão recuou a partir de máximos históricos, pressionada pela recuperação do iene, que penalizou as exportadoras, e pela perda de fôlego do setor tecnológico. Na China, as bolsas ampliaram perdas, interrompendo um início de ano positivo, após reguladores adotarem medidas para conter negociações especulativas.
  • Na Europa, as ações atingiram um recorde histórico, apoiadas por resultados empresariais robustos nos setores tecnológico e financeiro e por dados económicos que reforçaram a resiliência da economia regional. A ASML ultrapassou os 500 mil milhões de dólares em valor de mercado, com as ações a subirem 5,2%, impulsionadas pelo forte desempenho da TSMC.
  • Nos EUA, as bolsas recuperaram após dois dias de quedas, com Goldman Sachs e Morgan Stanley a registarem fortes subidas após resultados trimestrais acima do esperado, enquanto o setor tecnológico reagiu positivamente aos números da TSMC.

Política

  • A NATO enfrenta limitações crescentes na sua capacidade de definir o próprio rumo estratégico, num contexto em que o presidente Donald Trump reiterou a ambição dos EUA de assumir controlo sobre a Gronelândia. Desde a reativação dessa intenção, os membros da aliança procuram respostas às críticas norte-americanas sobre a subproteção do território, num cenário de maior interesse da Rússia e da China pelo Ártico e pelos seus recursos minerais.

Bancos Centrais

  • O Banco Popular da China (PBOC) anunciou cortes de 25 pontos base nas taxas de juro de instrumentos setoriais de política monetária, com efeitos a partir de 19 de janeiro, e sinalizou espaço para novas reduções das reservas obrigatórias e cortes mais amplos ao longo do ano. A instituição reconheceu que o impacto no crescimento tende a ser limitado face a cortes nas taxas de referência.

Macroeconomia

  • A economia alemã cresceu pela primeira vez em três anos em 2025, apoiada pelo consumo e pelo aumento da despesa pública. O PIB avançou 0,2% no último trimestre e no conjunto do ano, em linha com as expectativas dos analistas.

Mercados Globais

Agricultura

  • O cacau em Nova Iorque caiu 0,8%, para 5.049 dólares por tonelada, após tocar mínimos de quase dois anos. A moagem de cacau na Europa recuou 8,3% no quarto trimestre, para 304.470 toneladas, muito abaixo do esperado, refletindo o impacto prolongado da forte subida de preços em 2024 e a retração da procura, levando o indicador ao nível mais baixo em 21 anos.

Energia

  • Os preços do petróleo caíram mais de 3%, após declarações de Donald Trump indicando uma redução da violência nos protestos no Irão, o que aliviou receios de uma escalada militar e de interrupções no fornecimento. O Brent recuou para 64,33 dólares por barril, enquanto o WTI caiu para 59,96 dólares.

Indústria – Outros

  • A fornecedora automóvel Bosch não deverá cumprir a meta de vendas para 2025, segundo o CEO Stefan Hartung. As vendas preliminares são estimadas em cerca de 91 mil milhões de euros, ligeiramente acima dos 90 mil milhões de euros registados em 2024.

Serviços Financeiros

  • O Goldman Sachs superou as expectativas de lucro no quarto trimestre, impulsionado por um aumento nas atividades de negociação e transações. As comissões de banca de investimento cresceram 25%, para 2,58 mil milhões de dólares, enquanto a receita de ações atingiu um recorde de 4,31 mil milhões de dólares.
  • A BlackRock também superou estimativas, beneficiando da recuperação dos mercados, elevando os ativos sob gestão para um recorde de 14,04 mil milhões de milhões de dólares.

Tecnologia

  • A TSMC registou um aumento de 35% no lucro do quarto trimestre, alcançando um máximo histórico, e antecipou crescimento anual robusto, com expansão da capacidade produtiva nos EUA. O lucro líquido atingiu 505,7 mil milhões de dólares taiwaneses, e a empresa prevê que a receita do primeiro trimestre possa crescer até 40%, para cerca de 35,8 mil milhões de dólares.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

Dados referentes ao período compreendido entre as 19h do dia anterior e as 19h do dia dos Destaques.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 15 de Janeiro de 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 15 de Janeiro. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia)

Avatar photo
About The Investment - Team 3177 Articles
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/