Destaques dos Mercados e Economia – 16 Janeiro 26
Principais destaques do dia 16 Janeiro 26, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados.
Global
- As ações europeias fizeram uma pausa na sexta-feira, com a queda nos preços do ouro a pressionar as ações das mineradoras, contrariando a força dos títulos do setor de defesa e mantendo os mercados em geral controlados. Uma onda de atualizações de lucros sustentou o apetite pelo risco ao longo da semana, mas, com poucos dados novos previstos para sexta-feira, os desenvolvimentos geopolíticos deverão orientar os mercados.
- Nos EUA, as ações encerraram praticamente estáveis numa sessão volátil antes do feriado prolongado, embora os três principais índices tenham registado perdas na semana com o arranque da temporada de resultados do quarto trimestre. Os grandes bancos norte-americanos apresentaram, na sua maioria, resultados sólidos, mas as ações do setor financeiro foram pressionadas pelas preocupações em torno da proposta do presidente Donald Trump de limitar as taxas de juro dos cartões de crédito a 10% durante um ano, levando o setor financeiro .SPSY a fechar a semana em queda.
Política
- O Canadá e a China alcançaram um acordo comercial inicial que reduzirá tarifas sobre veículos elétricos e canola, segundo o primeiro-ministro Mark Carney, com ambos os países a comprometerem-se a reduzir barreiras comerciais e a estabelecer novos laços estratégicos. Na primeira visita de um primeiro-ministro canadiano à China desde 2017, Carney procura reconstruir relações com o segundo maior parceiro comercial do Canadá, após meses de esforços diplomáticos. O Canadá permitirá inicialmente a entrada de até 49 000 veículos elétricos chineses com uma tarifa de 6,1% em termos de nação mais favorecida, após conversas com líderes chineses, incluindo o presidente Xi Jinping, sem indicação de um período temporal definido.
Bancos Centrais
- Alguns responsáveis do Banco do Japão consideram existir margem para aumentar as taxas de juro mais cedo do que os mercados antecipam, sendo abril uma possibilidade distinta, uma vez que a desvalorização do iene poderá intensificar a pressão inflacionista já crescente, segundo fontes familiarizadas com o tema. O BOJ enfrenta o desafio de normalizar custos de financiamento que permanecem ultrabaixos há anos, num contexto de ventos contrários globais ao crescimento de uma economia que apenas recentemente começou a afastar-se dos efeitos da deflação crónica.
Macroeconomia
- As construções de habitações no Canadá aumentaram 5,6% em 2025, para 259 028 unidades, com um crescimento acima do esperado em dezembro, de acordo com dados divulgados pela Canada Mortgage and Housing Corporation (CMHC). O nível anual foi o quinto mais elevado já registado. Em dezembro, a taxa anualizada ajustada sazonalmente subiu 11%, para 282 439 unidades, face às 254 625 revistas em novembro, superando a expectativa dos economistas de 260 000.
Mercados Globais
Agricultura
- O café Robusta subiu 0,3%, para 4 013 dólares por tonelada, após fechar em alta de 1,2% na sessão anterior, sustentado pela falta de apetite vendedor no Vietname e pelo clima sazonal no maior produtor mundial. O café arábica caiu 0,3%, para 3,5725 dólares por libra-peso, após ter subido 0,6%, com sinais de redução das tensões entre os EUA e a Colômbia, relatos de bom desenvolvimento da colheita no Brasil e expectativas de aumento dos stocks na bolsa ICE.
Blockchain
- O sentimento no mercado de criptomoedas arrefeceu significativamente após um rápido aumento do otimismo, impulsionado pelo debate em torno de uma versão do Senado de um aguardado projeto de lei sobre a estrutura do mercado de ativos digitais. A proposta definiria a supervisão regulatória nos EUA e apertaria as regras sobre rendimentos de stablecoins, levando a alertas de lobistas e executivos. O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, retirou o apoio, afirmando que a medida seria pior do que o enquadramento atual e potencialmente prejudicial.
Cambial
- O iene destacou-se no mercado cambial depois de o ministro das Finanças do Japão, Satsuki Katayama, afirmar que Tóquio não excluiria nenhuma opção para combater a volatilidade excessiva do câmbio, incluindo uma intervenção coordenada com os EUA.
Energia
- Os futuros do gás natural nos EUA caíram para o nível mais baixo em 13 semanas, pressionados por um ligeiro aumento da produção diária, níveis elevados de armazenamento e previsões de menor procura para aquecimento. A produção quase recorde e o clima ameno permitiram retiradas inferiores ao habitual dos armazéns, deixando os stocks cerca de 6% acima do normal para esta época do ano.
Média e Entretenimento
- A Netflix planeia acelerar o crescimento das receitas através da compra da Warner Bros e estará no centro das atenções com a divulgação dos resultados do quarto trimestre. Uma programação robusta de originais, incluindo a temporada final de “Stranger Things”, o novo “Knives Out” e jogos da NFL no Natal, deverá sustentar o melhor crescimento de receitas no período festivo desde 2020. Ainda assim, os investidores continuam cautelosos quanto ao retorno das apostas em publicidade e videojogos, bem como ao vazio deixado pelo fim da série mais vista da plataforma.
Metais e Minerais
- O ouro recuou na sexta-feira, com os investidores a realizarem lucros após máximos históricos recentes, enquanto sinais de abrandamento das tensões geopolíticas reduziram o apelo do metal como ativo de refúgio.
Saúde
- O comprimido para perda de peso Wegovy, da Novo Nordisk, teve um início encorajador após o lançamento este mês, segundo analistas, com base em dados preliminares de prescrições nos EUA. Embora os dados cubram apenas quatro dias, oferecem uma primeira indicação do desempenho do primeiro comprimido deste tipo no mercado, num contexto de concorrência com a Eli Lilly e de transição para modelos de consumo pagos diretamente pelos pacientes.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
Dados referentes ao período compreendido entre as 19h do dia anterior e as 19h do dia dos Destaques.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 16 de Janeiro de 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 16 de Janeiro. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia)