Destaques do Dia – 17 Jun 25

Principais destaques do dia 17 Junho 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados.    


Global

  • As ações nos EUA terminaram em queda na terça-feira, pressionadas pelo quinto dia consecutivo de conflito entre Israel e o Irão, que elevou a ansiedade dos investidores. O índice de volatilidade VIX subiu para 21,6, o nível mais alto desde 23 de maio.
    A Reuters reportou que os EUA estão a enviar caças adicionais para o Médio Oriente, prolongando a mobilização aérea. Donald Trump exigiu a “rendição incondicional” do Irão, após o ataque israelita às suas instalações nucleares na sexta-feira.

Política

  • Os republicanos do Senado revelaram alterações ao projeto de lei de corte de impostos e gastos promovido por Donald Trump, propondo tornar permanentes incentivos fiscais a empresas. No entanto, surgiram divisões internas: uns exigem cortes orçamentais mais profundos, outros defendem a proteção de programas sociais como o Medicaid.
    As discrepâncias entre Senado e Câmara dos Representantes poderão atrasar a aprovação da medida até 4 de julho, prazo definido pela liderança republicana.

Bancos Centrais

  • O Banco do Japão (BOJ) manteve as taxas de juro inalteradas em 0,5% na terça-feira e decidiu reduzir de forma mais gradual o seu balanço em 2025. O Governador Kazuo Ueda alertou que a subida dos preços do petróleo poderá pressionar a inflação subjacente.
    Mostrou ainda preocupação com a incerteza da política comercial dos EUA, que poderá afetar negociações salariais e prémios de inverno, justificando uma abordagem mais cautelosa antes de novas subidas de taxas.

Macroeconomia

  • As vendas a retalho nos EUA caíram mais do que o esperado em maio, com destaque para um recuo nas compras de automóveis, após a corrida antecipada motivada por receios de tarifas.
    Este foi o maior recuo em quatro meses, sinalizando possível abrandamento da procura interna. Apesar disso, os salários continuam a crescer, apoiando o consumo. A Fed deverá manter as taxas entre 4,25%-4,50% na reunião desta semana.

Mercados Globais

Aeroespacial e Defesa

  • A Airbus fechou um acordo com a VietJet para fornecer até 150 jatos de corredor único, no Paris Airshow de terça-feira. O evento ficou também marcado por comentários positivos do Secretário dos Transportes dos EUA sobre o possível regresso ao comércio livre de tarifas no setor aeronáutico.

Blockchain

  • O Senado dos EUA aprovou o projeto de lei GENIUS Act, que estabelece uma estrutura regulatória para stablecoins atreladas ao dólar. A medida teve apoio bipartidário. A versão da Câmara dos Representantes ainda precisa de aprovação antes de seguir para promulgação por Trump.

Cambial

  • O yuan chinês manteve-se estável face ao dólar na terça-feira, enquanto o mercado aguardava a decisão da Fed. A manutenção das taxas pelo Banco do Japão também influenciou o comportamento das moedas asiáticas.

Energia

  • Os preços do petróleo subiram mais de 4% na terça-feira, com o prolongamento do conflito Israel-Irão. Apesar da escalada militar, infraestruturas e fluxos de petróleo e gás ainda não foram afetados de forma relevante.

Saúde

  • A Eli Lilly anunciou a aquisição da Verve Therapeutics por até 1,3 mil milhões USD, reforçando a sua aposta em terapias de edição genética para doenças cardiovasculares. A parceria visa reduzir o colesterol elevado através de tratamentos inovadores de dose única.

Transporte

  • A JetBlue Airways vai implementar novas medidas de corte de custos, incluindo a redução de voos e estacionamento de aviões, face à fraca procura de viagens. A empresa considera “improvável” atingir uma margem operacional equilibrada em 2025. Também está a reavaliar a sua estrutura de liderança e rotas menos rentáveis.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 17 Junho 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 17 de Junho de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)