Destaques do Dia – 22 Out 24

Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.  

Macroeconomia e Bancos Centrais

Ásia e Médio Oriente

  • O maior evento de compras da China está a decorrer, mas a maioria dos comerciantes e analistas de retalho espera um crescimento de vendas estável ou, na melhor das hipóteses, morno, observando que os consumidores ainda estão muito desanimados com os problemas económicos do país.

Europa e Rússia

  • A queda acentuada da inflação dos preços no consumidor britânico em setembro foi impulsionada por componentes mais voláteis, afirmou Megan Greene, membro do Banco de Inglaterra responsável pela fixação das taxas de juro, na terça-feira, um dia depois de ter afirmado ser a favor de uma abordagem gradual à redução das taxas de juro.

Mercado de Dívida

Europa e Rússia

  • ­O rendimento das obrigações alemãs a 10 anos subiu para o seu nível mais elevado em quase dois meses na terça-feira, acompanhando os títulos do Tesouro dos EUA, uma vez que uma série de factores, incluindo dúvidas sobre a velocidade dos cortes das taxas do banco central, fez baixar os preços.

América do Norte

  • Os rendimentos do Tesouro dos Estados Unidos atingiram um máximo de três meses na terça-feira, com a cobertura de riscos antes das eleições de 5 de novembro e as expectativas de uma Reserva Federal menos “dovish” a reduzirem a procura da dívida pública dos Estados Unidos.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • A empresa indiana Bajaj Finance registou um lucro menor do que o previsto no segundo trimestre, na terça-feira, uma vez que reservou mais fundos para potenciais créditos malparados.
  • A empresa indiana Zomato registou, na terça-feira, um aumento dos lucros no segundo trimestre inferior ao previsto, uma vez que as margens de lucro foram afetadas pelos investimentos em “dark stores” utilizadas para satisfazer encomendas online na sua plataforma de comércio rápido Blinkit.

Europa e Rússia

  • As ações da SAP subiram 5%, atingindo um recorde de 221 euros, após a empresa ter elevado as suas previsões anuais devido ao forte desempenho no segmento de nuvem no terceiro trimestre. A receita da nuvem aumentou 27%, ajustada para efeitos cambiais, totalizando 4,35 mil milhões de euros, com um crescimento de 36% nas vendas do software de planeamento de recursos Cloud ERP Suite. A inteligência artificial foi um dos principais impulsionadores desse crescimento, com cerca de 30% dos contratos de nuvem no trimestre a incluir cenários de IA, segundo o CEO Christian Klein.
  • A Saab, fabricante sueca de material de defesa, registou um aumento ligeiramente superior ao esperado nos lucros operacionais do terceiro trimestre, totalizando 1,19 mil milhões de coroas suecas, acima dos 859 milhões de coroas do ano anterior e superando as previsões dos analistas. A empresa confirmou as suas perspetivas de crescimento das vendas e lucros para este ano, à medida que os países intensificam os esforços de rearmamento. A Saab, que fabrica equipamentos como mísseis, submarinos e o caça Gripen, prevê um crescimento orgânico das vendas de 15-20% em 2024.

América do Norte

  • A General Motors superou as previsões de Wall Street no terceiro trimestre, impulsionada pelas vendas estáveis de camiões a gasolina e SUV, bem como pela manutenção de inventários baixos. A empresa espera atingir os lucros anuais no topo das suas previsões, que agora variam entre 14 e 15 mil milhões de dólares. O diretor financeiro, Paul Jacobson, destacou que os consumidores continuam resilientes e que a redução das taxas de juro poderá fortalecer ainda mais a procura em 2024.
  • A GE Aerospace afirmou na terça-feira que continua a debater-se com os constrangimentos da cadeia de abastecimento que conduziram a um declínio nas entregas de motores a jato e que estão a pesar nas suas receitas, fazendo com que as suas ações desçam 8%.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • O dólar americano subiu para uma nova alta de 2-1/2 meses na terça-feira, continuando a sua recente ascensão com as expectativas de que a Reserva Federal irá moderar a sua trajetória de corte das taxas de juro, enquanto os investidores se posicionaram antes de uma eleição presidencial americana aparentemente apertada.

Mercado Mercadorias

Energia

  • Os preços do petróleo subiram pela segunda sessão consecutiva na terça-feira, com os investidores a minimizarem as esperanças de um cessar-fogo no Médio Oriente e a concentrarem-se no equilíbrio entre a oferta e a procura global.

Mercado Cripto

Bitcoin

  • Mais de 94% dos detentores de Bitcoin estão agora em lucro após a recente recuperação do BTC acima de sua alta de 2021 de $ 69,000.

Altcoins

  • A Avalanche Foundation, uma organização sem fins lucrativos por trás da plataforma de criptomoeda e blockchain Avalanche, lançou um cartão de criptomoeda Visa.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

Revisão: Sem Revisão 

Imagem do avatar
Sobre The Investment - Team 2482 artigos
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/