Destaques do Dia – 23 Maio 25

Principais destaques do dia 23 Maio 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.    


Global

  • Os principais índices bolsistas dos EUA e o dólar caíram na sexta-feira, após o Presidente Donald Trump ameaçar impor tarifas de 50% sobre as importações da União Europeia a partir de 1 de junho e uma tarifa de 25% sobre todos os iPhones da Apple fabricados fora dos EUA, alimentando receios de escalada na guerra comercial.

Macroeconomia

Ásia e Médio Oriente

  • A inflação subjacente do Japão acelerou para 3,5% em abril face ao ano anterior, o maior ritmo em mais de dois anos, devido à subida contínua dos preços dos alimentos. A pressão inflacionista reforça as expectativas de um novo aumento das taxas de juro pelo Banco do Japão até ao final de 2025, mesmo num contexto de impacto negativo das tarifas impostas pelos EUA.

Europa e Rússia

  • No Reino Unido, as vendas a retalho cresceram 1,2% em abril, superando as previsões, e os indicadores de confiança dos consumidores também melhoraram. No entanto, o British Retail Consortium alertou para “dias mais sombrios”, devido ao aumento dos custos operacionais resultantes de novos impostos e da subida do salário mínimo.

América do Norte

  • As vendas a retalho no Canadá subiram 0,8% em março e estima-se que tenham aumentado mais 0,5% em abril. O destaque foi o crescimento de 4,8% nas vendas de veículos e peças, atribuído à corrida dos consumidores antes da entrada em vigor das tarifas impostas pelos EUA.

Mercado de Dívida

Ásia e Médio Oriente

  • As obrigações do Tesouro japonês mantiveram-se estáveis após uma semana volátil. Os rendimentos superlongos atingiram máximos históricos, refletindo preocupações com a situação fiscal do país e propostas para cortes no imposto sobre o consumo.

América do Norte

  • As yields dos Treasuries caíram na sexta-feira após as ameaças tarifárias de Trump contra a Apple e a UE. As declarações levantaram receios de desaceleração económica, com os investidores a deslocarem-se para ativos de refúgio. Trump sugeriu uma tarifa de 25% sobre os iPhones e de 50% sobre bens de luxo e farmacêuticos da UE.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • A Foxconn está entre os potenciais compradores da UTAC Holdings, empresa de montagem e teste de semicondutores de Singapura, num negócio avaliado em cerca de 3 mil milhões de dólares, segundo fontes ligadas à operação.

Europa e Rússia

  • O CEO da Volvo Cars, Hakan Samuelsson, alertou que o aumento das tarifas poderá inviabilizar a importação de modelos económicos da marca para os EUA.
  • Analistas e investidores preveem que Adidas e Puma sigam a Nike e aumentem os preços nos EUA, após as tarifas encarecerem os custos de importação. A Nike já anunciou um aumento até 10 dólares em modelos premium.

América do Norte

  • O Departamento de Justiça dos EUA chegou a acordo com a Boeing, permitindo-lhe evitar um processo criminal por fraude nos casos dos dois acidentes com 737 MAX que causaram 346 mortes. A empresa pagará 444,5 milhões de dólares para um fundo de vítimas, além de uma multa adicional de 243,6 milhões.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • A libra esterlina atingiu o valor mais alto em mais de três anos na sexta-feira, com dados fortes das vendas a retalho no Reino Unido e a contínua fuga dos investidores dos ativos dos EUA a sustentarem o seu melhor desempenho semanal desde o início de abril.

Mercado de Mercadorias

Energia

  • Os preços do petróleo subiram na sexta-feira com a aproximação do fim de semana prolongado do Memorial Day nos EUA, levando ao reforço de inventários. No entanto, o crude registou a primeira queda semanal em três semanas, devido ao receio de aumento de produção da OPEC+ e às ameaças comerciais dos EUA.
  • Os preços grossistas do gás natural na Holanda e no Reino Unido mantiveram-se estáveis. A procura caiu com a subida das temperaturas e o aumento da oferta norueguesa reduziu os prémios de risco. As reservas europeias estão atualmente 45% cheias, segundo a Gas Infrastructure Europe.

Mercado Cripto

Bitcoin

  • O Bitcoin caiu 4% na sexta-feira, acumulando liquidações superiores a 500 milhões de dólares em 24 horas, após as declarações de Trump sobre tarifas contra a UE. A criptomoeda reagiu em linha com outros ativos de risco.

Altcoins

  • A SEC adiou a decisão sobre o ETF spot de XRP proposto pela CoinShares, inicialmente submetido em janeiro. O atraso ocorre num momento de crescente escrutínio regulatório sobre os ativos digitais nos EUA.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 23 Maio 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 23 de Maio de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)