
Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Macroeconomia e Bancos Centrais
Ásia e Médio Oriente
- O governador do banco central da Nova Zelândia, Adrian Orr, afirmou que a inflação baixa e estável está de novo à vista, mas a questão de saber quanto tempo será necessário para que as pressões inflacionistas persistentes se dissipem continua a colocar-se.
Europa e Rússia
- O Banco Central Europeu terá de ser cauteloso ao decidir sobre novas reduções das taxas de juro e seguir as indicações dos dados que vão chegando, disse a Presidente do BCE, Christine Lagarde, na quarta-feira.
América do Norte
- O segundo declínio mensal consecutivo nas revendas de casas reforçou a opinião dos economistas de que a queda no investimento residencial, que inclui a construção de casas, se aprofundou no terceiro trimestre. O mercado da habitação tem-se esforçado por recuperar, depois de ter sido derrubado pelo aumento das taxas hipotecárias na primavera.
- O Banco do Canadá reduziu na quarta-feira a sua taxa de juro de referência em 50 pontos base para 3,75%, a primeira alteração maior do que o habitual em mais de quatro anos, e saudou os sinais de que o país regressou a uma era de baixa inflação. Afirma que são possíveis novas reduções se a economia evoluir em conformidade. Os mercados consideram que há 25% de hipóteses de uma nova redução de 50 pontos de base em dezembro.
Mercado de Dívida
Europa e Rússia
- A agência de notação Moody’s irá rever a notação soberana da França na sexta-feira, no que poderá ser o próximo teste ao sentimento dos investidores em obrigações. A Moody’s classifica a França como Aa2 e o mercado já precificou o risco de uma descida, dadas as preocupações com as finanças do país.
América do Norte
- Os rendimentos de referência do Tesouro a 10 anos atingiram um máximo de três meses na quarta-feira, com a crescente incerteza sobre as eleições presidenciais de 5 de novembro nos EUA e com os investidores a avaliarem a probabilidade de uma Reserva Federal menos “dovish” devido à forte economia.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- O operador da bolsa de Hong Kong registou um aumento de 7% nos lucros do terceiro trimestre na quarta-feira, à frente das previsões, uma vez que o pacote de estímulos da China e os cortes nas taxas de juro pelos bancos centrais mundiais levaram a um aumento dos volumes de transações.
Europa e Rússia
- O Deutsche Bank aumentou as suas previsões para o crédito malparado, tendo como pano de fundo uma economia alemã fraca, uma vez que o banco voltou a registar lucros no terceiro trimestre, impulsionado pela banca de investimento e por um corte nas reservas para os processos do Postbank.
- A Volvo Cars, sediada na Suécia, superou as expectativas de lucro operacional do terceiro trimestre na quarta-feira, mas cortou a previsão de crescimento das vendas para o ano inteiro, à medida que o abrandamento da indústria se espalha para os carros de gama alta.
América do Norte
- As ações da McDonald’s caíram quase 6% no pré-market, na quarta-feira, depois de um surto de E. coli ligado aos hambúrgueres Quarter Pounder da cadeia de restaurantes ter provocado a morte de uma pessoa e ter deixado 49 pessoas doentes nos EUA.
- A Coca-Cola tem como objetivo atingir o limite superior da sua previsão de vendas orgânicas para 2024, uma vez que a procura crescente dos seus refrigerantes e sumos de preço mais elevado nos EUA ajudou-a a registar um aumento surpreendente nas vendas do terceiro trimestre na quarta-feira. A procura na China foi afetada por uma lenta recuperação econômica pós-pandemia, causada em grande parte por uma prolongada recessão imobiliária, enquanto o conflito no Médio Oriente teve impacto na oferta na região
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar subiu acima dos 152 ienes pela primeira vez desde o final de julho, na quarta-feira, e manteve o euro em mínimos de dois meses, apoiado pelas expectativas de que a Reserva Federal não se apressará a reduzir as taxas e pelos investidores que se preparam para uma potencial vitória eleitoral de Trump.
Mercado Mercadorias
Energia
- Os inventários de petróleo bruto dos EUA subiram acentuadamente na semana passada, com as importações a aumentarem, enquanto os stocks de gasolina subiram inesperadamente, com as refinarias a aumentarem a produção após a manutenção sazonal, mostraram os dados da Administração de Informação de Energia (AIE) na quarta-feira.
Mercado Cripto
Bitcoin
- Os fundos negociados em bolsa (ETFs) Bitcoin à vista nos EUA experimentaram uma reversão nos fluxos diários na terça-feira, marcando o fim de uma sequência de sete dias de entradas líquidas. Os 12 ETFs Bitcoin spot viram coletivamente US $ 79,09 milhões em saídas, liderados por retiradas significativas do fundo ARKB da Ark e 21Shares, que perdeu US $ 134,74 milhões.
Altcoins
- Dynex (DNX) está definido para ser listado no Uniswap. Uniswap é uma troca descentralizada popular no Ethereum, e ser listado lá pode aumentar o volume de negociação e a visibilidade.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
Revisão: Sem Revisão