Destaques do Dia – 24 Out 24

Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.  

Macroeconomia e Bancos Centrais

Europa e Rússia

  • O Banco Central Europeu deve continuar a reduzir as taxas de juro de forma “ponderada” e, por enquanto, não se justifica discutir uma subutilização do objetivo de inflação ou uma flexibilização da política que estimule o crescimento, afirmou Bostjan Vasle, responsável pelas políticas do BCE. O BCE já cortou as taxas de juro três vezes este ano, e os investidores consideram que há uma probabilidade de 40% de que a sua próxima medida, em dezembro, seja de meio ponto percentual, o dobro das reduções anteriores.

América do Norte

  • Os novos pedidos de subsídio de desemprego nos EUA caíram inesperadamente na semana passada; no entanto, o número de pessoas a receber subsídios em meados de outubro atingiu o nível mais elevado em quase três anos. Este cenário indica que está a tornar-se mais difícil para as pessoas que perderam o emprego encontrarem novas oportunidades.

Mercado de Dívida

Ásia e Médio Oriente

  • As taxas de rendibilidade das obrigações do tesouro japonesas (JGB) caíram na quinta-feira, devido à cautela dos investidores em relação aos resultados das próximas eleições para a Câmara Baixa do Japão.

Europa e Rússia

  • ­As taxas de rendibilidade das obrigações do Tesouro da zona euro caíram pelo segundo dia consecutivo na quinta-feira, após dados económicos confirmarem que o crescimento deverá permanecer lento no quarto trimestre, reforçando a perspetiva de novos cortes nas taxas de juro por parte do ECB.

América do Norte

  • Os rendimentos de referência do Tesouro dos EUA a 10 anos caíram de um máximo de três meses na quinta-feira, após atraírem interesse de compra. No entanto, o mercado deverá manter-se sob pressão com a proximidade do relatório de emprego de outubro e as eleições de novembro nos EUA.

Mercado Acionista

Ásia e Médio Oriente

  • O gigante chinês das baterias, CATL, lançou na quinta-feira o seu primeiro produto de baterias destinado a híbridos de longo alcance, numa altura em que este segmento de automóveis eletrificados regista o maior crescimento de vendas. A bateria, denominada Freevoy, é a primeira do mundo a oferecer uma autonomia superior a 400 km, segundo Gao Huan, diretor de tecnologia da CATL para o seu negócio de veículos elétricos na China.
  • A SK Hynix, da Coreia do Sul, anunciou na quinta-feira um lucro trimestral recorde, impulsionado por fortes vendas dos seus chips avançados, especialmente para a Nvidia. A empresa afirmou que a procura por chips de memória de alta largura de banda (HBM) continuará a ultrapassar a oferta no próximo ano.

Europa e Rússia

  • O London Stock Exchange Group anunciou na quinta-feira que os seus rendimentos aumentaram 9,5% no terceiro trimestre, superando as expectativas, graças ao forte crescimento do seu negócio de mercados de capitais, o que levou as suas ações a atingirem um recorde. O rendimento total da LSEG, excluindo as recuperações, foi de 2,12 mil milhões de libras (2,74 mil milhões de dólares) nos três meses até 30 de setembro, superando o consenso dos analistas da empresa, que estimavam 2,10 mil milhões de libras.
  • O Barclays registou uma subida de 18% nos lucros do terceiro trimestre na quinta-feira, impulsionada por cortes nas taxas de juro mais lentos do que o previsto e por perspetivas otimistas na banca de investimento. Estes fatores contribuíram para o aumento das suas previsões de rendimento para o ano.

América do Norte

  • As ações da Tesla subiram quase 17% na quinta-feira, após a empresa prever um aumento nas vendas de automóveis e assegurar aos investidores que o CEO, Elon Musk, continua focado na expansão do negócio de veículos elétricos. Se os ganhos se mantiverem, a Tesla deverá adicionar cerca de 115 mil milhões de dólares à sua capitalização bolsista, recuperando das preocupações recentes de que Musk estivesse distraído com novos projetos, como o robotaxi recentemente revelado.
  • Na nossa opinião, a decisão da Northrop Grumman de elevar, pela segunda vez, a sua previsão de lucros para 2024 reflete o impacto direto do aumento das despesas globais com a defesa, impulsionadas pelos conflitos no Médio Oriente e pela prolongada guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Este cenário geopolítico instável continua a gerar uma procura crescente por soluções de defesa, beneficiando empresas do setor como a Northrop Grumman, que ajusta as suas perspetivas de forma a capitalizar esta tendência.

Mercado Cambial

Major Currencies

  • O euro fortaleceu na quinta-feira, enquanto o dólar americano fez uma pausa após ter atingido um máximo de quase três meses. O dólar manteve-se apenas brevemente acima dos mínimos anteriores, com os dados a suportarem as perspetivas de cortes mais lentos nas taxas de juro da Reserva Federal.

Mercado Mercadorias

Energia

  • Os futuros do gás natural dos EUA subiram cerca de 8% na quinta-feira, atingindo um máximo de uma semana, devido a previsões de tempo mais frio e maior procura de aquecimento nas próximas semanas, juntamente com a alta dos preços globais de gás, que deverá impulsionar as exportações de gás natural liquefeito (GNL) dos EUA.

Mercado Cripto

Bitcoin

  • Os fundos negociados em bolsa nos Estados Unidos têm atraído uma quantidade significativa de entradas recentemente, levantando preocupações entre analistas de que isso possa causar uma repetição da história e levar à queda do preço do Bitcoin.

Altcoins

  • O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, anunciou que a próxima atualização da rede, chamada “The Verge”, tornará o Ethereum mais seguro e acessível. A atualização permitirá o uso de dispositivos como smartphones e smartwatches, reduzindo significativamente os requisitos de hardware para participar na rede.

Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

Revisão: Sem Revisão 

Imagem do avatar
Sobre The Investment - Team 2482 artigos
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/