Destaques do Dia – 26 Jan 26

Destaques dos Mercados e Economia – 26 Janeiro 2026


Principais destaques do dia 26 Janeiro 26, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados. 


Global

  • A média das ações do Nikkei caiu no Japão, pressionada pela valorização do iene e pelas crescentes preocupações com uma possível intervenção cambial, fatores que afastaram compradores do mercado acionista.
  • As ações europeias encerraram em baixa, com investidores cautelosos após a volatilidade da semana anterior e à espera de atualizações relevantes sobre resultados empresariais e da decisão de política monetária da Reserva Federal no final da semana.
  • As ações globais avançaram pela quarta sessão consecutiva, apoiadas pela expectativa em torno dos resultados de megacaps norte-americanas. Em Wall Street, os ganhos foram liderados pelos setores de serviços de comunicação e tecnologia do S&P 500, enquanto o fortalecimento do iene manteve os mercados atentos a sinais de intervenção no Japão.

Política

  • A popularidade da primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi caiu em novas sondagens antes das eleições nacionais do próximo mês, encaradas como um referendo à sua gestão. O apoio ao governo recuou de 75% para 67% segundo o Nikkei, de 68% para 63% na sondagem da Kyodo e para 57% segundo o Mainichi, marcando a primeira queda abaixo de 70% desde a sua tomada de posse.

Bancos Centrais

  • O Banco do Japão alertou que um iene fraco está a ter um impacto crescente na inflação, à medida que as empresas transferem os custos mais elevados das importações. A análise, incluída no relatório trimestral de perspetivas, sugere que as pressões sobre os preços podem justificar novos aumentos das taxas de juro.

Macroeconomia

  • As encomendas de bens de capital essenciais nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em novembro, registando o quinto crescimento mensal consecutivo. Os dados reforçam a visão de que o investimento empresarial e a economia norte-americana mantiveram um desempenho robusto no quarto trimestre de 2025.

Mercados Globais

Aeroespacial e Defesa

  • A Rheinmetall está em negociações com a OHB para um possível projeto de satélites militares para as forças armadas alemãs, impulsionando as ações da OHB. A empresa confirmou apenas que existem discussões para cooperação em contratações públicas.

Agricultura

  • O café Robusta caiu 0,2%, para 4.132 dólares por tonelada, após máximos de seis semanas. A produção brasileira de conilon deverá ser menor em 2026 devido ao ciclo bienal da cultura, enquanto a indústria de café instantâneo do Brasil questiona a manutenção de uma tarifa de 50% nos EUA.

Blockchain

  • A Strategy, liderada por Michael Saylor, adquiriu 2.932 Bitcoins por 264,1 milhões de dólares, aproveitando a recente correção do mercado, reforçando a sua posição como maior detentora pública de Bitcoin.

Cambial

  • O dólar caiu generalizadamente e o iene atingiu máximos de mais de dois meses, com especulação sobre uma intervenção coordenada no mercado cambial. O dólar recuou 1,3% face ao iene, para 153,73, acumulando uma queda próxima de 3% em duas sessões.

Energia

  • A Tokyo Electric Power (Tepco) planeia cortar cerca de 3,1 biliões de ienes em custos ao longo de 10 anos, através de reestruturação e venda de ativos, enquanto continua a enfrentar elevados encargos associados ao desmantelamento e limpeza de Fukushima, mantendo dependência de financiamento governamental.

Metais e Minerais

  • O ouro prolongou a recuperação recorde, superando os 5.100 dólares por onça, impulsionado pela procura de refúgio face a riscos geopolíticos e volatilidade de mercado. O ouro à vista subiu 2,2%, para 5.092,13 dólares, após novo máximo histórico.

Tecnologia

  • A Nvidia investiu 2 mil milhões de dólares na CoreWeave, tornando-se a segunda maior acionista da empresa de infraestrutura de IA e reforçando a expansão da capacidade de centros de dados nos EUA.

Transporte

Os investidores da Tesla aguardam os resultados desta semana em busca de sinais de progresso na condução autónoma, num contexto de pressão sobre o negócio de veículos elétricos. As entregas caíram em 2025, e o lucro ajustado do quarto trimestre deverá ter recuado 40%, apesar de a avaliação de mercado de 1,49 biliões de dólares continuar assente na visão de longo prazo de Elon Musk.


Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

Dados referentes ao período compreendido entre as 19h do dia anterior e as 19h do dia dos Destaques.

(Artigo sobre os Destaques do Dia 26 de Janeiro de 2026, formato “Geral”, atualizado com informações até 26 de Janeiro. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia)

Avatar photo
About The Investment - Team 3277 Articles
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/