
Principais destaques do dia 26 Março 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Política e Política Monetária
- BOJ Poderá Subir Taxas se Inflação Alimentar Persistir: O Governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, afirmou esta quarta-feira que, embora a inflação recente tenha sido impulsionada por factores temporários — como custos de importação e preços dos alimentos — aumentos persistentes nesses sectores podem gerar uma inflação mais abrangente. Caso tal cenário se confirme, Ueda indicou que o banco terá de reagir com novos aumentos de taxas.
- EUA Impõem Tarifa de 25% sobre Carros Importados: O Presidente Donald Trump anunciou que todos os carros não fabricados nos Estados Unidos estarão sujeitos a uma tarifa de 25%. “Se o carro for construído nos EUA, não há tarifas”, afirmou Trump, sinalizando mais um capítulo da sua agenda protecionista.
Macroeconomia
Europa e Rússia
- Inflação do Reino Unido Abranda para 2,8% em Fevereiro: O Office for National Statistics reportou uma descida da inflação britânica para 2,8% em termos anuais, abaixo dos 3,0% registados em janeiro. A queda nos preços do vestuário e calçado foi um dos principais factores. O abrandamento surge antes da esperada atualização orçamental da Ministra Rachel Reeves.
América do Norte
- Investimento Empresarial em Equipamento Cai nos EUA: As novas encomendas de bens de capital essenciais caíram 0,3% em fevereiro, sinalizando hesitação das empresas em investir, num ambiente marcado por tarifas e incertezas económicas. É uma inversão face ao crescimento revisto de 0,9% em janeiro.
Mercado de Dívida
Ásia e Médio Oriente
- JGBs de Curto Prazo em Máximos de 16 Anos: As taxas de rendibilidade das obrigações japonesas subiram esta quarta-feira, com os mercados a antecipar que o BOJ poderá intensificar o ciclo de subida de juros ainda este ano.
Europa e Rússia
- Yields da Zona Euro Estáveis: As obrigações do Tesouro da zona euro mantiveram-se praticamente inalteradas, com os mercados em compasso de espera face ao impacto das tarifas americanas no crescimento europeu.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- CATL Prepara Maior Oferta Pública de Hong Kong desde 2021: A fabricante chinesa de baterias recebeu aprovação para uma emissão de até 5 mil milhões de dólares em ações, numa colocação que poderá ser a maior na bolsa de Hong Kong desde a IPO da Kuaishou.
- Banco da China com Lucros em Alta: O Banco da China reportou um crescimento de 2,6% no lucro líquido de 2024, alcançando 237,84 mil milhões de yuans (32,74 mil milhões de dólares), superando previsões com apoio em ganhos comerciais e menores imparidades.
Europa e Rússia
- Bayer Licencia Novo Fármaco Oncológico da China: A farmacêutica alemã anunciou um acordo de licenciamento global com a Puhe BioPharma para um medicamento oral experimental contra o cancro.
- KGHM Regista Forte Recuperação: A maior produtora de cobre da Polónia obteve um lucro líquido de 1,56 mil milhões de zlotys no 4.º trimestre, revertendo prejuízos do ano anterior. O EBITDA anual aumentou 58%.
América do Norte
- Microsoft Suspende Centros de Dados nos EUA e Europa: A tecnológica abandonou projetos que consumiriam até 2 gigawatts de eletricidade, citando excesso de capacidade face à procura atual — uma decisão impulsionada pela menor necessidade de suportar o crescimento da OpenAI.
- Canadá Congela Incentivos à Tesla: A ministra Chrystia Freeland suspendeu todos os descontos concedidos à Tesla no programa de incentivos iZEV, em resposta às tarifas norte-americanas “ilegítimas e ilegais” contra o Canadá.
Mercado Cambial
Major Currencies
- Yen Japonês Subvalorizado, diz Legislador do LDP: Satsuki Katayama afirmou que o valor real do iene deveria situar-se entre 120-130 por dólar, face aos actuais 150, refletindo os fundamentos económicos do Japão. O partido no poder pondera medidas para travar a saída de capital.
Minor Currencies
- Yuan em Mínimos de Duas Semanas: A moeda chinesa caiu perante o dólar devido a preocupações sobre o impacto económico das tarifas dos EUA e receios de novas taxas sobre produtos chineses.
Mercado Mercadorias
Energia
- Petróleo em Alta com Queda dos Stocks e Novas Tarifas: Os preços subiram impulsionados por uma redução inesperada dos inventários de crude e combustível nos EUA, bem como pela ameaça de Washington aplicar tarifas a países que comprem petróleo venezuelano.
Mercado Cripto
Bitcoin
- Bitcoin Rumo a 100.000? Otimismo Cauteloso: O rali recente que levou o Bitcoin a ultrapassar os 88.000 dólares reacendeu previsões de longo prazo, com alguns traders a apontarem para 159.000 dólares. No entanto, a Santiment alertou para o risco de correção, destacando o regresso da “ganância” como sinal de possível reversão.
Altcoins
- Chainlink Faz Parceria com Abu Dhabi Global Market: A Chainlink firmou um acordo com o ADGM, o centro financeiro dos Emirados, para promover a tokenização de ativos através da sua infraestrutura blockchain. A parceria visa acelerar a adoção institucional de soluções descentralizadas na região.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 26 Março 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 26 de Março de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)