
Principais destaques do dia 28 Maio 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Global
- Wall Street fechou em ligeira baixa esta quarta-feira, após a forte recuperação da véspera, à medida que os investidores aguardavam os resultados da Nvidia e as atas da última reunião da Reserva Federal, num contexto de alívio parcial das tensões comerciais.
Política
- O Irão poderá suspender o enriquecimento de urânio caso os EUA descongelem fundos iranianos e reconheçam o direito de Teerão ao enriquecimento para fins civis, num possível acordo político preliminar que poderá abrir caminho a um novo pacto nuclear, segundo fontes iranianas próximas das negociações.
Política Monetária
- Nas atas divulgadas da reunião de 6 e 7 de maio, a Reserva Federal dos EUA alertou para potenciais “compromissos difíceis” nos próximos meses, com riscos crescentes de uma combinação entre inflação persistente e aumento do desemprego, cenário que poderá obrigar a escolhas difíceis entre política restritiva e estímulos ao crescimento.
Macroeconomia
Europa e Rússia
- A inflação dos preços alimentares no Reino Unido subiu para 4,1% nas quatro semanas até 18 de maio de 2025, o valor mais elevado desde fevereiro de 2024, refletindo aumentos salariais no sector do retalho e o impacto de impostos mais altos, segundo a Kantar.
Mercado de Dívida
Ásia e Médio Oriente
- A dívida soberana japonesa permanece sob pressão após um leilão fraco de obrigações de longo prazo esta quarta-feira, alimentando receios orçamentais. Os rendimentos de 40 anos mantêm-se próximos de máximos históricos (3,675%), num contexto de vigilância global sobre a sustentabilidade fiscal do Japão.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- As ações da Xiaomi subiram 3,4% após reportar lucros recorde no primeiro trimestre de 2025. A aposta da empresa chinesa em produtos premium — incluindo smartphones e eletrodomésticos tem impulsionado a valorização, com a capitalização de mercado a atingir 171 mil milhões de dólares, ultrapassando a BYD.
- A Shein, retalhista de moda rápida, prepara uma entrada em bolsa em Hong Kong depois de a sua proposta de IPO em Londres ter sido bloqueada pelas autoridades chinesas, segundo fontes próximas da empresa.
Mercado Acionista
Europa e Rússia
- A Airbus alertou para atrasos nas entregas que deverão prolongar-se até 2028, devido a problemas contínuos na cadeia de abastecimento. A empresa enfrenta pressão para atingir a meta de produção de 75 aviões por mês, comunicada a clientes numa reunião em Toulouse.
Mercado Acionista
América do Norte
- A Nvidia superou as previsões de receita no primeiro trimestre fiscal, mas estima um impacto negativo de 8 mil milhões de dólares nas vendas do segundo trimestre devido a novas restrições dos EUA à exportação de chips para a China. A previsão de receitas ronda os 45 mil milhões de dólares, ligeiramente abaixo da média esperada pelo mercado.
- A HP Inc. reviu em baixa a sua previsão de lucros para o ano fiscal de 2025, agora entre 3,00 e 3,30 dólares por ação, citando a desaceleração do mercado de PCs num ambiente económico global incerto. As acções caíram 14% em negociações pós-fecho.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar americano subiu pelo segundo dia consecutivo esta quarta-feira, impulsionado pelo otimismo em torno das negociações comerciais. As actas da Fed não tiveram impacto significativo no câmbio, apesar dos alertas sobre possíveis riscos de recessão nos EUA.
Mercado de Mercadorias
Energia
- A OPEC+ poderá discutir na quarta-feira ajustes às bases de produção para 2027, enquanto uma decisão sobre um possível aumento acelerado da produção já em julho poderá ser tomada no sábado, segundo fontes do grupo.
- Os futuros do gás natural nos EUA caíram cerca de 6%, atingindo mínimos de uma semana, num contexto de menor procura prevista e potencial redução da produção da Freeport LNG, no Texas. A queda foi intensificada pela aproximação do vencimento de contratos e pela volatilidade associada.
Mercado Cripto
Bitcoin
- A GameStop revelou ter adquirido 4.710 bitcoins, segundo um formulário submetido à SEC. Com o preço do bitcoin em torno de 109.080 dólares a 28 de maio de 2025, a operação totaliza cerca de 513 milhões de dólares.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 28 Maio 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 28 de Maio de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)