Destaques dos Mercados e Economia – 28 Novembro 2025
Principais destaques do dia 28 Novembro 2025, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados.
Global
- As ações globais entraram numa sessão final do mês agitada na sexta-feira, quando uma falha na operadora de bolsa CME Group interrompeu as negociações de futuros sobre moedas, commodities, títulos do Tesouro e ações, drenando ainda mais a liquidez. A falha nos centros de dados ocorreu quando os investidores norte-americanos regressavam do feriado de Ação de Graças para uma sessão mais curta. O STOXX 600 ficou praticamente inalterado, com ganho de 0,5% em novembro, o seu desempenho mensal mais fraco desde junho. O S&P 500 caminha para o primeiro declínio mensal desde abril, com queda de 0,4%, apesar da recuperação recente que chegou a implicar uma queda mensal de 5%.
Política
- O governo da primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi finalizou um orçamento suplementar de 117 mil milhões de dólares para financiar um pacote de estímulo em grande parte coberto por nova dívida. A conta geral de 18,3 mil milhões de ienes supera os 13,9 mil milhões do ano passado, reforçando a postura fiscal agressiva de Takaichi e elevando preocupações com as finanças públicas. Na semana anterior, o governo aprovou um pacote adicional de 21,3 biliões de ienes (137 mil milhões de dólares) para proteger as famílias da inflação e estimular o crescimento.
Macroeconomia
- A inflação na zona euro mantém-se em trajetória benigna, próxima da meta de 2% do BCE, e deverá permanecer estabilizada nos próximos anos, reduzindo a necessidade de novos cortes de juros.
- A economia do Canadá cresceu 2,6% anualizado no 3.º trimestre, impulsionada por exportações de petróleo e gastos públicos, escapando de uma recessão técnica após a contração revisada de 1,8% no trimestre anterior. Os dados reforçam a expectativa de que o Banco do Canadá não reduzirá as taxas em 10 de dezembro.
Mercados Globais
Aeroespacial e Defesa
- A Airbus anunciou que solicitará uma alteração imediata no software de um número significativo de jatos da família A320, medida que poderá envolver cerca de 6.000 aeronaves, devido a um incidente associado à corrupção de dados nos controlos de voo causada por radiação solar intensa.
Cambial
- O dólar encaminhava-se para o seu pior desempenho semanal desde julho, com investidores a preverem flexibilização monetária pela Fed em dezembro, num contexto de liquidez reduzida pelo feriado nos EUA. Uma falha de refrigeração nos centros de dados CyrusOne, que afetou o CME Group, interrompeu negociações de moedas e futuros amplamente utilizados.
Consumo
- A Amazon prepara-se para oferecer empréstimos a pequenas empresas na Índia, enquanto a Flipkart analisa soluções BNPL, intensificando a competição com os bancos locais. Após adquirir a Axio, instituição financeira focada em BNPL e crédito pessoal, a Amazon planeia retomar crédito para pequenas empresas e expandir serviços de gestão de caixa.
Energia
- Os futuros do Brent ficaram estáveis, enquanto o WTI subiu, num ambiente de riscos geopolíticos elevados devido às prolongadas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia. O Brent para janeiro recuou 6 cêntimos para 63,28 dólares, enquanto o contrato de fevereiro subiu 9 cêntimos para 62,96 dólares. O WTI negociou a 59,23 dólares, alta de 0,99%, após retomar negociações interrompidas por falha no sistema do CME e ausência de liquidação devido ao feriado de Ação de Graças.
Metais e Minerais
- O ouro à vista subiu 1,3% para 4.210,49 dólares por onça, máxima de duas semanas, caminhando para ganho semanal de 3,4% e mensal de 5%, impulsionado por expectativas de cortes de juros pela Fed.
- A prata atingiu novo recorde de 56,41 dólares por onça, alta de 5,3% na sessão e 15,2% no mês.
Serviços Financeiros
- O banco italiano Monte dei Paschi di Siena (MPS) e seus dois principais acionistas estão a ser investigados em Milão relativamente à aquisição do Mediobanca. O MPS, liderado por Luigi Lovaglio, confirmou as acusações e afirmou estar a cooperar com as autoridades.
Tecnologia
- A chinesa Baidu iniciou uma onda de demissões que se estenderá até o final do ano, após reportar prejuízo no terceiro trimestre e enfrentar crescente concorrência no setor de IA, além de queda nas receitas publicitárias.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
Dados referentes ao período compreendido entre as 19h do dia anterior e as 19h do dia dos Destaques.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 28 de Novembro de 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 28 de Novembro. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia)