
Principais destaques do dia nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Macroeconomia e Bancos Centrais
Ásia e Médio Oriente
- O Banco do Japão deve evitar rever a sua política monetária ultra flexível agora, disse o chefe de um partido da oposição na terça-feira, um sinal de que a perda devastadora da coligação no poder nas eleições do fim de semana estava a complicar o seu plano de aumento das taxas.
Europa e Rússia
- O primeiro orçamento da ministra das Finanças britânica, Rachel Reeves, marca uma enorme aposta na sua capacidade de reconstruir rapidamente o país com as dezenas de milhares de milhões de libras que arrecadou em impostos e de resistir à ira das empresas encarregadas de o financiar.
América do Norte
- A economia dos EUA cresceu solidamente no terceiro trimestre, com as despesas de consumo a aumentarem ao ritmo mais rápido em um ano e meio e a inflação a abrandar acentuadamente, continuando a desafiar as previsões de uma recessão e a superar os seus pares globais antes das eleições presidenciais de 5 de novembro.
Mercado de Dívida
Europa e Rússia
- As taxas de rendibilidade mais curtas das obrigações da zona euro subiram na quarta-feira, depois de uma série de dados melhores do que o previsto, incluindo um aumento da inflação na Alemanha, ter diminuído as expectativas de que seria necessário um grande corte nas taxas em dezembro para apoiar a economia regional.
América do Norte
- O rendimento de referência do Tesouro a 10 anos reduziu uma queda anterior na quarta-feira e os rendimentos de prazos mais curtos subiram com os fortes dados económicos dos EUA, antes do muito aguardado relatório de emprego de outubro, na sexta-feira.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- O fabricante chinês de veículos elétricos BYD registou um aumento de 11,5% no lucro líquido do terceiro trimestre, na quarta-feira, uma vez que manteve um forte ritmo de vendas, ajudado pelos incentivos de troca do governo.
Europa e Rússia
- A Airbus manteve os seus objetivos para o ano inteiro, uma vez que registou lucros e receitas superiores aos previstos para o terceiro trimestre, e afirmou que planeia prolongar o tempo de liderança do seu CEO.
- Os trabalhadores da Volkswagen ameaçaram com greves na quarta-feira, a menos que a administração desistisse do encerramento planeado de fábricas na Alemanha, o que significa mais problemas, uma vez que os lucros do maior fabricante de automóveis da Europa caíram para um mínimo de três anos.
América do Norte
- O proprietário do Facebook, Meta Platforms, superou as estimativas dos analistas para a receita e o lucro do terceiro trimestre na quarta-feira, mas alertou sobre a “aceleração significativa” nas despesas de infraestrutura relacionadas à inteligência artificial.
- A Microsoft superou as estimativas de Wall Street para a receita e o lucro do primeiro trimestre na quarta-feira, à medida que os esforços para construir a capacidade do data center e a procura impulsionada pela IA impulsionaram seu negócio de nuvem.
- As ações da Advanced Micro Devices caíram 8% na quarta-feira, depois que a previsão de receita da empresa de chips não conseguiu impressionar os investidores que buscavam um ganho maior com o boom da IA.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar australiano permaneceu na defensiva na quarta-feira, após os dados da inflação local terem sido demasiado mistos para oferecer muito apoio, com os preços de mercado sobre as taxas de juro pouco alterados.
Mercado Mercadorias
Energia
- A OPEC+ poderá adiar por um mês ou mais o aumento da produção de petróleo previsto para entrar em vigor em dezembro, disseram três fontes à Reuters na quarta-feira, citando a preocupação com a fraca procura de petróleo e o aumento da oferta.
Mercado Cripto
Bitcoin
- A atual recuperação do Bitcoin pode fazer parte de uma aposta mais ampla na vitória do ex-presidente Donald Trump, o que poderia levar a um evento de “venda de notícias” após a eleição.
Altcoins
- Os dados na cadeia mostram que a relação entre o valor da rede e as transações (NVT) de Cardano aumentou recentemente. Quando o valor dessa métrica é alto, significa que o valor da rede é alto em comparação com sua capacidade de transacionar moedas. Geralmente, isso pode sinalizar que o preço da moeda está sobrevalorizado.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
Revisão: Sem Revisão