Destaques dos Mercados e Economia – 30 de outubro de 2025
Principais destaques do dia 30 Outubro 25, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mundo financeiro, desde a Política, Bancos Centrais, Macroeconomia e os Mercados.
Global
- Os mercados asiáticos oscilaram entre ganhos e perdas após Donald Trump anunciar um acordo com Xi Jinping sobre terras raras, tarifas e soja, embora o ceticismo sobre a durabilidade do pacto tenha levado o MSCI Ásia-Pacífico a cair 0,5%. O Nikkei 225 terminou em alta recorde após o Banco do Japão manter as taxas.
- Na Europa, o STOXX 600 recuou 0,2%, pressionado por resultados mistos das big techs dos EUA e pelo aumento dos custos de capital com IA.
- Nos EUA, S&P 500 e Nasdaq encerraram em baixa, com Meta e Microsoft penalizadas por previsões de gastos elevados com IA, enquanto a Alphabet subiu após resultados acima do esperado.
Política
- Trump afirmou ter acordado com Xi Jinping uma redução de tarifas sobre a China em troca da repressão ao comércio de fentanil, retomada da compra de soja americana e manutenção das exportações de terras raras.
Bancos Centrais
- O Banco do Japão manteve as taxas em 0,5%, com dois membros defendendo aumento para 0,75%, e o governador sinalizou possível alta até dezembro.
- O BCE também manteve as taxas em 2% pela terceira reunião seguida. Christine Lagarde destacou o crescimento estável e inflação controlada, mencionando que os recentes acordos comerciais reduziram riscos, mas que ainda há incertezas globais.
Macroeconomia
- O PIB da zona euro cresceu 0,2% no 3.º trimestre, superando expectativas de 0,1%, sustentado por França e Espanha, compensando a fraqueza industrial da Alemanha. O crescimento anualizado atingiu 1,3%, sinalizando resiliência económica do bloco.
Mercados Globais
Consumo
- A Carlsberg reportou queda de 1,4% nas vendas orgânicas e 3% nos volumes, devido ao consumo fraco, e anunciou corte de custos.
Energia
- A CMS Energy registou aumento de 16% na receita, para 2,02 mil milhões de dólares, superando previsões, e projetou lucros maiores até 2026 com a procura de centros de dados de IA.
Média e Entretenimento
- A Fox Corp superou expectativas, com lucro de 1,51 USD por ação e receita de 3,74 mil milhões USD, impulsionada por Tubi e publicidade da NFL, levando as ações a subir 5%.
Saúde
- A Eli Lilly elevou previsões de lucro e receita para 63–63,5 mil milhões USD anuais, graças à forte procura por medicamentos de perda de peso e diabetes.
Serviços Financeiros
- A Mastercard lucrou 3,96 mil milhões USD (4,38 USD/ação), acima das estimativas, com receita de 8,6 mil milhões USD e crescimento de 17% impulsionado pelos gastos dos consumidores.
Transporte
- A chinesa BYD viu o lucro cair 32,6%, para 7,8 mil milhões de yuans, devido à concorrência doméstica, com receitas em queda de 3,1%.
Tecnologia
- A Meta previu despesas de capital significativamente maiores em 2026 devido a investimentos em IA. Apesar de receita trimestral +26%, os custos subiram 32%, fazendo as ações caírem 8% no pós-mercado.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
Dados referentes ao período compreendido entre as 19h do dia anterior e as 19h do dia dos Destaques.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 30 de Outubro de 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 30 de Outubro. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia)