
Principais destaques do dia 31 Janeiro 2025, nas maiores economias mundiais e bancos centrais. Os temas que movem o mercado acionista, dívida, cambial, mercadorias e cripto.
Política e Política Monetária
- EUA: O Presidente Donald Trump anunciou que a partir de sábado serão aplicadas tarifas alfandegárias de 25% sobre importações do Canadá e do México, e de 10% sobre produtos chineses, com efeitos imediatos.
Macroeconomia
América do Norte
- Inflação EUA: Os preços ao consumidor subiram em dezembro ao ritmo mais elevado dos últimos oito meses, impulsionados pelo consumo robusto, o que poderá atrasar cortes de taxas pela Reserva Federal.
- PIB Canadá: A economia canadiana contraiu-se 0,2% em novembro, mais do que o esperado, devido à redução da atividade nos sectores de extração mineira, petróleo, pedreiras e transportes.
Mercado de Dívida
América do Norte
- Japão: Os rendimentos das obrigações do Tesouro japonês (JGB) aumentaram na quinta-feira, com uma venda de dívida de longo prazo, interrompendo a recente valorização dos preços.
Mercado Acionista
Ásia e Médio Oriente
- Samsung Electronics: A empresa alertou para a fraca procura de chips de IA no primeiro trimestre, devido às restrições de exportação dos EUA para a China. O lucro operacional no quarto trimestre foi de 6,5 biliões de won (4,48 mil milhões de dólares), uma queda de 29% face ao trimestre anterior.
Europa e Rússia
- Novartis: A farmacêutica suíça superou as previsões do mercado, com um crescimento de 26% no lucro ajustado do quarto trimestre, atingindo 3,93 mil milhões de dólares, impulsionado pelas fortes vendas dos medicamentos Entresto e Kesimpta.
- Commerzbank: O banco alemão anunciou um crescimento de 20% nos lucros de 2024, atingindo 2,68 mil milhões de euros, afastando-se de rumores sobre uma fusão com o UniCredit.
América do Norte
- AbbVie: A empresa prevê lucros para 2025 superiores às expectativas, impulsionados pelos seus novos medicamentos imunológicos Skyrizi e Rinvoq, que compensam o declínio das vendas do Humira.
- Exxon Mobil: A petrolífera superou as estimativas para o lucro do quarto trimestre, atingindo 7,39 mil milhões de dólares, graças ao aumento da produção, apesar da queda dos preços do petróleo e das margens de refinação.
Mercado Cambial
Major Currencies
- O dólar americano valorizou-se em relação ao euro e ao iene, impulsionado pelas tarifas impostas por Trump ao Canadá, México e China.
- O dólar canadiano e o peso mexicano registaram ganhos em negociações agitadas, enquanto os mercados tentam antecipar o impacto das novas tarifas.
Minor currencies
- O rublo russo registou uma valorização de 11% desde o início do ano, devido ao otimismo com possíveis negociações entre os EUA e a Rússia. No entanto, novas sanções americanas ao setor energético poderão pressionar a moeda em fevereiro.
Mercado Mercadorias
Energia
- Gás Natural EUA: Os preços mantiveram-se perto do nível mais baixo em oito semanas, com um aumento da produção e previsões de um clima mais ameno, reduzindo a procura de aquecimento.
- Petróleo: Os preços caíram no fecho da semana, com os investidores a aguardar a implementação das tarifas de Trump sobre as importações do Canadá e do México. A OPEC+ discutirá os planos de produção dos EUA na próxima segunda-feira.
Mercado Cripto
Altcoins
- Polkadot ETF: A 21Shares submeteu um pedido à SEC para lançar o primeiro ETF baseado em Polkadot, que seria negociado na Cboe BZX Exchange.
- Dogecoin: A Grayscale Investments anunciou o lançamento de um fundo de investimento para Dogecoin, direcionado a investidores institucionais.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
(Artigo sobre os Destaques do Dia 31 Janeiro 2025, formato “Geral”, atualizado com informações até 31 de Janeiro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo do Dia, Destaques do Dia)