
Desde a introdução das limitações da ESMA em termos de alavancagem financeira, traders/investidores na Europa ficaram limitados quanto ao risco. Embora essas limitações fossem introduzidas com o objectivo de proteger os investidores contra o uso exagerado de alavancagem, também limitam o potencial retorno.
Para quem deseje ter acesso a maior alavancagem financeira tem duas opções. Primeira é alterar a categoria para profissional e a segunda procurar outra instituição que não tenha implementado as mesmas regras limitadas que a ESMA. Sendo que a maior parte dos investidores não consegue cumprir o requisitos para a categoria profissional fica mais acessível a alternativa de procurar uma instituição em outra jurisdição.
Após análise de algumas alternativas encontramos algumas soluções interessantes que destaco a seguir.
Austrália país com regulação mais liberal e estável com elevado nível de segurança regulado pela ASIC, que embora tenha intenção de seguir o exemplo da ESMA, mas probabilidade de isso acontecer este ano é baixa devido a pandemia. Assim sendo podemos destacar as seguintes instituições.
- Pepperstone – Alavancagem até 500:1
- Admiral Markets – Alavancagem até 500:1
UAE país com regulação mais permissiva, regulado pelo banco central, sem intenções de alterar a regulação em termos de alavancagem. Aqui podemos destacar a seguinte instituição.
- ADS Securities UAE – Alavancagem até 500:1, mas requer mais capital para obter melhores spreads. Deve-se ter em consideração que é também umas das mais sólidas com nível elevado de cash disponível.
Suiça é um país com regulação menos permissiva que os restantes, mas ainda assim mais aberta alavancagem que a ESMA permitindo alavancagem até 200:1. Aqui é possível destacar algumas instituições como as seguintes.
- Dukascopy Bank – alavancagem até 200:1
- Swissquote – alvancagem até 100:1
Resto do Mundo, aqui tenho em consideração alguns países como Belize, Bahamas e outros, aqui a regulação é a mais permissiva mas também acarreta maior risco em termos de protecção, embora as aqui apresentadas sejam as que mais protegem os clientes.
Todas estas alavancagens dizem respeito ao mercado FX, sendo mais baixo nos outros mercados, mas até nesses mercados é superior as permitidas pela ESMA na Europa.
Visite o Disclaimer para mais informações.