O que são fundos de investimento?

O que são fundos de investimento? Bem, um fundo de investimento, ou mútuo, é um veículo financeiro que capta o dinheiro de vários investidores diferentes para investir em vários activos financeiros, como obrigações ou ações, entre outros.

A este conjunto de investimentos em vários activos dá se o nome de portefólio, algo que para uma única pessoa com recursos limitados torna se muito difícil de reproduzir. Fundos de investimento são geridos gestores profissionais. Estes têm como objectivo de rentabilizar o fundo ao máximo e da forma mais eficiente e segura, procurando diferentes oportunidades de investimento.

Estes tipos de fundos podem variar em diferentes especificidades, e devem ter em conta alguns factores:

  • Tipo de activos
  • Objectivos Curto/longo termo
  • Tipo de Rentabilidade

Em termos de valores, por comparação com as acções o Fundo é contrario. Isto é, enquanto que nas acções o preço é cotado e varia conforme a “vontade” do mercado, o valor do fundo varia conforme a performance dos activos que fazem parte do fundo. Logo quando se investe no fundo compra-se parte do valor do portefólio. É por esta razão que o preço de uma fracção do fundo tem como nome de NAV, net asset value, ou valor patrimonial líquido em português. Este preço não varia ao longo do dia, como uma acção, mas sim actualizado ao fim do dia.

Vantagens

  • Diversificação – A razão mais valiosa para se investir neste tipo de instrumento financeiro. Como os fundos de investimentos por norma têm dezenas de diferentes activos, ao investir num único fundo estamos a investir num portefólio variado. Arrisca-se menos, pois com uma única compra conseguimos aplicar o capital em activos de várias naturezas.
  • Redução de custos – Investir em vários activos individualmente é algo custoso de fazer. Só em custos de mercado e de transacção pode consumir um bom pedaço do capital.
  • Ampla escolha e liquidez – Como já mencionamos, existem vários tipos de fundos de investimento, tanto em termos de activos “perfazem” os fundos, como em termos de gestão e de objectivos. Graças a esta variedade de escolha e ao tamanho destes fundos, é muito facil comprar e vender estes instrumentos financeiros devido á sua grande liquidez.
  • Acesso a gestão profissional – Uma particular vantagem deste tipo de activo, é o acesso a gestão profissional, algo que individualmente seria algo bastante custoso, mas neste caso os custos são diluídos.

Desvantagens

  • Custos associados – Apesar de serem menores do que comprar os activos individualmente, certos custos como de comissões, taxas, impostos entre outros, acumulados tornam fundos de investimentos algo menos rentável, especialmente em anos de menor retorno.
  • Rentabilidade variável – Tendo em conta que os mercados financeiros não são sempre previsíveis, certos anos o retorno esperado poderá ficar aquém do inicialmente previsto.
  • Diversificação – Pode ser ambos uma vantagem e desvantagem, tendo em conta que ao diversificar se reduz o risco, também se reduz possíveis maiores retornos.

Para quem?

Fundos de investimentos são um bom veiculo de investimento para quase todo tipo de investidor, isto porque são relativamente facil de investir, há uma grande variedade de escolha para todo perfil de risco, e acima de tudo, não exige tanto tempo de pesquisa, isto comparando com o tempo necessário para pesquisar os activos um a um.