Ouro, News – 10 Nov 24

Aqui pode acompanhar as últimas noticias relacionadas com o Ouro. As notícias são uma componente importante pois ajudam a manter uma linha condutora em relação aos eventos mais relevantes que afetam esta empresa.

09 Nov

Mercado do Ouro Regista Maior Queda Semanal em Mais de Cinco Meses com Pressão do Dólar e Perspetivas de Taxas de Juro

  • Queda Semanal do Ouro: Preços do ouro caíram 1,8%, registando a maior desvalorização semanal em mais de cinco meses, pressionados pelo fortalecimento do dólar e pelas implicações da vitória de Donald Trump.
  • Impacto do Dólar e Perspetivas do Fed: A valorização do dólar e as expectativas de política monetária dos EUA influenciaram o movimento de preços do ouro.
  • Outros Metais em Baixa: Prata, platina e paládio também registaram perdas semanais significativas.

Os preços do ouro caíram na sexta-feira, encerrando a semana com a maior desvalorização dos últimos cinco meses, influenciados pela valorização do dólar e pela adaptação dos mercados às possíveis consequências da vitória de Donald Trump nas eleições e o impacto que poderá ter nas expectativas em torno das taxas de juro nos EUA.

Na sexta-feira, o ouro à vista desceu 0,8%, sendo negociado a $2.684,03 por onça às 01:40 p.m. ET (1840 GMT). Com isso, registou uma queda semanal de 1,8%. Os futuros de ouro nos EUA também tiveram uma baixa, ficando 0,4% mais baixos, a $2.694,80.

O índice do dólar valorizou-se em 0,6%, representando um ganho semanal, o que aumentou a pressão sobre o ouro, que tende a sofrer com um dólar mais forte.

Impacto das Eleições e Política Monetária do Fed

No último mês, a história girava em torno da incerteza eleitoral e da possível normalização da transição, mas o resultado pareceu ser bastante decisivo para a Casa Branca. A vitória de Trump estimulou ativos de maior risco, provocando um deslocamento de fundos do ouro para essas alternativas.

A decisão da Reserva Federal de reduzir as taxas de juro em 25 pontos base na quinta-feira, seguida por uma abordagem cautelosa a novos cortes, também influenciou o mercado. A política de tarifas de Trump gerou especulações sobre uma desaceleração no ritmo de cortes futuros pelo Fed. No entanto, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que o resultado das eleições não deverá impactar a política monetária no “curto prazo”.

Para Han Tan, Analista-Chefe de Mercado do Exinity Group, “se os mercados voltarem a considerar um possível corte de taxas pela Fed antes do Natal, isso poderá ajudar a manter o ouro à vista acima da marca psicológica dos 2.700 dólares”.

Perspetiva para o Ouro e Outros Metais

A perspetiva de cortes nas taxas de juro vem sustentando a valorização do ouro ao longo deste ano, visto que o metal é geralmente visto como uma proteção contra a inflação. Contudo, taxas de juro mais elevadas tendem a reduzir o apelo do ouro, que não gera rendimento.

Na frente física, a procura de ouro na Índia enfraqueceu, enquanto mercados no Japão e em Singapura registaram algumas compras, de acordo com dados da GOL/AS.


Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

Revisão: Sem Revisão 

Imagem do avatar
Sobre The Investment - Team 2477 artigos
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/